O food service é um dos setores que mais cresce no Brasil e vem conquistando cada vez mais mercado. Com um crescimento médio de mais de 13% nos últimos dez anos e movimentando mais de R$170 bilhões por ano, o food service tem prevalecido mesmo em épocas de crise.
Entretanto, como qualquer outro empreendimento, é preciso se renovar e se reinventar para manter a posição de destaque, e o mercado alimentício não foge a essa regra.
No artigo de hoje, você vai conhecer as inovações trazidas para o setor do food service, além de descobrir como prevalecer em um mercado cada vez mais competitivo. Confira!
O conceito de Food Service
Quando se fala em serviços de alimentação, muitas pessoas podem confundir os diferentes termos estrangeiros presentes nesse meio: delivery, self-service, fast-food, food trucks, gourmet, entre outros. São vários os nomes e muitos deles estão espalhados em qualquer esquina, mas um deles se destaca, principalmente entre os empresários da área: food service.
E o food service nada mais é do que o mercado que abriga todos os termos acima citado, incluindo atividades que vão desde a produção e distribuição de alimentos, voltadas para o consumidor final, que adquirirá as refeições em estabelecimentos fora de casa ou então em domicílio.
De maneira resumida, o food service engloba todos os serviços voltados para a comercialização de alimentos prontos para o consumo. Nesse leque estão inclusos restaurantes, redes de fast-food, lanchonetes, padarias, pizzarias, delivery’s e tantos outros.
Mercado de serviços de alimentação no Brasil
Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) em 2013, os dez anos anteriores significaram para o mercado de Food Service um crescimento anual médio de 14,7%. Com uma movimentação anual que ultrapassa os R$170 bilhões, o setor é um dos mais promissores no país, mesmo nos correntes períodos de crise.
Para se ter uma ideia da importância do food service no Brasil, a participação do setor no PIB cresceu de 8,5% em 2010 para significativos 10,1% em 2016. E levando em consideração apenas as franquias de restaurantes, é possível observar um crescimento expressivo de 8,8% ao ano.
Mesmo com todo esse crescimento, o Food Service brasileiro ainda possui um potencial gigantesco. Todo esse potencial não depende exclusivamente do aumento do consumo por parte do público, mas sim dos investimentos feitos pelos empreendedores da indústria alimentícia.
Ainda pouco explorado pelas empresas do setor, o marketing para food service pode agregar ainda mais na capacidade de crescimento das empresas. Basta ser bem explorado, com criatividade e planejamento.
Fatores que impulsionam o mercado de Food Service
As últimas décadas trouxeram uma nova rotina para a maioria da população. Pouco tempo disponível para preparar as próprias refeições, horários de almoço apertados e muito tempo perdido no deslocamento entre casa e trabalho são alguns dos problemas que quase todo mundo convive no seu dia a dia.
E o que pode parecer problemático para muita gente, para o mercado de alimentação é o oposto: uma oportunidade de crescimento. Isso porque as pessoas, cada vez mais, tendem a optar por refeições práticas e rápidas.
Praticidade
Se antigamente era preciso buscar no catálogo telefônico o contato de uma pizzaria que realizasse entregas em domicílio, hoje em dia esse tipo de serviço está na palma da mão. Sem dúvidas, a universalização do celular e do acesso à internet contribuíram muito para o aumento do consumo de alimentos por delivery.
Novos canais de venda, proporcionando uma nova experiência de consumo, trazem praticidade ao público, que tende a consumir cada vez mais nessas modalidades. Isso sem contar com a possibilidade de pagamento online ou via cartão, o que elimina a necessidade de deslocamentos com dinheiro em espécie.
Necessidade básica
Outro fator importante que explica o crescimento exponencial do setor alimentício é o simples fato de se constituir em uma necessidade básica do ser humano. Mesmo em períodos de crise, a indústria do food service é uma das últimas a sentir os seus efeitos.
Exatamente por isso, esse segmento tende a sofrer com a crise de maneira mais leve, caso serviço e produto sejam oferecidos com qualidade. Em combinação ao perfil brasileiro, que tende a consumir muito em estabelecimentos fora de casa, a tendência é de um mercado sempre aquecido.
Centros comerciais e shoppings
Uma característica muito importante no comércio brasileiro é a concentração de centros comerciais, como os shoppings. Enquanto o exterior mostra uma diminuição constante nesse tipo de negócio, o Brasil segue uma tendência contrária, expandindo seus centros comerciais principalmente em cidades médias, no interior.
E quando se pensa em um shopping de grande circulação de público, é inevitável não lembrar das praças de alimentação, que concentram uma grande quantidade de franquias de restaurantes e lanchonetes. Assim, além de atrair pessoas que frequentam os estabelecimentos exclusivamente para se alimentar, esses ainda aproveitam o grande fluxo de consumidores de lojas e cinemas dos shoppings.
Variedade de opções
Nos últimos anos, o Brasil viu surgir uma série de tendências no mercado alimentício. Restaurantes de comida asiática, food trucks, aplicativos de delivery, paletas mexicanas, entre tantas outras novidades ajudaram a aquecer o food service brasileiro nos últimos tempos.
Inovação
Outro fator crucial para o sucesso do food service no Brasil é o grande potencial de inovação presente no setor. Além de poder oferecer novidades como novos pratos, por exemplo, esse mercado ainda pode inovar em áreas como atendimento e tecnologia.
Tendências na alimentação em 2018
Como já é possível perceber, o food service é um dos mercados com maiores possibilidades de inovação. E as perspectivas de crescimento abrem espaço para muitas novidades. Para o ano de 2018, várias tendências continuam, enquanto outras inéditas surgem. Algumas delas são:
1. Personalização
Pensar no consumidor em primeiro lugar é uma tendência recorrente em vários setores. E o food service não fica para trás. Por isso, dar ao cliente a possibilidade de personalização de pratos e ingredientes é um ponto bastante positivo, que tende a atrair o público.
Nesse sentido, o uso de embalagens para alimentos com algum tipo de personalização também é forte. Afinal de contas, o primeiro contato de qualquer cliente com seu alimento é a partir da embalagem, e causar uma boa impressão pode fidelizar clientes. Isso sem contar as embalagens inteligentes, que se transformam em outros itens úteis, facilitando a vida do usuário.
2. Alimentação saudável
O cuidado com a saúde é uma preocupação muito grande nos dias de hoje. E a alimentação é parte crucial disso. Cardápios que oferecem opções saudáveis e variadas chamam a atenção dos clientes, principalmente do crescente público fitness.
Incluir opções voltadas para vegetarianos, veganos e intolerantes ao glúten e lactose, por exemplo, não apenas se mostra uma estratégia de marketing, mas torna o estabelecimento inclusivo, possibilitando que outros públicos consumam os produtos.
3. Produtos artesanais
O estilo de vida saudável não se preocupa apenas com a tabela nutricional dos pratos, mas também com a origem deles. Aliada à cultura do “faça você mesmo”, a busca por alimentos artesanais está crescendo nos últimos anos, e promete ganhar força para 2018. O mercado das cervejas artesanais, fabricadas pelo próprio estabelecimento, é um dos que já está consolidado.
4. Tecnologia
Não há como ignorar a importância dos smartphones na vida de todo mundo hoje em dia. Oferecer para o cliente um acesso fácil, aliado à comodidade dos celulares, significa conquistar um público cada vez maior. Aplicativos próprios são uma tendência para os próximos anos, além daqueles que reúnem vários restaurantes, um sucesso já nos dias de hoje.
Importância da inovação para o serviço de alimentação
O food service brasileiro é um mercado em franca expansão, apresentando inúmeras possibilidades de crescimento. Mas esse cenário pode enganar os mais desavisados, pois esse é também um setor altamente competitivo, com milhares de marcas e estabelecimentos novos a cada ano.
Por isso, ter um planejamento bem definido é fundamental. Afinal de contas, investimentos errados podem significar a falência de qualquer negócio promissor. Pensando nisso, é crucial desenvolver estratégias que possam gerar valor para o cliente, de modo que seja possível torná-lo um cliente fiel.
Muitas empresas do setor apostam, com sucesso, em kits promocionais. É uma maneira interessante de conquistar novos públicos, principalmente para aqueles negócios que acabaram de abrir. No setor alimentício, pequenas cortesias podem significar uma maior satisfação do cliente.
Como citamos anteriormente, o uso de embalagens também é uma ótima maneira de inovar. Com o crescimento do mercado de delivery, esse item tem ganhado cada vez mais importância.
Em um mercado cada vez mais competitivo, buscar alternativas de inovação é um passo vital para qualquer empresa que deseja se manter atualizada, alcançando novos públicos e conquistando mais clientes. Por isso a importância de se investir tempo e recursos na fase de planejamento, pois é por meio dele que você conhecerá seu público, podendo então entender em quais pontos pode inovar com segurança.
Desafios para manter um Food Service
Um dos principais obstáculos encontrados pelo food service no Brasil é justamente a grande concorrência para qualquer tipo de negócio envolvido. Da produção aos pontos de venda, é impossível encontrar pouca concorrência. Levando-se em consideração apenas os pontos de venda, por exemplo, esses somam mais de 1 milhão.
Outra dificuldade encontrada pelas empresas do ramo está ligada à fiscalização. Necessária para a manutenção da qualidade, pode também ser um entrave devido à burocracia existente na legislação brasileira. Muitos negócios precisam lidar com processos longos e demorados apenas para conseguir um alvará municipal. Por isso, mais uma vez, o planejamento se mostra fundamental.
O momento atual do Brasil ainda requer uma série de cuidados. Em um cenário de crise financeira, é comum observarmos o crescimento de negócios individuais e independentes. O food service é outro setor que precisa lidar com isso. As operações independentes ligadas ao setor alimentício representam 82% do total, contra apenas 18% dos industrializados.
Apesar disso, as oportunidades de crescimento ainda são grandes, ainda mais se considerarmos a redução nos preços de imóveis, possibilitando a abertura de novos pontos de venda. Isso sem contar os shoppings, que apresentam taxas de vacância cada vez maiores.
Para aqueles empreendedores que buscam investir no mercado de comida saudável, o desafio pode ser ainda maior. É preciso saber equilibrar a balança entre os custos de matéria-prima e os preços para o consumidor final. Buscar fornecedores locais, nesse caso, pode ser a melhor opção para reduzir custos e aumentar a margem de lucro.
Já para as grandes indústrias e redes de restaurantes e lanchonetes, o desafio se encontra na sazonalidade das grandes produções. Plantio, alterações climáticas, pragas, seleção de animais reprodutores, entre outros fatores, podem trazer para esses negócios o risco de uma alteração considerável nos custos, dependendo da época do ano.
Por último, um dos grandes desafios dos empreendedores de ambos os portes é no controle de qualidade. Essa questão aflige a todos, uma vez que trabalhar com alimentação significa trabalhar também com a saúde da população. É fundamental manter um rigoroso controle sanitário e de qualidade, buscando não apenas garantir o alto nível dos pratos para o consumidor final, mas também selecionar bons fornecedores, de modo que toda a cadeia produtiva possa contar com alimentos de qualidade.
Que toda empresa ligada ao food service tem como principal foco o alimento que será servido ao cliente final, não há dúvidas. Mas para aqueles que pretendem realmente se destacar nesse mercado tão populoso, é crucial pensar também em outras frentes. As tendências aqui apresentadas constituem apenas uma fração das possibilidades existentes para os negócios do food service.
Buscar a diferenciação frente à concorrência é a melhor maneira de conquistar novos mercados, garantindo o crescimento e a expansão das vendas e, consequentemente, dos lucros. Já citamos nesse artigo, algumas vezes, a importância das embalagens para encontrar o diferencial da sua empresa.
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