No dia 13 de janeiro de 2020 foi sancionada uma lei em São Paulo que proíbe estabelecimentos de fornecer embalagem plástica para o consumo de alimentos. Além dos canudos, copos, pratos, talheres, outros utensílios como pazinhas de sorvete, misturadores de bebidas e embalagens — como aquelas para saladas e doces — também não poderão ser de plástico.
A solução para a situação é a oferta de materiais biodegradáveis, lembrando que os plásticos oxibiodegradáveis não serão aceitos como substitutos de acordo com a nova lei, que entra em vigor um ano após sua sanção (ou seja, a partir de 13 de janeiro de 2021). Confira este post e veja algumas dicas para se adaptar e oferecer experiências surpreendentes para o seu público, fortalecendo a percepção da sua marca. Boa leitura!
Entenda quais medidas tomar para se atualizar
Os principais estabelecimentos impactados com essa mudança serão padarias, restaurantes, lanchonetes, cafés e afins, uma vez que não será proibida a venda de descartáveis plásticos em supermercados e distribuidoras nem o uso de garrafas pet. Entretanto, é possível transformar esse desafio em uma grande oportunidade para seu negócio.
Afinal, a insistência na oferta do material inadequado pode gerar multas de até 8 mil reais, além do fechamento do estabelecimento no caso de reincidência. O ideal é aproveitar o tempo para a mudança e fazer alguns levantamentos, como:
- analisar e mensurar qual é a quantidade de embalagem plástica que o seu estabelecimento usa no fornecimento de alimentos;
- entender quem é o seu público e o tipo de experiência que ele busca ao visitar sua loja;
- fazer um levantamento de todos os valores agregados ao estabelecimento;
- lembrar-se das embalagens para delivery que você fornece.
Veja a mudança gerada com o fim da embalagem plástica
O Fórum Social Mundial de 2020 apontou em seu Relatório de Risco Global o impacto negativo da economia quando não existe um alinhamento com as questões sociais e ambientais. Por isso, a proposta do uso de utensílios e embalagens sustentáveis gera um impacto positivo em relação ao consumidor que está cada vez mais consciente e exigente.
Embalagens de papel, por exemplo, geram valor ao produto e têm um custo inferior ao da embalagem plástica, se comparada às mesmas condições de qualidade. Outro ponto importante a pensar é que, para a cidade de São Paulo, essa mudança já é uma realidade, e as empresas que fizerem a transição primeiro conseguem se destacar aos olhos do cliente.
Aproveite opções inovadoras e substitua a embalagem plástica
Além do marketing verde que você pode adotar em torno dessa adaptação, é importante ter atenção aos detalhes. A Scuadra in Box, por exemplo, oferece diversas opções de embalagens de papel com tecnologias exclusivas da marca, como:
- sistemas de trava;
- personalização das embalagens;
- modelo anti vazamento;
- soluções para manter a temperatura e o sabor dos alimentos.
Como você deve ter percebido, a proibição da embalagem plástica pode ser uma excelente oportunidade para o seu negócio. Além de oferecer soluções com design inovador para seus clientes, você ainda pode se surpreender com embalagens sustentáveis e com excelente custo-benefício, como as de papel.
Se você gostou deste artigo, sugerimos a leitura do post sobre os diferentes tipos de embalagens e para que serve cada um!