O homem na mesa cinco é celíaco, a criança na mesa doze tem alergia a nozes e o casal na mesa sete tem uma dieta pobre em carboidratos. Os garçons vêm com perguntas a cada minuto, e a equipe da cozinha está freneticamente folheando o fichário da receita para certificar se o risoto realmente contém trigo. Embora o atendimento a clientes com necessidades alimentares especiais possa ser estressante, ele não precisa ser.
Na verdade, existem alguns passos importantes que você pode tomar para garantir que seu restaurante esteja pronto para atender às necessidades de seus clientes. No post de hoje vamos trazer três dicas para garantir que o serviço seja sempre executado sem problemas e que seus clientes comam com segurança.
Menu com indicação de alérgenos
Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, cerca de 30% da população sofre com algum tipo de alergia, sendo 20% crianças. Já as alergias alimentares atingem 5% da população.
Fornecer informações sobre ingredientes alérgenos no seu cardápio é provavelmente a coisa mais importante que você pode fazer para proteger seus clientes contra reações adversas. No meio de um serviço ocupado, a comunicação verbal pode falhar e os servidores podem cometer erros. Diante disso, disponibilizar informações sobre alérgenos escritas diretamente no menu, onde os clientes podem ver, é uma boa ideia.
Por exemplo, se o seu restaurante é especializado em pizza, você pode incluir informação geral no menu que diz: “Itens do menu podem conter ou entrar em contato com trigo.” Se você ou sua receita tem ou entrou em contato com algum dos principais alérgenos (trigo, ovos, peixe, marisco, soja, amendoim, nozes e leite), seria sensato incluir estas informações no menu. Dessa forma, os clientes podem usar essa informação para decidir se é ou não seguro comer no seu estabelecimento.
Além da declaração geral de alérgenos, é uma boa ideia rotular cada item de menu para mostrar quais alérgenos eles contêm. Isso pode ser feito com uma simples declaração ao lado do item, como “contém leite”, ou você pode usar ícones para denotar a presença de alérgenos. De qualquer forma, é recomendável a orientação de um nutricionista, profissional capaz de fornecer um relatório de alérgenos para cada uma de suas receitas. Dessa forma, você pode ter certeza de que não cometeu erros nem perdeu nenhum ingrediente.
Lista de ingredientes para cada item de menu
Além de ter declarações de alérgenos no seu cardápio, é recomendável ter uma lista de ingredientes para cada item de menu. Esta lista pode ser disponibilizada aos clientes mediante solicitação. Esta é uma jogada inteligente porque muitas pessoas têm alergias alimentares específicas que estão fora dos oito alérgenos mais comuns. Além disso, os clientes podem ter sensibilidade alimentar a uma grande variedade de ingredientes.
Embora a maioria dos clientes costumam perguntar ao garçom sobre determinados ingredientes, às vezes o garçom não saberá responder com propriedade. Para evitar de correr para a cozinha, tenha um documento facilmente acessível que eles possam verificar por si mesmos. Isso não somente garantirá que o serviço seja executado com mais facilidade, mas fará com que o cliente se sinta como se pudesse escolher com segurança e facilidade o que comer. Apenas certifique-se de que o menu indica que as listas de ingredientes estão disponíveis para os clientes, caso precisem delas.
Informações nutricionais
À medida que a ciência nutricional se desenvolve e a ligação entre saúde e alimentos se torna mais forte, mais pessoas estão prestando atenção ao que comem. Enquanto alguns seguem uma dieta particular por motivos próprios, outros podem estar seguindo uma dieta específica, por recomendação médica. Em ambos os casos, esses clientes se beneficiariam enormemente de ter acesso à contagem de calorias e informações nutricionais detalhadas.
Não importa a razão, os clientes devem ter o direito de saber o que estão comendo. Adicionar informações nutricionais não só fará com que o seu estabelecimento pareça mais transparente. Ações como esta, poderá trazer uma nova multidão de clientes que valoriza a contagem de calorias e a informação nutricional.
Atenção aos clientes de delivery
Os clientes de delivery também merecem atenção e uma boa ideia é incluir informações sobre os alimentos na embalagem. Assim, frases genéricas sobre a possível presença de alérgenos, podem ser impressas na embalagem para fácil visualização. Se você quer ir além e mostrar sua preocupação com o cliente, adicionar uma lista avulsa com possíveis ingredientes alérgenos é um mimo bastante interessante.
Outra alternativa bacana é utilizar embalagens com divisórias, que evitam o contato de determinados alimentos com outros. Além de garantir a boa apresentação do prato até a casa do cliente, é uma ótima solução para que alimentos alérgenos não se misturem.
Atenção específica aos detalhes fazem toda a diferença na hora de atender o seu cliente. Se o seu cliente de delivery recebe um prato bem embalado, sem desperdício, com embalagens ecológicas você já está agradando-o. Agora, imagina ainda receber uma embalagem com informações nutricionais e alimentos acomodados de forma a preservar a contaminação por alérgenos? Certamente você vai superar as expectativas do cliente! E isso não custa muito mais!
A Scuadra tem soluções perfeitas para todo tipo de prato e necessidades especiais de seus clientes. Entre em contato com nossa equipe que terá o maior prazer em orientar qual a melhor solução para o seu negócio.
É importante lembrar que quanto maior a diversidade de consumidores satisfeitos, maior será a fidelização dos clientes. Se o seu negócio puder atender clientes sem ou com necessidades especiais, é fato que um número maior de pessoas frequente o seu restaurante. Tudo é questão de cuidado e certamente, cuidar do seu cliente é o melhor negócio!