De acordo com recente Estudo Global da Nielsen sobre produtos premium, este setor passa por um acentuado crescimento no Brasil e em toda a América Latina. Este estudo, realizado em 2016, revela que 47% dos brasileiros creem que vale a pena investir em produtos premium. Com o crescimento da classe C, houve também um aumento do poder de compra. Com isto, surgiram, também, consumidores mais exigentes e dispostos a pagar mais para adquirir os mesmos produtos das classes A e B. Como resultado, a demanda para embalagem diferenciada premium vem crescendo proporcionalmente.
O post de hoje enfatiza o papel da embalagem diferenciada ao agregar valor ao produto. Enfatiza também, a importância em desenvolver um design premium que desencadeie atratividade nas prateleiras.
Produtos premium e a necessidade de uma embalagem diferenciada
Produtos premium são aqueles que vão além do ‘básico’ e que, justamente por isso, são mais caros. Porém, conseguir um visual premium para estes produtos é fundamental atender às expectativas de valor dos consumidores . Se inconsciente ou conscientemente, não sabemos, mas, os consumidores exigem mais de marcas e produtos “tops” de linha. Para atender a essas expectativas, as marcas devem criar embalagens que excedam esse valor percebido.
Muitos fabricantes gastam grande parte do seu tempo procurando desenvolver e produzir um produto, mas não fazem o mesmo no desenvolvimento da embalagem. No entanto, a embalagem é um passo decisivo na distribuição de um produto, pois traz muitos elementos importantes, como atratividade no ponto de venda, redução de custos, comercialização do produto, bem como a sua segurança.
As marcas precisam focar mais na qualidade e no design da embalagem para criar produtos com aparência mais arrojada e que chamem a atenção nas prateleiras. Elas devem aproveitar esta tendência do consumidor que estão dispostos a gastar mais com produtos premium.
Entre o design e a funcionalidade, as embalagens premium têm o poder de influenciar a percepção do público alvo. A percepção de produto mais valioso e digno de um preço mais alto é indispensável para os fabricantes impulsionar o desempenho dos produtos premium. Vejam, que de acordo com a pesquisa acima, que os benefícios e atributos dos produtos contam muito.
Como a embalagem diferenciada agrega valor
A embalagem diferenciada cria valor através da funcionalidade e conveniência.
A embalagem tem dois propósitos principais:
- Conter e proteger o alimento ou a bebida;
- Travar o olho do consumidor na prateleira.
Mas quando os fabricantes adicionam à sua embalagem, funcionalidade – particularmente sob a forma de conveniência, isso agrega valor para o consumidor. Os consumidores desejam embalagens que estejam mais adaptadas às suas necessidades do que nunca.
Valor para os consumidores de hoje pode estender muito além do valor financeiro. Hoje em dia, muitas vezes, vem da percepção da contribuição global do produto para a sua vida. Os fabricantes de alimentos, produtos de higiene e beleza e até mesmo de limpeza, estão focados em inovações nas embalagens. Essas inovações são baseadas em conveniência que contribuem para uma percepção premium do produto.
Mas cuidado, pois a conveniência não é fator exclusivo que determina se uma embalagem é ou não diferenciada. A conveniência por si só não eleva a percepção do consumidor como sendo produto premium. Porém, a conveniência, somada a atributos como funcionalidade, forma e design gráfico têm a capacidade de fazer um produto premium aos olhos do consumidor.
A importância do design da embalagem diferenciada
Funcionalidade é uma consideração, mas embalagens premium, para muitos consumidores, ainda se resumem ao design visual da embalagem.
Os consumidores querem que as embalagens de produtos delivery sejam compatíveis com o estilo de vida que levam e sejam visualmente atraentes. Esse ponto está diretamente ligado ao design. Isto vale para alimentos, beleza ou qualquer outro segmento.
Steve Lamoureux, vice-presidente sênior de inovação de produtos Nielsen, entende que “O Design desempenha um papel importante na criação de uma imagem premium, provavelmente o papel mais importante, superando a publicidade e o endosso de uma celebridade“.
Características que fazem uma embalagem premium
- Um logo ou uma embalagem com formas e estrutura icônica para imprimir personalidade na marca e distinguir as linhas premium. A embalagem do chocolate Toblerone é um bom exemplo disso: forma triângular, que lembra os Alpes Suíços, porém, se você observar atentamente, verá um urso “camuflado” na imagem da montanha;
- Conectar-se ao nível sensorial e apelando para os múltiplos sentidos, como toque, som e cheiro. Embalagens que conseguem estimular com êxito a maioria dos sentidos serão percebidas como “mais premium”;
- Acabamentos especiais que conectam à importância da sensação táctil;
- O poder da simplicidade para ressaltar sofisticação e elegância, que, em essência, significa “menos é mais ” em embalagens premium.
Como a embalagem premium impacta os preços
Como os fabricantes podem usar embalagens premium como parte do posicionamento de um produto, as opções de embalagem também podem afetar o preço além do custo da produção de embalagens regulares.
Embalagens premium são usadas como um componente chave do posicionamento do produto, pois muitas vezes, ajuda o produto a oferecer valor aos consumidores. Esse é o entendimento da vice presidente de comunicações da Tetra Pak U.S e Canadá, Carla Fantoni: “Mas também é importante ter em mente que as embalagens premium usadas em produtos não premium não entregarão nada”.
Dependendo do valor social ou financeiro que as embalagens podem oferecer, os fabricantes podem aumentar os preços no mesmo produto. Isso será feito com embalagens consideradas premium – e os consumidores pagarão um prêmio por ela.
Os consumidores de hoje estão dispostos a pagar mais por produtos com os atributos certos. Estes atributos incluem inovações e melhorias, personalização e conveniência . É mais fácil se destacar da multidão se os consumidores podem claramente ver essas melhorias funcionais.
Não fique de fora desta estratégia
Embalagem premium, se executada e posicionada corretamente possibilitará aos fabricantes aplicar uma base de preço mais elevada e incrementar as vendas. Com o uso de embalagens premium já em ascensão, os especialistas acreditam que mais fabricantes adotarão essa estratégia à medida que trabalham para melhorar suas linhas principais.
Sua marca e seu produto também podem se beneficiar desse processo. Uma estratégia bem definida pode colocar seu produto à frente da concorrência. E como vimos aqui, a embalagem diferenciada, com acabamento premium é parte deste processo.
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