As formas de consumo têm mudado de maneira significativa nos últimos anos, em razão dos avanços tecnológicos e da democratização do acesso à internet. Uma das principais inovações é representada pelo consumo online, que além da compra e venda de produtos em sites, foi impulsionado por meio dos aplicativos de delivery.
Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, representam as consequências irreversíveis da evolução dos meios de comunicação. Essa tendência é responsável por aumentar as vendas dessa natureza, em virtude da comodidade que oferecem.
Como gestor de restaurante, você precisa aderir a essa nova modalidade de vendas para atingir o maior número possível de consumidores. Saia na frente, aproveitando o que este artigo lhe contará, para conhecer mais sobre os aplicativos de delivery e saber quais são destaque no mercado. Boa leitura!
Por que o volume de vendas é impactado por meio do uso de um aplicativo de delivery?
Quando o cliente reconhece seu desejo de consumir um produto ou serviço, o desenvolvimento de meios para que a transação seja concluída de forma simples e ágil, criando uma experiência de compra agradável para ele, aumenta a probabilidade de haver a conversão desse desejo em ação.
É para atender a essa demanda que o desenvolvimento de aplicativos de e-commerce existe, ajudando a aumentar o volume de vendas, pois qualquer consumidor que possua um smartphone está potencialmente disponível para usufruir dessa tecnologia.
Como o uso do aplicativo de delivery tem crescido nos últimos anos?
A comodidade de receber sua refeição em casa tem se tornado uma preferência entre os consumidores. Da praticidade necessária à correria do dia a dia até fatores como a ampliação das opções disponíveis, tudo isso têm impulsionado tal setor desde 2015.
Os dados gerais do Brasil mostram isso. Entre 2016 e 2018, o crescimento ultrapassou os 1.000%; já no comparativo de 2018 para 2019, o delivery apresentou aumento de 23% na média geral, com uma forte alta puxada pelas pequenas cidades do interior, onde houve um implemento de 100% no número de pedidos entregues e de 120% em novos usuários desses aplicativos.
Em 2019, segundo a ABRASEL, a proporção de refeições entregues por solicitações por meio de apps de delivery foi de 49%, com o faturamento girando em torno de R$1 bilhão por mês. Já em 2020, como reflexo da pandemia do novo coronavírus, houve um aumento de 90% nesse segmento.
Qual é a perspectiva de crescimento do uso desses aplicativos nos próximos anos?
As estimativas globais apontam para a tendência de crescimento no uso de aplicativo de delivery. Estima-se que em 2021 esse mercado deve movimentar o valor de US$ 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo e até 2024 os usuários de aplicativo de delivery devem atingir 39 milhões no Brasil.
Quais são os benefícios de investir nesses aplicativos para fazer entregas?
Com a maior procura, por parte dos consumidores, por plataformas que possibilitem receber refeições em casa, os restaurantes devem pensar nesses aplicativos como aliados, por suas vantagens para esses negócios.
Aumento das vendas
Graças à comodidade de ter vários estabelecimentos com tipos diferentes de comida disponíveis, essas plataformas têm uma base de clientes muito grande, o que impacta positivamente o volume de vendas.
Reconhecimento da marca
A visibilidade proporcionada por tais aplicativos possibilita que mais pessoas conheçam os restaurantes. Utilizando os apps como uma forma de atrair novos clientes, por meio de promoções e realizando um trabalho de pós-venda eficaz, eles são ótimas formas de criar reconhecimento de marca, ampliando a base geográfica de consumidores do estabelecimento.
Quais são os principais aplicativos de delivery no mercado?
Os aplicativos voltados à encomenda e entrega de alimentos são meios eficientes de atrair e engajar novos consumidores, ao oferecer a eles experiências voltadas à comodidade e agilidade.
1. iFood
A marca iFood e seus aplicativos têm foco na gestão de todo o processo. Dessa forma, existem os apps utilizados pelos clientes, restaurantes e entregadores, em uma interface completamente integrada em todas essas etapas.
Um dos seus diferenciais, que atrai consumidores, é a variedade de cozinhas e estabelecimentos cadastrados. Não faltam opções de comida japonesa, chinesa, italiana, vegetariana e, até mesmo, grandes redes de fast food.
O aplicativo permite avaliações dos clientes, que podem dar feedbacks importantes para o seu negócio. Assim, você consegue ter comentários sobre o que ele achou da comida, da embalagem de delivery, do tempo de entrega ou do serviço em geral.
2. Rappi
Essa é uma empresa de origem colombiana que atua, majoritariamente, na América do Sul e que está conquistando o Brasil. Segundo seus criadores, o objetivo do negócio é estar presente em diferentes tipos de estabelecimentos, como farmácias, supermercados, pet shops etc.
No entanto, o segmento de food service tem ampla base de atuação dentro do aplicativo, uma vez que permite a disponibilização do cardápio e criação de eventuais promoções. O aplicativo está agradando clientes e restaurantes, tanto que é comum ver entregadores com caixas térmicas na cor laranja acopladas em suas motos por toda a cidade.
3. Delivery Much
A Delivery Much é uma empresa nacional com sede em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Sua estratégia de marketing tem como objetivo tornar a experiência do público mais agradável e acessível.
Essa startup encontra-se em franco crescimento e já conquistou mercado, principalmente, nas cidades do interior. Isso se deve ao seu diferencial de valorizar a opinião do usuário para se tornar referência em delivery online.
4. Hellofood
A Hellofood foi uma das primeiras empresas a visualizar uma oportunidade nesse segmento. Foi fundada no ano de 2012 e, desde então, continua a crescer. Por causa de sua abrangência, esse é um app que conta com uma grande rede de estabelecimentos cadastrados.
5. UberEATS
A Uber é a empresa que revolucionou os meios de transporte quando passou a oferecer a contratação de motoristas particulares a preços extremamente atrativos. Seu processo de expansão inclui o oferecimento de delivery de refeições, utilizando os profissionais que já atuam com a locomoção de passageiros.
A forma de pagamento muda um pouco, já que está atrelada ao cartão de crédito cadastrado no aplicativo Uber tradicional. Essa combinação de serviços fornece a possibilidade de acompanhar a entrega durante todo o trajeto.
Assim como o comércio eletrônico de outros produtos, os aplicativos de entrega em domicílio são uma tendência que está se consolidando no mercado de alimentos e bebidas, em especial no de refeições prontas. A comodidade e agilidade que permitem, auxiliando no dinamismo da vida moderna, demonstra que haverá ainda mais crescimento nesse segmento de food service.
Por esse motivo, os gestores e proprietários de estabelecimentos voltados ao ramo alimentício precisam, com urgência, repensar suas estratégias, adaptando-se às exigências dos clientes, de modo que seus processos sejam compatíveis com as necessidades do seu público.
Além de estar em crescimento nos últimos anos e ter uma expectativa ainda maior nesse sentido, as vantagens de disponibilizar seus produtos em um aplicativo de delivery são uma maneira inteligente de expandir a base de consumidores. Com as diversas opções disponíveis é possível adequar-se com facilidade, ganhando vantagem competitiva.
Agora que você sabe mais sobre o mercado de plataformas e apps para delivery de alimentos e todas as funcionalidades dos principais aplicativos do tipo disponíveis no mercado, que tal contar a seus clientes essa ideia e já começar a atrair um público para seu negócio por meio desses canais? Então, aproveite que este artigo está completo e compartilhe-o nas suas redes sociais!