O garçom é o cartão postal do seu restaurante. Contratar garçom é uma missão desafiadora para os gestores, pois nem sempre todas as competências são encontradas em uma mesma pessoa, como empatia, rapidez, assiduidade, além do uso das novas tecnologias, em que está incluído o cardápio digital etc.
Mas as habilidades dos profissionais podem ser aprimoradas em diversos aspectos, como também, a aprender a colocar em prática os diferenciais de atendimento que o próprio restaurante usa para fidelizar seu público-alvo. Isso pode ser estabelecido por meio de capacitação e boas orientações.
Está pensando em contratar um garçom? Então, fique de olho em nossas dicas!
1. Analise a experiência do candidato
Antes de contratar garçom, um ponto fundamental a ser observado é a experiência que ele tem na profissão. Os clientes têm o garçom como referência para tirar dúvidas sobre refeições e bebidas que atendem melhor às suas preferências. Por acompanhar todo o processo do pedido, quando permitido, ele pode também dar sugestões sobre combinações e outras informações que podem ajudar o cliente a ficar mais satisfeito.
2. Descubra se é uma pessoa simpática e paciente
Ser simpático e paciente são duas características que devem andar juntas quando se trata de garçom. Dependendo do perfil do cliente, em alguns casos, o garçom deverá ser paciente e ainda demonstrar simpatia para fidelizar o cliente.
3. Observe se tem conhecimentos em gastronomia e bebidas
Como as atividades de um garçom são diretamente servir alimentos e bebidas, é imprescindível que eles tenham amplo conhecimento desses dois fatores. Conhecer algumas particularidades do ramo é uma referência atrativa para os clientes.
Não há necessidade de que o garçom tenha ensino superior nesses assuntos, mas ter saberes técnicos mais aprofundados pode ser um grande diferencial quando estiver em atividade em seu restaurante. Conhecer bem os alimentos que o empreendimento serve, principalmente, oferece credibilidade para o profissional e para o negócio.
Ter informações amplas em bebidas e entender sobre combinações, drinks, forma de servir, instrumentos de trabalho etc., podem ser indicativos de um profissional de sucesso inteirado em seu trabalho.
4. Verifique se a pessoa interage e se comunica bem com os clientes
Um atendimento ao cliente excepcional é uma estratégia para o desenvolvimento do negócio. Os garçons são pessoas que vivem em constante contato com os consumidores. À vista disso, é imprescindível observar como o profissional se relaciona com o público. Uma comunicação espontânea, respeitosa e alegre é um grande incentivo para envolver os clientes.
5. Avalie se é um profissional proativo
O serviço de garçom requer muito dinamismo e proatividade. O conhecimento por bebidas e alimentos ajuda a ter atitude nos instantes em que precisar intervir, como também, tomar iniciativas para solucionar problemas voltados a sua área e, até mesmo, implementar ações que causem benefícios para o restaurante.
Portanto, antes de contratar garçom é importante fazer um planejamento bem estruturado de tudo que deve ser realizado no processo, os objetivos da contratação etc. As perguntas devem ser bem específicas, como: acha importante trabalhar em equipe? Como reagiria a ofensa de cliente? Quais os serviços de garçom mais desafiador para você? Quando acontece um acidente de trabalho no salão, como você costuma reagir?
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