Utilizar as ferramentas certas é o segredo para o sucesso de qualquer negócio. No caso dos restaurantes, isso inclui a embalagem utilizada para armazenar e transportar alimentos e os meios de contato com os clientes. E, hoje, uma excelente estratégia para facilitar essa comunicação é vender por WhatsApp.
Embora esse seja um aplicativo bastante difundido, é comum surgirem dúvidas sobre como utilizá-lo para tal fim específico. Algumas delas envolvem o que oferecer por meio dele, quais mecanismos explorar para melhorar o atendimento, como preparar os atendentes que conduzirão esse canal de contato, entre outras.
Então, para ajudar você nessa missão, trouxemos aqui 4 dicas essenciais para você vender por WhatsApp no seu restaurante. Continue lendo e confira!
Como vender por WhatsApp?
Para oferecer e comercializar os pratos do seu restaurante por meio do delivery a partir desse aplicativo, não basta tê-lo instalado. É preciso saber utilizá-lo da melhor forma para otimizar os resultados que ele pode oferecer. Vejamos, então, algumas dicas!
1. Ofereça atendimento e solicitação de pedidos pelo aplicativo
A possibilidade de obter informações ou fazer pedidos apenas por telefone, internet ou aplicativo específico pode afastar o seu cliente, em razão de esses serem meios mais dificultosos do que o WhatsApp. Há, também, o fato de que as pessoas têm prezado cada vez mais por rapidez e eficiência.
Então, facilite a vida dos seus clientes e torne mais ágil todo esse processo! Ofereça um atendimento completo pelo aplicativo, desde o fornecimento de detalhes sobre cada item oferecido em seu cardápio, passando pela solicitação de pedido, até os dados sobre a entrega.
2. Use o WhatsApp Business para otimizar processos rotineiros
Além do aplicativo usado no dia a dia por pessoas físicas, existe hoje o WhatsApp Business, que é específico para o comércio de produtos e serviços. Essa versão oferece diversas ferramentas que facilitam e agilizam ainda mais o atendimento ao consumidor.
Depois de criar um perfil empresarial para o seu restaurante — contendo informações como endereço, e-mail, horário de funcionamento, telefone etc. — você pode ativar o recurso de mensagens inteligentes. Por meio dele, é possível enviar recados automáticos ao ser contatado por um cliente, caso os atendentes não estejam disponíveis para atendê-lo no momento.
Além disso, assim como no caso do aplicativo de mensagens instantâneas utilizado pelas pessoas, essa versão para comércio oferece a opção de conversação pelo WhatsApp Web. Isso faz com que o tempo de atendimento seja reduzido, já que digitar pelo teclado do smartphone pode demorar mais do que em um computador.
Outra vantagem do WhatsApp Business é a possibilidade de conferir, no campo “Estatísticas”, dados a respeito da quantidade de mensagens lidas e respondidas em determinado período de tempo, por exemplo. Tal mecanismo permite que você acompanhe a efetividade das estratégias de marketing adotadas pelo seu restaurante, avaliando a necessidade de modificações, ou não, para melhorar o atendimento.
3. Treine os colaboradores para atender adequadamente nesse canal
Saber utilizar o WhatsApp para vendas também envolve treinar os colaboradores do seu restaurante que ficarão responsáveis por atender nesse canal. Afinal, assim como acontece no atendimento físico, o consumidor que é bem atendido por determinado estabelecimento apresenta maiores chances de voltar a consumir nele, além de indicá-lo para conhecidos.
Portanto, prepare os funcionários que farão o atendimento pelo aplicativo, explicando-lhes a importância de eles serem cordiais, pacientes e atenciosos com os clientes. É fundamental, inclusive, utilizar vocabulário e escrita adequados. Deixe claro, também, que o aplicativo de mensagem do restaurante deve ser utilizado apenas para fins profissionais. O conteúdo trocado nele deve ter relação direta com os pratos oferecidos pelo estabelecimento, bem como as entregas.
Além disso, é muito importante evitar que o público do seu restaurante tenha que lidar com longos períodos de espera. É preciso lembrar que estamos falando de comercialização de produtos alimentícios, e que nem sempre a fome pode esperar!
4. Divulgue o atendimento por WhatsApp nos seus canais de marketing
Para que o seu público saiba sobre a possibilidade de ser atendido por meio do WhatsApp, não basta contar com a indicação de clientes. Divulgar isso nos canais de marketing do restaurante é essencial para atrair ainda mais pessoas, que talvez não tenham tempo para ir até um estabelecimento para fazer suas refeições.
Além disso, investir nessa divulgação ajuda a fazer com que mais consumidores conheçam o restaurante e o seu serviço de delivery. Como consequência, é possível obter um aumento das vendas — e do lucro no final do mês. Que tal?
Quais são os benefícios de vender por WhatsApp?
Você já deve saber que o WhatsApp é um dos aplicativos mais populares hoje em dia, não é mesmo? De fato, as pessoas trocaram o uso de e-mails, SMS, ligações e outros meios de comunicação por programa de mensagens instantâneas. E isso tem razão de ser, já que, além de ser grátis, ele é de fácil utilização.
Na verdade, esse é o principal aspecto que torna a venda por WhatsApp benéfica ao seu restaurante. Além de ser difícil encontrar quem não o utilize atualmente, ele acabou facilitando a comunicação com o cliente final, por permitir que os pedidos sejam feitos de maneira mais rápida.
Além disso, a divulgação dos seus pratos e serviços de entrega, assim como de promoções, tem alcance bem maior com esse aplicativo, e pode ser feita sem grandes custos. Ou seja, trata-se de uma maneira de potencializar o marketing do seu negócio.
Porém, já que a maioria da demanda por esse canal será por delivery ou takeaway, não basta pensar apenas no produto entregue. Você deve se preocupar também com a embalagem em que ele será transportado, incluindo aspectos como:
- o design;
- a personalização;
- a higiene;
- a facilidade de utilização;
- a segurança; entre outros.
Enfim, vender por WhatsApp é fundamental nos dias de hoje. Seguindo as dicas que vimos até aqui, você otimizará o seu atendimento e o tornará mais eficiente. Lembre-se, contudo, de ir além dessa comunicação pré-entrega! Preocupe-se também com o transporte dos seus alimentos, escolhendo embalagens personalizadas e atrativas para armazená-los adequadamente.
Então, gostou das nossas dicas? Agora, se você quer ter acesso a outras informações úteis para a gestão do seu restaurante, siga a gente nas redes sociais! Nós estamos no Facebook e no Twitter.