A internet mudou o mundo drasticamente desde a sua invenção, mas foi nos últimos anos que sua influência foi mais perceptível em nosso dia a dia. Seus impactos vão desde coisas corriqueiras, como a forma de se informar, aprender e comunicar, até decisões de maior impacto, como comprar um carro ou uma casa. A transformação digital penetrou em todos os aspectos de nossa vida, mas uma das áreas em que ela mais se fez presente é a dos hábitos de consumo.
Inicialmente, ela era uma fonte buscada por quem desejava comprar um produto, do qual se precisava pesquisar mais informações ou era mais difícil de se encontrar, como um lançamento de eletroeletrônico.
Hoje, até a decisão de compra de um simples shampoo passa pela chancela da avaliação online, não importando se a aquisição será ou não realizada em e-commerce.
Atualmente, o Brasil conta com 100 milhões de pessoas conectadas. Dentre elas, 47% buscam informações na internet, antes de comprar em loja física, segundo levantamento do SPC Brasil em parceria com a CNDL.
Diante de dados tão impressionantes, fica impossível ignorar o impacto da transformação digital na decisão de compra do varejo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira mais informações!
Quais são a tendências tecnológicas que mudaram o varejo?
Veja a seguir as principais tendências tecnológicas a serem consideradas pelo lojista que deseja manter sua competitividade. Acompanhe!
Mobile
Porta de conexão entre o mundo físico e o digital, o mobile transformou a forma de fazer compras. Com ele, o vendedor não é mais a única fonte de informações presente no momento da aquisição. Por meio de uma pesquisa rápida, o consumidor já pode saber qual a média de preço nas outras lojas, quais as principais avaliações e conhecer produtos similares.
Isso exige um maior preparo da equipe de vendas, que precisa fazer do atendimento um diferencial, e também uma preocupação com o ponto de vendas, que precisa ser atrativo, proporcionar interação com o produto e trabalhar muito bem a comunicação de cada atributo, para não perder para a abundância de informações encontrada no digital.
Market Place
O Market Place é uma espécie de “shopping” virtual, que reúne diversas lojas e marcas em um só lugar. É uma inovação muito interessante para empresas menores, que tenham ou não e-commerce próprio, ganharem visibilidade no vasto mundo da internet.
Essa acaba sendo uma alternativa muito boa para quem deseja garantir uma presença no digital, sem investir em grandes mudanças e gastos, ajudando ainda na divulgação da loja para além da sua região.
E-commerce
45% dos consumidores brasileiros que compram online, o fazem para não ter que sair de casa. Essa é, sem dúvida, uma das facilidades do e-commerce que o varejo tem de reconhecer e passar a oferecer aos seus clientes que também compram pela internet, por falta de tempo (29%) ou de disponibilidade de horário (31%).
O e-commerce anda facilita a comparação de preços e características dos produtos.
Digital Influencers
Entrando mais a fundo nas transformações sociais causadas pelo digital, podemos destacar os influenciadores digitais e seu papel na divulgação de produtos e lojas.
As celebridades da internet podem ter milhares ou milhões de seguidores, alcance regional ou nacional, mas uma coisa é certa: o que elas compram, onde compram e como compram é fator de decisão importante para o público, que costuma acompanhar o dia a dia dos influenciadores, por meio de dispositivos mobile.
Como adaptar o meu varejo à transformação digital?
Essa é uma das perguntas que mais passam na cabeça dos varejistas: como adaptar meu negócio para concorrer em algo tão versátil e veloz quanto a internet?
A seguir vamos falar de algumas táticas online que você pode utilizar para atrair o consumidor do digital para sua loja. Confira.
Vitrine Digital
Se pararmos para pensar na principal função de uma vitrine, chegaremos à conclusão que é atrair pessoas que estiverem passando na rua, para dentro da loja.
Se com a transformação digital o alcance de produtos e serviços fica quase que ilimitado, ter uma vitrine digital é fundamental para alcançar e atrair pessoas para a sua loja, sem se limitar aos espaços físicos.
Integração Online e Offline
Ao mesmo tempo em que muitos compradores pesquisam na internet antes de comprar, outros (23%) não abrem mão de visitar uma loja. Se você não quer perder o poder de influenciar nenhuma fatia desse público, uma boa estratégia é integrar o e-commerce à loja física.
O consumidor é um só e, por onde ele passar em sua jornada de compra, poderá encontrar os serviços de sua loja. Além do mais, um dos obstáculos do e-commerce é a desconfiança das pessoas quanto ao recebimento, medo que tende a ser amenizado quando há uma loja física para a qual recorrer.
Gamificação
Pessoas sentem-se atraídas por jogos e isso faz da gamificação outra ótima forma de atrair clientes e integrar online e offline, utilizando a lógica e a dinâmica de jogos para engajar pessoas!
Misturando desafios e recompensas em uma espécie de “promoção” divertida, você poderá estimular ações dentro e fora do mundo digital, atraindo assim novos clientes para ambas as plataformas e ainda ajudando a fidelizar os antigos, por meio de uma competição saudável.
Para que esse tipo de ação seja eficiente, ela precisa ser bem articulada e conectada a um propósito. O que mais diferencia uma estratégia de gamificação de um concurso é que ela sempre tem um objetivo por trás da simples premiação, ou seja, o jogador precisa estar em busca de uma missão a ser completada e não apenas do prêmio.
Mídias Sociais
Aqui incluímos tanto as redes sociais tradicionais, como Facebook e Instagram, quanto o Whatsapp, que não é uma rede social por definição, mas que já conquistou esse status pelo papel desempenhado em funções, como conectar pessoas com interesses em comum, como podemos observar nos grupos do aplicativo.
O varejo pode se utilizar dessa característica para alcançar um “boca a boca” mais eficiente.
Com a escassez de tempo na rotina da maioria das pessoas, elas dificilmente vão despender energia indo até sua loja para ver se tem algo que as interessa, sem conhecer. Mas, se elas já tiverem visto algo nas redes sociais ou estiverem sabendo que chegaram novidades, poderão se programar.
Essas foram apenas algumas dicas para manter seu negócio atualizado e crescendo em meio a transformação digital!
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