A vida corrida nas cidades tem levado as pessoas a buscar mais refeições rápidas e fáceis. Antenados com essa tendência, muitos estabelecimentos têm investido em embalagem de comida para Grab and Go. Esse conceito — que em português poderia ser traduzido como “Pegue e Leve” — surgiu nos Estados Unidos, mas já começou a fazer sucesso no Brasil.
Mais popular em aeroportos, centros comerciais e locais de maior fluxo de pessoas, o Grab and Go oferece uma experiência conveniente de comida para aqueles que têm pouco tempo e precisam levar comida para o trabalho ou para comer enquanto se deslocam. Cada vez mais os restaurantes estão se preocupando em oferecer opções que se adequem às mudanças de comportamento do consumidor.
No entanto, as empresas interessadas em aderir a esse modelo precisam ter atenção às embalagens, já que elas podem tanto facilitar como atrapalhar a experiência do cliente. Pensando nisso, explicamos a seguir quais são as embalagens mais apropriadas para o Grab and Go. Confira!
Em que o alimento fique visível para o cliente
O Grab and Go se diferencia pelo atendimento ágil e simples, em que o cliente pode facilmente ver o produto, pegar e levar. Por isso, é importante que a embalagem seja atraente, prática e permita a visualização do alimento que o consumidor vai levar para consumir posteriormente.
Para preservar os alimentos, a exposição dos produtos costuma ser feita em prateleiras refrigeradas ou aquecidas. É importante que as opções estejam bem embaladas e identificadas, com o intuito de facilitar a escolha do consumidor e, por consequência, possibilitar maior rotatividade na loja.
Com controle térmico
Nesse modelo, o cliente compra o alimento para consumir depois, por isso as embalagens precisam ter um bom controle térmico. Elas devem preservar o alimento, manter o ar afastado e conservar a sua temperatura durante a locomoção do consumidor. É válido ainda dar atenção aos materiais que devem manter a qualidade e o frescor das refeições, assim como, se for o caso, oferecer a possibilidade de que a pessoa reaqueça o alimento.
Bem dimensionada
As embalagens também precisam ser bem dimensionadas de maneira que não só haja proteção do alimento, mas a apresentação da refeição seja mantida até o consumo. É ideal que não permita vazamentos, mistura ou desconstrução do prato enquanto o cliente transporta o produto. A embalagem adequada é aquela feita exatamente para aquele tipo de comida e que causa uma experiência positiva e diferenciada para o consumidor.
Que garanta mobilidade
Por último, mas não menos importante, as embalagens devem garantir a mobilidade do produto. O item precisa ser facilmente acessível pelo cliente para levar, sem gerar bagunça, sujeira ou vazamentos. Também é importante que o alimento consiga ser consumido rapidamente até mesmo enquanto a pessoa caminha ou de forma que não seja necessário muito esforço para abrir e comer — ou beber.
Muitos consumidores, por exemplo, estão buscando opções de Grab and Go que os ajudem a mudar comportamentos e comer de forma mais saudável mesmo no ritmo agitado do cotidiano. Nesse contexto, a mobilidade e agilidade são fundamentais para que o cliente insira o seu produto na rotina.
Na hora de escolher uma embalagem, dê atenção também para o material. Há muitas opções que podem ser recicladas e/ou são compostáveis, de forma que o meio ambiente não é comprometido. O ideal é que os restaurantes e outros estabelecimentos procurem empresas especializadas de embalagem de comida para Grab and Go, a fim de que o modelo seja o mais adequado para o seu produto e para a experiência do cliente.
Quer saber mais sobre esse modelo de pegar e levar comida? Então veja também como o Grab and Go pode ser a oportunidade de crescimento do seu restaurante.