O design de embalagens está recebendo um novo olhar, pautado pelo destaque que esses itens estão tendo com o aumento das compras online. Uma renovação do que é interessante para a configuração desse objeto está acontecendo.
Para seu restaurante sair na frente, elencamos 7 tendências que podem — e devem — ser aplicadas no ramo alimentício. Confira!
1. Uso de padrões ilustrados e formatos orgânicos
Abstratas, repetidas, simples e orgânicas, estampas criando padrões e movimento são uma maneira de se diferenciar da concorrência. Usar cores harmoniosas entre si garante um resultado elegante e leve, mas sem que o design passe despercebido pelos clientes.
2. Design de embalagens envolvente e interativo
Os clientes gostam de experiências, e as embalagens são uma forma de fazer isso acontecer, mesmo fora do seu estabelecimento. Para tanto, algumas possibilidades são: modelos que se transformam em brinquedos ou objetos decorativos, QR Codes com conteúdo promocional ou realidade aumentada etc. O importante é se relacionar com o consumidor por meio do design de embalagens.
3. Design de embalagens que parece arte
Entregando seu produto envolvido por um design que lembra pinturas, desenhos, esculturas ou outras formas de arte, o valor agregado à embalagem e ao produto aumenta. Além disso, eleva o nível da criação, de um mero rótulo para algo artístico, demonstrando a alta importância do cliente para o restaurante.
4. Garantia de segurança do produto
Travas de segurança que assegurem que o produto entregue não foi violado ou contaminado são muito importantes no ramo alimentício. Não só a questão de manter as superfícies livres de vírus, como também ter a garantia de que no transporte não houve contato do alimento com o exterior, são motivos de preocupação do consumidor que podem ser prevenidos por essa proteção.
O design de embalagem deve atender a todos os requisitos que mantenham o alimento íntegro e seguro.
5. Uso de cores e tipografias únicas
Ter uma cor ou uma tipografia padrão fará com que sua embalagem seja associada ao seu negócio assim que o cliente olhar para ela, sem ler o nome ou ver o rótulo. Como tendência, isso demonstra o desejo por uma imagem menos midiática ou voltada para vendas e sim com enfoque nos valores que a marca quer passar.
6. Invista no design de embalagens sustentáveis
A necessidade de pensar no meio ambiente tornou-se urgente e uma posição vem sendo exigida no cotidiano. Com o destaque que as embalagens ganharam, seu descarte também recebeu atenção. Investir em papel reciclado e opções biodegradáveis são meios de responder a esse interesse do consumidor.
7. O minimalismo continua
Essa tendência reforça as demais. Desde a valorização de experiências e a minimização de elementos de propaganda até a busca por sustentabilidade e funcionalidade nas embalagens: tudo isso são exemplos do minimalismo. Nesse caso, não se trata de eliminar recursos, mas de só acrescentá-los quando eles agregam com sua presença.
Um design de embalagens poluído e exagerado ou voltado apenas para ampliar as vendas não é mais interessante, da mesma forma que um invólucro que apenas guarda o alimento. As tendências nessa área mostram que os clientes anseiam por um significado a mais na configuração visual desses itens. Seguir as ideias que apresentamos neste artigo vai lhe ajudar a agradar consumidores, colocando a imagem do seu restaurante em sincronia com esses desejos.
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