Ter uma embalagem de qualidade, que atenda às normas de vigilância e agrade o público, é fundamental para ampliar a visibilidade da marca. Afinal, tanto um estabelecimento físico quanto um delivery podem e devem aproveitar a embalagem como diferencial competitivo, pois ela agrega valor antes mesmo que o consumidor a abra.
Pensar na embalagem como parte estratégica do marketing gastronômico é muito importante. Se você entende o impacto do seu uso, pode planejar estrategicamente como ter a solução ideal e se destacar da concorrência. Confira nossas principais dicas para conseguir vantagens com o uso inteligente da embalagem. Boa leitura!
Aposte no layout personalizado
Um cliente faz um primeiro pedido no seu restaurante e recebe o prato solicitado. Para sua surpresa, ao chegar em casa a própria embalagem já faz parte da experiência do usuário. Com um design adequado e layout personalizado, é possível expressar os valores da marca, usando cores e outros elementos visuais que geram até mesmo determinados sentimentos (que podem ser trabalhados de acordo com a psicologia das cores).
A embalagem personalizada transforma os pratos que você entrega em experiências únicas. O mais importante é que dá para contar com soluções para as mais variadas refeições que você entrega e criar personalizações de acordo com elas. Um molho ou uma sopa, por exemplo, podem ter um acabamento diferente do de uma embalagem para doces ou sobremesas. O importante é que a embalagem não interfira no sabor do alimento.
Monte embalagens inovadoras e desenvolva soluções criativas
A escolha do fornecedor certo pode garantir que você tenha acesso à melhor solução de embalagem. Para abusar da criatividade, essa parceria deve ser muito bem escolhida. Afinal, um fornecedor comprometido pode oferecer embalagens de acordo com as leis e normatizações, usando um material de qualidade para ter o melhor resultado.
Isso permite apostar em ideias como as embalagens de papel, que têm os mais variados formatos e tamanhos, além de ter tecnologias que evitam vazamentos, próprias para manter o sabor e a temperatura dos alimentos. A Scuadra in Box, por exemplo, conta com vários diferenciais que permitem ao restaurante criar embalagens próprias com:
- sistema de fechamento exclusivo;
- formatos de acordo com a quantidade e as medidas do prato;
- material próprio para aproveitar a temperatura (frio para pratos congelados e quente para pratos prontos).
Escolha materiais de qualidade e tenha a embalagem como diferencial competitivo
As mudanças globais têm pedido soluções sustentáveis. Mudanças como a lei de São Paulo que proíbe o uso do plástico para embalagens em restaurantes, ou a da China, que quer banir o uso de materiais plásticos na produção de descartáveis, apontam para uma direção: a escolha de materiais de qualidade também ajuda o negócio a se manter atualizado com a legislação.
Você deve ter percebido que pode contar com a embalagem como um diferencial competitivo para seu negócio, já que ela agrega valor aos seus produtos. Saiba que é possível encontrar a solução ideal e ainda conseguir reduzir o custo da embalagem. O fundamental é definir seu cardápio e entender o público para encontrar ideias inovadoras que combinem com o perfil de consumidor que você atende.
Para entender melhor qual é a embalagem mais adequada para o seu negócio: