Trabalhar as questões ambientais pode ser importante para uma empresa por diversos motivos. Uma embalagem sustentável não é apenas uma forma de você estar de acordo com algo que acredita e que contribuirá com o futuro do planeta. É também uma solução que vai ao encontro do novo comportamento do consumidor, cada vez mais consciente e atualizado em relação às agendas ambientais.
Se até mesmo os governos têm criado políticas para reduzir o impacto causado pelo excesso de resíduos jogados na natureza — como a lei de São Paulo, que proíbe o uso de embalagens plásticas para servir alimentos e a meta de China de banir as embalagens plásticas descartáveis — por que o empresariado também não deveria pensar sobre o assunto? Continue a leitura e entenda os benefícios do uso da embalagem sustentável!
Veja por que sua marca deve adotar medidas sustentáveis
Quando o assunto é sustentabilidade, muitas ideias inovadoras podem passar na sua mente. Saiba que nem sempre as soluções ambientalmente corretas são as mais caras. Pelo contrário, são tecnologias que têm uma tendência de alcançar o mesmo custo de produção que as demais ou até otimizá-los, aumentando a lucratividade.
Além disso, o marketing verde é uma excelente estratégia que ganha cada vez mais seguidores para a sua marca. Uma cozinha consciente, que está orientada para processos produtivos mais limpos, certamente se destaca e tem um forte argumento para ganhar adeptos: é um negócio que está ao lado do consumidor quando o assunto é a luta por um mundo melhor.
Confira os pontos positivos de aderir ao uso de embalagem sustentável
Se a publicidade sustentável é um caminho interessante para conseguir conquistar seu cliente, então é hora de conferir outros pontos positivos para quem decide aderir ao uso da embalagem sustentável.
Consciência
Além do público externo, o modelo que sua empresa escolhe para realizar vários processos e também embalar e entregar os produtos afeta diretamente e também motiva o público interno, podendo impactar positivamente até mesmo a própria gestão. Afinal, quando todos percebem que estão trabalhando a favor de um bem comum, é mais fácil colaborar.
Educação ambiental
Se por um lado existe um consumidor antenado em relação às questões ambientais (como os veganos, por exemplo), por outro, existe um grupo sempre crescente de pessoas procurando se informar para entender como fazer o bem. Quando uma empresa se posiciona como amiga e se dispõe a trazer informações relevantes e coerência no que faz, isso impulsiona a valorização da marca.
Reciclagem
Uma questão importante que deve ser considerada pelas empresas de delivery e outros negócios do ramo alimentício que entregam seus produtos em embalagens é a pergunta: para onde vai todo esse resíduo? Com a escolha de embalagens sustentáveis, por exemplo, você reduz o impacto da venda, permitindo que o consumidor encaminhe os recipientes para a reciclagem, evitando a poluição ambiental.
Entenda como escolher uma embalagem sustentável para o seu negócio
A escolha de uma embalagem sustentável adequada é muito importante. Afinal, são vários fatores que devem ser considerados, como a qualidade do material usado (não pode ser tóxico, deve facilitar a reciclagem e ainda manter temperatura, cor, sabor e nutrientes dos alimentos), as tecnologias oferecidas, a possibilidade de personalização e o acabamento.
Você acabou de conferir como a embalagem sustentável é uma tendência fundamental para que empresas de food service agreguem valor aos seus produtos. Como você viu, o fornecedor é um parceiro fundamental nessa estratégia, garantindo que a marca realmente cumpra com o que está propondo: qualidade e segurança para o consumidor e atitudes coerentes com um discurso ambientalmente responsável.
Gostou de saber mais sobre este assunto? Curta nossa página no Facebook e confira os melhores materiais, dicas e reflexões sobre o dia a dia do food service!