A pandemia de coronavírus (COVID-19) está causando danos crescentes à indústria global de restaurantes. Devido a medidas de distanciamento social, os consumidores têm como opções o delivery e o take-out. Saiba o que esperar para 2020 e como será o cenário diante o coronavírus e food service.
Projeções preliminares
Um dos efeitos inevitáveis do cornavírus no food service é que o mercado será mais seletivo. Aqueles que tomaram decisões enérgicas e sobreviveram à crise estarão mais fortes pós pandemia.
Espera-se que cerca de 15% a 20% dos estabelecimentos não aguentem os efeitos da crise e fechem as portas definitivamente. Isso fará com que a oferta de restaurantes aos consumidores reduza consideravelmente.
De acordo com Sergio Molinari, fundador da Food Consulting e especialista na Cadeia de Valor da Indústria de Alimentos, “o food service poderá cair entre 25 e 30% versus 2019, estamos falando de 8 a 10 vezes a pior queda até então registrada no mercado. Parece absurdo, mas fica mais fácil entender isso quando vemos a 2ª quinzena de março e o cenário mais provável para abril apontar algo na casa de 75 a 80% de queda em relação ao ano passado“.
Para entender melhor, não deixe de assistir o vídeo “Novas projeções para o Foodservice em 2020 com a COVID-19”, com o professor Sérgio Molinari.
A redução de renda dos brasileiros também vai impactar a performance do setor neste ano. A previsão é que o ano de 2020 terá o pior desempenho do food service desde 2015 que foi o pior de todos os tempos.
Fatores de impacto pós quarentena
A quarentena vêm impactando a vida de todos nós e vai trazer mudanças significativas em todos os aspectos. Muitos fatores impactarão o food service pós quarentena:
1 – Convívio social alterado
Com tanto tempo mantendo distanciamento social, é natural que as pessoas ficarão inseguras com o convívio social. O retorno à normalidade será gradual, tanto por medo quanto por possíveis restrições impostas por órgãos de controle.
2 – Higiene e saúde
O grau de sensibilidade aos aspectos de higiene e saúde estarão altos pós quarentena. A tolerância nas questões de higiene e saúde tendem a ser menor. Isso quer dizer que operadores de food service terão que dar atenção redobrada as melhores práticas que assegurem a higiene e saúde dos clientes.
Qualquer negligência nesta questão certamente afastará os consumidores do seu negócio. Assim, é esperado maior atenção à prevenção, saúde e bem-estar ”de clientes e trabalhadores.
3 – Mudanças de hábitos
Com a impossibilidade de comer fora, as mudanças de hábitos de consumo dos clientes são inevitáveis. Com isso, as pessoas voltaram a cozinhar e comer em casa. Muitos começaram a comprar refeições de negócios informais, como sobremesas, salgados e todo tipo de comida vendida por vizinhos e amigos.
4 – Baixo índice de confiança
O coronavírus e food service ocasiona relação direta no baixo índice de confiança tanto dos consumidores quanto dos empresários vão impactar de forma negativa o setor de food service.
5 – Endividamento e inadimplência
A elevação do nível de endividamento e inadimplência do consumidor é outro ponto que vai afetar ainda mais o food service. É fato que os consumidores que ficaram sem trabalhar não conseguirão quitar suas dívidas. A retração no consumo será inevitável.
6 – Segurança
O aumento da degradação das questões de segurança, como assaltos, roubos, furtos, etc. afetam as idas dos clientes aos restaurantes. Quando a sensação de insegurança é maior, os consumidores tendem a reduzir sair de casa, principalmente no período da note. Neste caso, o delivery pode ser a solução novamente.
Coronavírus e food service: O que está por vir
As tendências no setor de food service que estavam sendo traçadas no fim de 2019 se alteraram rapidamente. O fato é que todo o setor deve se preparar para a nova realidade.
Muitos estabelecimentos que não estavam preparados para delivery e take-out estão se ajeitando e se estruturando para isto. Aos poucos, muitos deles estão desenvolvendo formas de atender esse mercado.
A expectativa é que a reabertura dos estabelecimentos aconteça de forma gradual e com restrições. Então, ainda é válido investir na operação de delivery e take-out, que continuará sendo um forte componente.
É provável que a reabertura de bares e restaurantes seja um retorno à normalidade, porém, de forma anormal. Algumas alterações são esperadas como por exemplo, a apresentação de garçons, com luvas e máscaras, menu descartáveis e metade das mesas existentes disponíveis.
O momento ainda é de incerteza, porém, as mudanças acontecem a cada dia, a cada hora. Operadores de food service terão que abusar de sua natureza inventiva para driblar os obstáculos e voltar a operar como antes e obter lucro.