Você sabia que o Guia Michelin, além de ser o primeiro exemplo de marketing de conteúdo que se tem conhecimento, é também um daqueles projetos com grande sacada visionária de união entre duas paixões das pessoas de bom gosto — carros e gastronomia?
Quem gosta de lugares requintados e boa comida, certamente já se deparou com alguma informação sobre o Guia e como ele é importante para o universo gastronômico ao referenciar tantos restaurantes ao redor do mundo.
Neste post, você vai conhecer a história do Guia Michelin e de como ele sobrevive há mais de um século, conservando a característica de valorizar os esforços de tantos restaurantes e profissionais que dedicam a vida a servir com excelência! Boa leitura!
O que é o Guia Michelin?
Nos anos 1900 de uma França em expansão, os irmãos André e Édouard Michelin, donos de uma empresa de pneus para bicicletas, resolveram inovar e avançar para o recém-chegado segmento dos automóveis.
Sem saber ao certo como incentivar as pessoas — naquela época, apenas alguém de posses tinha condições de adquirir um automóvel — a utilizar seus veículos, tiveram a ideia de criar um guia roteirizado dos melhores lugares para se hospedar e comer nas cidades.
O que era para ser apenas uma pequena contribuição focada em fazer os usuários gastarem os pneus dos carros tomou proporções estratosféricas e tornou-se o que hoje podemos chamar de “bíblia gastronômica”, com os melhores e mais bem avaliados restaurantes do mundo, presentes em suas páginas diversas.
Por que o Guia Michelin é tão importante?
Para quem atua no ramo da gastronomia, o Guia Michelin funciona como um termômetro da excelência. É ele quem dita as regras e determina o posicionamento de um restaurante na escala de um a três, criando e elevando a reputação em nível mundial.
Quais são os critérios de avaliação do Guia?
A avaliação é feita por inspetores anônimos, ligados de alguma forma aos ramos hoteleiro e gastronômico, mas sem vínculos com os estabelecimentos visitados, o que confere seriedade e transparência às pontuações. Os tópicos de avaliação são qualidade dos produtos, técnicas de preparo, harmonia dos sabores, personalidade e regularidade da cozinha.
A classificação obedece à escala de 3 estrelas e cada uma delas representa o patamar de qualidade que foi atribuído a um restaurante. Veja como funciona:
Uma estrela
Cozinha de requinte e bom gosto! Em restaurantes com uma estrela as considerações são de uma cozinha bem estruturada, que utiliza alimentos de boa qualidade, com pratos convidativos.
Duas estrelas
O nível da cozinha sobe um degrau na excelência e o restaurante ganha o reconhecimento pelos pratos deliciosos e por trabalhar apenas com alimentos da melhor qualidade, o que reflete no gosto e aparência dos pratos.
Três estrelas
Esse é o nível soberano e sonho de qualquer chef experiente e renomado. Quando o restaurante alcança esse sublime posto ocupado por poucos, é porque muito além de bons alimentos e gosto apurado nos pratos, consegue despertar no cliente um estado de êxtase durante a refeição.
Conheça 3 restaurantes renomados que estão no Guia Michelin e os motivos de receberem a estrela!
Enoteca Pinchiorri — Firenze, Itália
Três estrelas sob o comando da chef Annie Féolde! Produtos excepcionais, sabores marcados, composições equilibradas, ao nível de arte. Pratos clássicos e acabamento perfeito.
Eleven Madison Park — Nova Iorque, Estados Unidos
Três estrelas, sob o comando do chef suíço Daniel Humm! Já foi eleito o melhor restaurante do mundo e possui ambiente superagradável, excelente serviço e comida absolutamente fantástica.
Oro Restaurante — Rio de Janeiro, Brasil
Duas estrelas sob o comando do chef Felipe Bronze! O restaurante apresenta uma culinária sofisticada e variada de pratos autorais em ambiente mesclado de elementos rústicos e elegantes.
O Guia Michelin está aí para mostrar que é sempre possível ir além das expectativas e do que o mercado já oferece para encantar o cliente e ocupar um lugar de destaque!
Se você gostou de saber sobre um dos melhores guias gastronômicos do mundo, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também dominarem o assunto!