O ramo de alimentação está cada dia mais competitivo. Novos restaurantes e bares são instalados nas cidades, e isso faz com que as opções das pessoas, relacionadas ao consumo de comida fora de casa, aumente muito.
Esse cenário também está diretamente relacionado ao aumento de concorrência que você tem. Para conseguir driblar essa situação, você precisa tomar medidas que mostrem por que consumir da sua empresa — ou seja, coloquem em destaque cada vez mais o seu diferencial em relação à concorrência.
Já parou para pensar em como fazer isso? Uma boa alternativa é montar um bom serviço de delivery. Assim, você poderá aumentar as suas vendas por incluir na sua clientela pessoas que muitas vezes não estão dispostas a sair de casa.
É verdade que todas as mudanças exigem esforços e trabalhos significativos. Mas, se você fizer isso apropriadamente, o resultado final vai valer a pena.
Quer mais informações sobre o assunto? Continue lendo o nosso post que você não vai se arrepender!
O que é preciso para ter um delivery?
Antes de pensar em ter um sistema de delivery para restaurantes, você deve se lembrar que precisa ter um estabelecimento alimentício muito bem estruturado. Ter tudo funcionando como se deve é essencial para ser bem-sucedido ao fazer entregas domiciliares.
Se a rotina do seu restaurante está apertada demais sem atender os clientes em casa, talvez lançar esse serviço nesse momento não é o que você precisa. Para essa estratégia de vendas dar certo, é essencial colocar em ordem o que já funciona dentro do restaurante. Outra dica importante é pensar qual a sua localização dos seus clientes.
Lembre-se que não são eles que vêm até você, e sim você que vai até eles. Por isso, estar em um local de fácil acesso às principais ruas e avenidas da cidade é um grande diferencial na hora de estruturar esse tipo de atendimento.
Quando é interessante implementar o delivery?
Você só deve implementar o delivery a partir do momento em que as suas atividades do dia a dia estejam organizadas e sejam entregues dentro do período estipulado. A partir desse momento é hora de começar a pensar em fazer entregas. Para definir se isso realmente é o que faltava para chamar a atenção de mais pessoas, você pode conversar com alguns dos seus clientes e ver o que eles esperam do seu negócio.
Pergunte a eles coisas como:
- Se oferecêssemos o serviço de delivery, você faria uso dele?
- Tem algum lugar onde você costuma procurar por delivery?
- O que você mais gosta dos estabelecimentos em que procura esse tipo de serviço?
- Você está disposto a pagar pela entrega? Quanto?
- Qual o tempo razoável para receber os seus pedidos?
A resposta a essas perguntas vai mostrar exatamente o que você precisa saber para montar um sistema de delivery para restaurante que agrade aos seus clientes e possa abrir novas oportunidades.
Como estruturar o delivery?
Saber o que é preciso e quando é interessante implementar o serviço de delivery para restaurante não quer dizer que você tenha toda a estrutura necessária para ser bem-sucedido nessa nova empreitada.
Vale a pena destacar que essa estrutura deve ser feita antes de começar a fazer entregas. Caso contrário, o seu sistema será falho e vai resultar na decepção de alguns clientes. Por isso, vamos listar agora para você algumas dicas práticas que vão fazer toda a diferença no momento em que você começar a oferecer esse serviço.
Não se esqueça de seguir cada um desses passos necessários com cuidado. Quer saber quais são? Veja:
Definir o público-alvo
O primeiro passo para estruturar o seu delivery é definir qual é o seu público-alvo. Saber para que tipo de pessoa, qual a sua rotina e em que circunstâncias elas tendem a procurar o seu produto.
Essa primeira ação é fundamental para determinar todo o funcionamento do seu restaurante. Você precisa saber o que os clientes esperam do seu pessoal e qual a melhor forma de atendê-los.
É importante destacar que, se tentar chamar a atenção de todas as pessoas, você não vai chegar a lugar algum. O que um determinado grupo de pessoas espera é totalmente diferente das expectativas de outro. Foque na experiência que você pode proporcionar ao cliente. Só assim será possível alavancar as suas vendas e se tornar referência no mercado.
Analisar a concorrência
É verdade que ninguém deve ficar obcecado com o que o concorrente faz e esquecer de criar e inovar no mercado. Os seus clientes precisam que você mostrem novos caminhos e conquiste-os de diferentes formas.
Apesar disso, vez por outra, verificar o que a sua concorrência oferece é uma excelente forma de checar alguns dos seus processos internos, achar falhas e corrigi-las.
Com essa estratégia, também é possível conhecer um pouco mais do seu público-alvo, ver do que as pessoas gostam e verificar dentro do seu sistema como você pode satisfazê-las.
Fazer um plano de negócios
Depois de determinar para quem os seus serviços são importantes e verificar como os seus concorrentes já atendem a essas necessidades, chegou o momento de você olhar para o seu plano de negócio.
Você deve definir onde quer chegar oferendo um serviço de delivery, quanto isso vai significar de aumento no seu faturamento e qual a estrutura necessária para que você atinja os seus objetivos. Ainda é importante destacar que, sem um bom plano de negócios, você dificilmente conseguirá alcançar bons resultados.
Delimitar região de atuação
Você deve verificar, junto com os seus clientes, se o pagamento de taxas para a entrega é uma opção viável para esse modo de negócio. É necessário ser bem franco e demonstrar que a taxa de entrega não faz parte do preço da comida que será pedida.
Para evitar que não valha a pena oferecer o serviço de delivery, você pode limitar uma região de atuação. Defina um raio em que você fará as entregas gratuitamente.
Escolher um cardápio específico
Deixar o cardápio todo à disposição para entregas pode ser um grande erro para quem está tentando começar a oferecer o serviço de delivery. É provável que você ainda não tenha embalagens específicas para cada comida no menu, e isso pode fazer com que seu pessoal perca tempo tentando embrulhar algumas coisas.
Por isso, ofereça o serviço de entrega apenas para comidas que não precisam ser servidas tão quentes e sejam fáceis de embalar. Dessa forma, você vai conseguir gerar valor com aquilo que oferece para seus clientes.
Contratar um sistema
Um grande diferencial de um sistema para o delivery é que o cliente não precisa toda vez passar as suas informações. É possível contratar um sistema simples e que permita uma busca.
Quando o cliente ligar, tudo o que os seus atendentes vão precisar fazer é anotar o pedido e confirmar rapidamente as informações. Isso faz com que o atendimento seja personalizado e é uma forma de otimizar a sua relação com o seu cliente.
Distribuir as tarefas
O seu restaurante precisará estar bem estruturado para atender os clientes que vão até o seu estabelecimento e aqueles que pedem para entregar a comida. Deixar como responsável a mesma pessoa pelo atendimento do telefone e o funcionamento do caixa do seu restaurante pode ser um erro e pode sobrecarregar o funcionário.
Com o objetivo de evitar a sobrecarga de trabalho e o desgaste do seu pessoal, é fundamental distribuir as tarefas de forma apropriada.
Quais cuidados tomar?
Além de prestar atenção à estrutura que o negócio tem, você vai precisar tomar alguns cuidados para conseguir atender os seus clientes com excelência. Esses detalhes são o que vai diferenciar a sua marca das demais e também vão lhe tornar cada dia mais competitivo.
Quer conhecer os pontos que nunca devem ser esquecidos ao oferecer um serviço de delivery? Verifique:
Higienização
Todos os envolvidos com o trabalho em um restaurante sabem que manter os padrões de higiene elevados é das chaves para o sucesso nesse mercado. Esse padrão não deve ser apenas para a sua cozinha. Os clientes observam aquilo que acontece à sua volta. Por isso, ao pedirem algo para entrega em casa, eles precisam confiar na higiene do local.
Vale a pena destacar que as embalagens para restaurantes contribuem muito para que essa visão do consumidor não mude em relação ao seu estabelecimento. Além disso, é preciso conversar com as pessoas responsáveis pela entrega e mantê-los sob um mesmo padrão de apresentação.
Isso vai ajudar a sua empresa a ganhar uma boa reputação no mercado e aumentar as suas vendas à medida que mais pessoas confiam naquilo que o seu restaurante faz.
Organização interna
Conforme você coloca à disposição dos clientes um serviço de delivery, a sua cozinha deve estar estruturada para lidar com o aumento das vendas. O seu restaurante não vai mais apenas atender aqueles que estão dispostos a sair de casa e ir até você. Em dias de pouco movimento, o seu pessoal ainda pode ter bastante trabalho ao lidar com os alimentos que devem ser preparados para entrega.
Não esqueça de ter a sua organização interna bem feita. Esse é o único modo de agradar os seus clientes, tanto os que estão em casa como os que estão no seu restaurante.
Embalagens
Esse, talvez seja um dos cuidados mais importantes que você precisa tomar para entregar a comida com um alto padrão de qualidade. Servir dentro do seu restaurante é fácil, pois você tem maior controle sobre a apresentação da comida no prato.
No entanto, para que o serviço de delivery dê certo, é necessário ter embalagens diferentes que permitam que a comida seja entregue com uma boa aparência e chame a atenção do seu cliente. Investir em recipientes personalizados é uma excelente forma de garantir a boa apresentação do seu produto e ainda diferenciar você dos seus concorrentes.
Imagine se você tem uma confeitaria e seus doces não chegam até o cliente com a mesma apresentação que está na vitrine? Isso pode acabar, logo de início com o sucesso do seu delivery! A embalagem para transporte é peça chave para proporcionar uma boa experiência para o cliente.
Motoboys
Na hora de fazer as entregas, você precisa contar com um número razoável de entregadores eficientes. Optar por contratar motoboys é uma boa solução para essa situação.
Você pode escolher terceirizar esse serviço ou mesmo contratar funcionários habilitados para executá-los. Qualquer que seja a situação, você deve se lembrar que isso vai influenciar diretamente na agilidade da entrega e na satisfação dos seus clientes.
Entregas feitas dentro do prazo
A comida não pode ser entregue fria para o consumidor. Por isso, é muito importante estabelecer um prazo razoável para as entregas e tomar todos os cuidados necessários para que eles sejam cumpridos.
Caso essa etapa do processo comece a falhar, você vai precisar tirar tempo para verificar o que está acontecendo e solucionar esse problema. O sucesso do seu sistema de delivery depende muito de fazer as entregas dentro do tempo estipulado.
Clientes bem atendidos e satisfeitos
Outro cuidado essencial para alavancar as suas vendas com o serviço de delivery para restaurantes é o de garantir que os seus clientes sejam bem atendidos e, consequentemente, fiquem satisfeitos.
Independentemente do canal que eles optaram por fazer os pedidos (telefone ou internet), os seus atendentes devem tratá-los com muito respeito e ser muito educados. O consumidor precisa se sentir importante para fazer a sua propaganda boca a boca.
Quais as vantagens do serviço de delivery para restaurante?
A maior vantagem em oferecer o serviço de delivery é que as suas vendas e, consequentemente, o seu faturamento vão aumentar muito. Além disso, a sua visibilidade no mercado também tende a crescer.
Quando um restaurante oferece esse tipo de serviço e ele é bem estruturado, o negócio começa a ter uma melhor visualização das pessoas na internet, e as recomendações que os clientes fazem nas redes sociais tendem a ser positivas.
Hoje em dia, raramente uma pessoa vai consumir um produto sem procurar pela reputação da empresa nas redes sociais e em sites de buscas. Então, encare esse momento como a sua chance de se destacar no mercado e alavancar as vendas.
Fica claro que investir em um serviço delivery para restaurante vai exigir esforços e um grande trabalho. Mas, ao optar por ir nessa direção, a sua marca poderá ser reconhecida no mercado e você conseguirá fazer o seu negócio crescer cada dia mais.
Gostou de tirar as suas dúvidas sobre o serviço de delivery para restaurante? Quer ver mais conteúdo de qualidade como esse? Baixe nosso ebook e descubra como embalagem personalizada é fator de diferenciação para o seu negócio!