A gestão de qualquer negócio exige planejamento e disciplina para dar conta de todos os compromissos. Dentro da organização financeira, é fundamental conhecer os custos fixos e variáveis de um restaurante para você não se perder ao longo do mês. Afinal, há muitos gastos que precisam ser honrados para manter a qualidade operacional.
De olho em seu sucesso, elaboramos este post com dicas imperdíveis sobre gestão.
Entenda a diferença entre custos fixos e variáveis de um restaurante
Como o próprio nome diz, os custos fixos são aqueles que acontecem todos os meses. No caso de restaurantes, podemos citar o aluguel, as contas de água, gastos com energia elétrica, pagamento dos funcionários, entre outros.
Já os variáveis são aqueles que mudam mês a mês ou em razão de algum acontecimento fora da rotina. Como exemplo, podemos citar o aumento dos serviços de delivery em razão da pandemia.
Com isso, os custos variáveis se alteraram, pois muitos restaurantes passaram a investir mais nas entregas, ao invés do salão. Assim, a compra de embalagens se tornou um custo variável, pois ela se alterou tão quanto um possível aumento na compra de determinados ingredientes.
Inclusive, as matérias-primas de um restaurante sempre são custos variáveis. Isto porque o preço dos alimentos sofrem constantes reajustes em razão da inflação e também de influências das intempéries naturais. Por exemplo, o excesso de chuva ou geadas pode tornar o preço do tomate mais alto. Na mesma linha, as constantes oscilações nos valores do quilo da carne também ocorrem.
Como manter os custos fixos de um restaurante em dia
A primeira dica para você se organizar no cumprimento dos custos fixos de um restaurante é planejamento.
Por isso, insira em um planilha todos os seus custos fixos e a quantia necessária para quitá-los. Afinal, se um pagamento falhar, toda a cadeia produtiva poderá ser afetada, inclusive com impactos negativos no cardápio na avaliação dos clientes.
De fato o mercado está bem competitivo e os valores dos alimentos sempre sofrem oscilações. Desta forma, é preciso ser um verdadeiro malabarista com as despesas para dar conta do recado todo mês. Nesse momento, entram em cena algumas práticas essenciais. Dê uma olhada, abaixo.
Reduza os custos
Existem alguns gastos que podem ser amenizados nos custos fixos. Por exemplo, a compra dos itens pode ser feita uma vez por semana ao contrário de todos os dias. Isto gera economia no combustível.
Ainda, busque parceiros com bons preços nos produtos e que façam entregas. Além disso, corte gastos supérfluos e faça uma gestão das contas, sempre contabilizando as entradas e saídas.
Direcione as verbas
A organização financeira ajuda em todos os sentidos em um restaurante, inclusive na definição da verba destinada a cada setor.
Como o delivery cresceu muito por conta da pandemia, é preciso investir nesse segmento de vendas para atrair mais clientes. Uma boa dica é adquirir embalagens apropriadas de acordo com o perfil dos seus clientes, a fim de manter a qualidade nas entregas.
Apesar do pagamento dos salários ser um custo fixo difícil de se mexer, é possível economizar com algumas medidas. Uma delas é adequar os valores ao que é exigido no mercado.
Priorize colaboradores que precisem de apenas uma condução para chegar ao trabalho e, caso escolha um convênio médico, que seja acessível aos padrões da empresa.
Elimine as fontes de prejuízos
Muitos restaurantes têm prejuízos consideráveis em situações que podem ser combatidas com medidas rotineiras, como no caso do desperdício de alimentos ou má gestão do estoque.
Inclusive, a utilização de embalagens que mantenham a temperatura dos alimentos faz a diferença, pois contribuirão com a fidelização, evitando possíveis perdas de clientes. Afinal, uma insatisfação pode fazer com que um cliente nunca mais peça a sua comida. E o pior: a reclamação se dissemina nas redes sociais.
A gestão do estoque também é importantíssima para evitar perdas. Compre o suficiente para suprir a demanda e tenha equipamentos para o devido acondicionamento.
Utilize a tecnologia
A tecnologia é uma excelente parceira para ajudar na gestão de um restaurante. Com ela, é possível observar todas as informações em um software, o que ajuda nas tomadas de decisões. Assim, os custos fixos de um restaurante estarão sendo cumpridos à risca, mantendo a qualidade nos produtos e a satisfação dos clientes.
E aí, o conteúdo foi útil para você? Aproveite e assine nossa newsletter! E não deixe de acessar o site e saber mais sobre a Scuadra.