A cada dia que passa mais pessoas estão desenvolvendo uma preocupação com os impactos de suas ações no meio ambiente. Isso as leva a buscar por empresas que compartilham desse mesmo pensamento. Logo, muitos estabelecimentos, sabiamente, acompanham essa tendência e definem formas sustentáveis de crescimento.
Os chamados “consumidores verdes” estão em ascensão e devem ser levados em consideração se você pretende atingir um público exigente e qualificado. Neste post, você vai entender melhor quem são e por que é importante pensar neles ao definir a embalagem dos seus produtos. Acompanhe!
O que são consumidores verdes?
Os consumidores verdes são pessoas que desenvolveram uma preocupação maior em como as suas ações podem impactar o meio ambiente. Consequentemente, procuram consumir produtos de empresas que demonstram essa responsabilidade ambiental.
Por isso, antes de comprarem um produto, eles acabam pesquisando os objetivos da marca da qual vão consumir. Vale a pena destacar que, se observarem pelo menos uma ação duvidosa do negócio, eles vão evitar consumir seus produtos — mesmo que isso signifique gastar um pouco mais para optar por outra marca.
Afinal, para esse consumidor, o principal é adquirir produtos de qualidade que poluam o mínimo possível ou reduzam ao máximo o impacto ao meio ambiente. Por isso, para conquistar esse público, é importante parar para analisar como a sua empresa lida com situações críticas que podem causar danos ambientais.
Quais os hábitos de consumo do consumidor verde?
Todas as ações dos consumidores verdes no seu dia a dia são voltadas a diminuir os impactos ambientais. Por isso, eles acabam procurando por:
- consumir alimentos orgânicos (frutas, verduras e outros);
- adquirir produtos com embalagens recicladas, ou seja, que não geraram impacto ambiental negativo;
- optar por meios de transporte que não sejam poluentes, como a bicicleta;
- fazer uso de transportes públicos, sempre que possível;
- usar de forma racional a energia elétrica e a água;
- separar o lixo orgânico do lixo reciclável;
- reutilizar os produtos sempre que possível.
Como eles pensam?
Como você viu, os hábitos do consumidor verde demonstram que ele está preocupado com a preservação ambiental em todos os aspectos da sua vida. Não apenas naquilo que parece ser conveniente para eles. Por esse motivo, uma empresa que atua com food service precisa se adequar para atrair a atenção desse público potencial.
Inicialmente, uma boa alternativa é desenvolver projetos internos que reduzam a quantidade de lixo produzido e até mesmo gerem uma economia de água e energia dentro do restaurante. Devem ser ofertados frutas, legumes e verduras que atendam ao padrão do consumidor e que sejam livres de agroquímicos poluentes.
Com essas estratégias bem alinhadas, você poderá aproveitá-las para transmitir sua mensagem nas embalagens, que deverão traduzir a realidade por trás da preocupação com o impacto ambiental da sua empresa.
Por que você deve considerá-lo ao pensar nas embalagens dos seus alimentos?
Infelizmente, algumas empresas acabam tentando fazer marketing verde sem realmente tomar as ações necessárias para se destacar como um negócio ecologicamente correto. Essa prática se chama greenwashing e existem algumas formas do consumidor identificá-las, como:
- ausência de provas, como selos, que atestam a empresa como verde;
- expressões duvidosas ou com informações vagas;
- divulgação de que evita elementos prejudiciais que nenhum produto semelhante vai possuir.
Por isso, na hora de planejar as suas embalagens, considere a impressão que sua marca vai passar ao consumidor verde. Transmitir confiança e informações corretas é a melhor maneira de captar a atenção e ganhar a confiança do consumidor verde.
Fica claro que evitar o greenwashing e desenvolver estratégias sólidas que chamem a atenção ao consumidor verde são passos importante para desenvolver uma estratégia de marketing eficiente. Ao levar em consideração o perfil desse público, o seu estabelecimento vai conquistar cada vez mais credibilidade no mercado.
Quer saber como sua empresa pode investir no perfil do consumidor verde? Confira agora 5 outros motivos para sua empresa usar embalagem sustentável!