A tecnologia é cada vez mais importante no mundo empresarial, fazendo-se presente na vida de qualquer gestor preocupado com seus negócios: entre os diversos benefícios percebidos, um dos principais é a análise de informações para melhorar a sua atividade.
Dessa forma, o Big Data se mostra importante para quem pretende avaliar as influências de mercado — clientela, concorrentes, logística etc. —, garantindo uma tomada de decisões muito mais eficaz!
Hoje vamos mostrar os efeitos do Big Data no seu varejo e como extrair os melhores resultados dele! Interessou-se? Então acompanhe!
Melhorando a experiência do cliente
Por meio do monitoramento e comportamento nas redes sociais, blogs e sites do seu negócio é possível entender o que realmente os clientes procuram.
Assim, você pode investir em ofertas estratégicas e campanhas de marketing direcionadas para esse público-alvo. Outra hipótese é apresentar produtos e serviços especializados relacionados para incrementar o lucro e melhorar o atendimento.
Facilitando o tempo de cadastramento
Principalmente em lojas virtuais e sistemas eletrônicos, o cadastramento é burocrático e muitas vezes cansativo. Pedir diversos dados, como CPF, Identidade, nome completo, idade, entre outras infinidades de informações, pode gerar desconforto.
Aproveite as ferramentas do Big Data e pergunte por informações básicas — como nome e e-mail — e deixe que as ferramentas atualizadas preencham o restante do cadastro para você. Isso demonstra mais profissionalismo e melhora a experiência dos clientes.
Reagindo mais rápido às tendências de consumo
Ser proativo é fundamental para qualquer gestor preocupado com o crescimento do negócio: imagine ter que esperar os concorrentes ditarem as tendências para que você as siga? O impacto disso nas economias da empresa pode ser desastroso.
O ideal é fazer um mapeamento do comportamento dos potenciais clientes dentro da sua atividade para entender quais são as suas reais buscas. Dessa forma, você poderá obter dados importantes e agir para atender e criar as tendências do mercado.
Otimizando as estratégias e o ROI
O ROI — return on investment — é uma prática estratégica para apontar as previsões de retorno para cada investimento feito pelo gestor. Assim, é possível otimizar as escolhas sobre onde aplicar o dinheiro.
Por reunir muitas informações de mercado, o Big Data auxilia a interpretar como cada aplicação afeta um negócio e a prever o retorno, podendo ajudar — e muito — na tomada das melhores decisões para a empresa.
Observando de perto a concorrência
A concorrência é parte fundamental de todo mercado, já que, por meio dela, é possível pautar não só o valor dos produtos como as referências de postura.
Imagine que você está perdendo vendas para determinado varejista e não consegue encontrar o porquê disso. Por meio do Big Data, o gestor consegue identificar os concorrentes — diretos e indiretos — e coletar informações como o comportamento deles, auxiliando na otimização de práticas para garantir a concorrência.
Investindo no pós-venda
O processo de compra não deve ser entendido como o fim do relacionamento com o cliente: consumidores procuram, além de um bom produto, uma boa experiência como um todo — embalagens, atendimento, infraestrutura, praticidade e interesse da empresa.
Ao investir em ferramentas para mapear a fundo seus clientes, é possível construir uma relação personalizada após o fechamento da compra, demonstrando a preocupação com sua satisfação e fidelizando esses consumidores.
Assim, você terá um público muito maior e poderá melhorar a marca do seu negócio no mercado, atraindo cada vez mais compradores!
E então, leitor? Gostou de aprender como usar o Big Data em favor do seu negócio, extraindo os melhores resultados? Nas nossas redes sociais — Facebook, Twitter e Google+ — temos diversos artigos que podem ser interessantes para você! Siga-nos lá e fique por dentro de todos!