No atual momento econômico enfrentado pelo País, as empresas têm procurado cada vez mais alterar suas políticas de marketing. Aumentar sua área de atuação, atingir maior número de clientes, potencializar as suas vendas e fidelizar seus clientes são metas insistentemente perseguidas pelos gerentes de marketing.
A diversificação tem sido uma constante nas campanhas promocionais. A segmentação de público-alvo, com o direcionamento das ações, é fundamental para o sucesso das condutas publicitárias.
Já há algum tempo, um dos procedimentos que tem sido utilizado são os dados psicográficos dos clientes. De posse dessas informações é possível conhecer um pouco mais o perfil dos seus consumidores. Mas o que são dados psicográficos? Confira a seguir e tire todas as suas dúvidas!
Dados demográficos X dados psicográficos
Dados demográficos são as informações sobre sexo, idade, raça, endereço, ocupação e renda, por exemplo. Os dados psicográficos são as informações mais detalhadas de seus clientes. Um dos métodos para se identificar as características é o VALS, sigla proveniente do inglês: Values, Attitudes and Lifestyle. Sigla que traduzindo para o português diz: valores, atitudes e estilo de vida de seus consumidores. Esses dados são mais difíceis de serem conseguidos, mas, possibilitam um mapeamento muito mais detalhado de seu público-alvo.
Para a obtenção dessas informações é necessária a realização de um questionário específico de captura de detalhes relevantes. O objetivo deste post não é aprofundar no modelo de pesquisa, mas sim informar como esses dados podem aprimorar as estratégias de marketing.
Direcionando campanhas publicitárias
Com os dados que segmentam seu mercado em mãos, é possível fazer peças publicitárias mais direcionadas e focadas. Desta forma, avalie os hábitos de compra de seus clientes, descubra suas necessidades, enxergue suas demandas e mapeie seus desejos. Crie novos sonhos de consumo.
Hoje em dia o volume de informação que todos nós recebemos é muito grande. Conseguir minimizar e direcionar especificamente para um grupo de compradores permitirá que seus esforços mercadológicos tenham uma maior probabilidade de êxito.
Evidencie a qualidade de seus produtos e serviços mirando as características particulares do nicho de mercado que você determinou. Concentre seus esforços e conduza sua estratégia para o público que você fragmentou.
Ajudando a diferenciar produtos
Além de ajudar na elaboração de suas campanhas de marketing, os dados psicográficos também poderão auxiliar na evolução e na criação de novos produtos e serviços. Descobrir desejos ainda nem claramente percebidos pelos seus clientes é possível desde que os dados sejam trabalhados com essa perspectiva. Exemplos recentes na indústria, principalmente na área da tecnologia, confirmam que uma avaliação descolada do ambiente tradicional pode gerar novos “campeões de venda”.
A alteração da embalagem, a forma de apresentar, a variação no padrão de comercialização, o redimensionamento das dimensões dos produtos, tudo isso poderá vir a reboque de uma análise criteriosa do perfil de seus clientes.
As vendas poderão ser incrementadas, mesmo em um momento conturbado, desde que o planejamento de marketing consiga atingir, com precisão, seu público-alvo, especificado a partir do diagnóstico feito em sua base de dados.
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