De um lado, donos de restaurantes estão preocupados na otimização do delivery, a fim de amenizar as perdas em meio ao coronavírus. De outro, muitos clientes em quarentena, não estão seguros se consumir comida delivery é uma boa ideia. Por isso, práticas de segurança durante a crise de coronavírus devem ser tomadas e o seu cliente precisa saber disso.
O tema deste post é oportuno, diante questionamentos vindo de muitas pessoas em relação ao delivery. Se o seu negócio está operando no delivery, é hora de incrementar nos cuidados, desde a preparação do prato até o pedido chegar às mãos do cliente.
Além dos cuidados habituais que o preparo da comida requer, é importante que o cliente saiba o que o restaurante está fazendo a esse respeito.
Dicas específicas – delivery e take-out
Pagamentos inteligentes: No delivery, incentive que os pagamentos sejam feitos on line no próprio aplicativo. Isso evita manipulação de dinheiro ou maquininha de cartões de crédito.
Evite interação com o entregador: Para a segurança do cliente bem como do entregador, o ideal é que as interações sejam mínimas. Considere combinar com o cliente, previamente, algum local específico para o entregador deixar a comida sem que haja aproximação física de ambos.
Limpeza da bag: Aumente a frequência de limpeza e desinfecção da bag, utilizando um produto registrado pela ANVISA e eficaz contra o COVID-19. Este cuidado simples é parte importante das práticas de segurança em período de coronavírus.
Take-out: limite o número de pessoas próximas na retirada, mantendo o distanciamento social.
Garantindo a segurança da comida
Para elaborar um plano de delivery e take-out é de extrema importância considerar as seguintes áreas:
Gerenciamento de tempo de alimentos cozidos e em espera;
Embalagem adequada, com vedações resistentes a violações:
Saneamento;
Orientação ao cliente.
Se o restaurante possui entregadores próprios, considere o treinamento dos procedimentos de lavagem das mãos. Embora eles não estejam preparando a comida, a higiene deve ser praticada por todos envolvidos até que a comida chegue ao cliente.
As práticas fundamentais de segurança alimentar também devem ser rigorosamente seguidas, como por exemplo:
Manter os alimentos crus longe dos alimentos cozidos;
Eliminar o contato direto com as mãos sem proteção;
Cozinhar os alimentos à temperatura adequada.
Cozinha
Com o aumento do delivery e take-out, é importante que o espaço para preparação da comida esteja bem planejado.
Mantenha afastado os itens de contaminação, como produtos químicos ou riscos físicos, como materiais de escritório que podem estar perto da saída dos pedidos – clipes de papel, caneta, etc.
Como prática recomendada ao usar serviços de entrega de terceiros, considere fornecer álcool gel para as mãos do entregador e material de limpeza para a sacola de viagem.
Embalagem para delivery
As embalagens de delivery devem ser adequadas para manter as temperaturas quentes e frias o maior tempo possível. Devem ser específicas para o tipo de comida que você serve, preservando assim, a qualidade dos alimentos.
Para ajudar a manter a temperatura, empacote os alimentos quentes e frios separadamente.
Se o restaurante já possui embalagens próprias para delivery, é provável que estas possuem fechamentos seguros e não vazam.
Se a embalagem não é selada e neste momento emergencial não há tempo para viabilizar uma embalagem mais apropriada, é preciso alguns cuidados extras. Feche a embalagem usando um selo inviolável. (Não se esqueça de verificar o pedido primeiro!)
Algumas soluções emergenciais de embalagem são:
Selos adesivos em sacolas para viagem que rasgam a bolsa quando aberta;
Recipientes para transporte com abas de plástico que quebram quando o alimento é acessado;
Etiquetas invioláveis;
Caixas com selos invioláveis ou tiras adesivas ou faixas adesivas na parte superior das tampas e copos.
Lembre-se que estamos tratando de uma situação de sobrevivência, bem atípica. Ou seja, embalagens plásticas estão com os dias contados em muitas cidades brasileiras. Assim, para o momento, é certo que o cliente vai entender possível inviabilidade em opções mais sustentáveis.
Atualmente, as embalagens seladas a máquina são as embalagens mais seguras existentes no mercado. Para os restaurantes que ainda não adotam esta solução, é praticamente inviável adquirir neste momento de crise. Mas, não deixe de considerar embalagens seladas quando toda essa crise passar.
Comunicando as práticas de segurança
Além de adotar todos os procedimentos de segurança alimentar, é muito importante que os clientes saibam disso.
É evidente que neste momento, o cliente só vai comprar de quem ele confiar. Se o cliente souber que determinado restaurante está comprometido com a segurança, será deste que ele vai comprar.
Além das vedações de adulteração, considere rotular a embalagem com a hora e a data de retirada.
Ofereça orientação ao cliente, incluindo instruções de aquecimento ou reaquecimento, se aplicável.
Envie junto com o pedido, folheto explicativo dos incrementos feitos nos procedimentos de higiene e segurança. Com certeza, o cliente vai se sentir mais seguro em consumir o seu produto.
Compartilhe nas redes sociais todas as ações de higiene e segurança no delivery e take-out. As redes sociais são meios eficientes para que o cliente saber destas iniciativas.
Faça o seu melhor
Com os restaurantes obrigados a fechar suas salas de jantar devido a restrições de coronavírus, o delivery e o take-out são as opções viáveis para manter o mínimo fluxo de caixa.
Dedique toda a força operacional para atender da melhor forma os clientes de entrega e take-out. Pequenas ações podem determinar o sucesso de muitos food services após a crise de coronavírus.
Como sempre, tente se diferenciar da concorrência. Apesar das limitações que todos os negócios estão sofrendo, é muito importante entregar o melhor para o cliente.
Assista ao vídeo “Impactos do Novo Coronavírus no Foodservice”. Nele, o professor Sergio Molinari traz um panorama completo que vai te ajudar nesta fase.
Mostre que o restaurante está fazendo a sua parte e oferecendo a melhor experiência viável para o período. Mantenha-se positivo, haja com propósito e concentre-se naquilo que o seu negócio pode controlar. Esteja confiante e íntegro. Só assim você terá chances de sobreviver aos novos tempos que virão.
Conteúdo maravilhoso, claro, prático e muito didático.