É comum que as pessoas tenham ideias — boas ideias, frequentemente — mas tenham receio de levá-las adiante, pela insegurança de inovar. Certamente, fazer algo novo e surpreendente pode assustar, por gerar um risco de insucesso grande. Mas, é possível implantar novas soluções com um melhor aproveitamento, observando as oportunidades no mercado e entendendo como abordá-las.
É preciso entender que para melhorar as chances de sucesso de um empreendimento é necessário analisar todo habitat em que a sua empresa está inserida. A partir disso, podem ser destacados alguns pontos chave para que as oportunidades de mercado sejam identificadas e exploradas.
Como dito, antes de ter um bom aproveitamento das oportunidades de mercado, é necessário saber identificá-las com rapidez e precisão. Fica um pouco complicado inovar em algo que não é conhecido ou que passou despercebido, não é mesmo?
Então, venha com a gente e descubra mais sobre como perceber novas oportunidades e aproveitá-las de maneira satisfatória!
Conhecer o cliente é o primeiro passo para aproveitar as oportunidades no mercado
As oportunidades no mercado mudam e surgem a partir das mudanças na mentalidade e nas necessidades dos clientes. Conhecê-los é fundamental para que seja possível inovar, preencher novos nichos de atuação, e fortalecer sua marca.
Para entender o cliente é necessário compreender o que ele procura. O que ele busca que o seu produto não possui? Quais as necessidades do cliente? Quais as paixões do cliente?
Muitas vezes, o seu produto tem as funcionalidades procuradas pelo cliente. O problema é que você não consegue abordar de forma correta as próprias qualidades do produto. Mas, a partir do momento que a empresa entende como o cliente enxerga o seu produto assim como ele enxerga um produto ideal, você consegue ressaltar os pontos positivos da sua empresa.
Dessa maneira, a comunicação entre empresa e cliente se estreita, você consegue dialogar expressivamente com o consumidor e aproveitará melhor o mercado.
Conhecer os concorrentes
Muitas vezes os seus próprios concorrentes, ao tentarem se posicionar no mercado, deixam oportunidades a mostra. Saber aproveitá-las é fundamental para ter sucesso no seu nicho de atuação. Para tirar vantagem dos seus concorrentes, duas palavras devem ser tratadas como chave: benchmarking e diferenciação.
O benchmarking consiste na análise do concorrente e de seus produtos e serviços. Compreender como ele se insere no mercado, o que ele oferece no seu produto que a sua empresa não oferece, como ele aborda as qualidades do seu produto e como ele ofusca os seus pontos fracos. Tudo isso ajuda a empresa a entender a realidade de mercado, o que ajudará na diferenciação do seu produto.
A diferenciação é uma estratégia, montada com base nas características do produto que o fazem estar em uma posição de vantagem no mercado. Conhecer e entender as qualidades do seu produto, o que o cliente quer e o que seus concorrentes fazem, são maneiras de obter informações para abordar da maneira correta o consumidor e melhorar a imagem da empresa.
Buscar novos mercados
Empresas inovadoras são aquelas que descobrem — ou criam — um novo nicho. Com isso, elas mostram às pessoas uma nova solução, um novo produto e passam a ter um posicionamento extremamente favorável, dominando fatias consideráveis do mercado.
Você provavelmente deve conhecer Steve Jobs. Ele foi um dos principais responsáveis por identificar um novo nicho de atuação para empresa desenvolvedoras de celulares. Com a criação de smartphones, celulares integrados, com telas interativas e conexão de internet, a Apple dominou durante muito tempo o mercado de celulares.
Uma peculiaridade desse mercado é a sua abrangência. O potencial do mercado de celulares é universal. Qualquer pessoa deseja e tem possibilidades de utilizar um smartphone. Saber identificar o potencial e o tamanho do mercado é fundamental quando se busca criar um nicho de atuação.
Utilizar canais de comunicação corretos
Não adianta ter uma grande ideia, um mercado inteiro para ser abrangido, uma estratégia de comunicação estabelecida, mas usar os canais de comunicação errados. Escolher o meio pelo qual você vai abordar seu cliente faz toda a diferença. Planejar como esse canal será utilizado é ainda mais importante.
Sem dúvidas, a abordagem de uma empresa de aparelhos celulares não será igual à abordagem de uma lavanderia. Ambas tem capitais diferentes disponíveis para investimento e buscam um nível de formalidade e proximidade do cliente diferente.
Pensando na prática
Você iria a uma lavanderia que conheceu através de panfletagem ou em um cartaz perto de sua casa? Talvez sim. A proximidade da sua casa torna a lavanderia atrativa por ser um serviço de menor investimento e, portanto, menor risco. Por isso, pode ser interessante para a lavanderia utilizar esse tipo de abordagem.
Já para uma loja de aparelhos celulares, essa abordagem pode não funcionar. O investimento a ser feito pelo cliente é maior, e provavelmente ele optará por lojas com reputação conhecida, o que nem sempre pode ser passado pelo panfleto. Uma abordagem mais pessoal, que passe credibilidade — pode ser por meio de garantias, por exemplo — poderia funcionar melhor.
Escolha o canal de comunicação certo! Procure entender onde o cliente costuma buscar informações sobre o produto e como ele responde a diferentes estímulos, assim a sua abordagem será mais eficiente.
Saber aproveitar as oportunidades no mercado
O mercado está repleto de oportunidades. Na maioria das vezes, elas não são aproveitadas corretamente ou sequer identificadas. Ter uma equipe de marketing atenta às mudanças de mercado, às novas tendências e possíveis falhas de concorrentes pode fazer a diferença para que a empresa dê um passo a frente e seja reconhecida.
Realizar pesquisas de mercado, manter a comunicação ativa com o consumidor e fazer pesquisas de satisfação com os seus clientes é fundamental para manter a dinâmica da empresa, entender o que deve ser melhorado e não deixar as chances escaparem das suas mãos.
Certifique-se de que os seus clientes estão satisfeitos com o serviço ou produtos oferecidos. É fundamental lembrar que a primeira forma eficiente de marketing é o boca a boa. Clientes satisfeitos geram novas oportunidades no mercado. A partir daí, bastar seguir as dicas acima e aproveitá-las da melhor forma possível! Gostou das dicas? Então deixe seu comentário para sabermos mais sobre sua opinião!
Excelente materia, uma aula de estratégia, digna de “Sun Tzu”. O mercado está aí sim, ansioso por inovações que, como temos presenciado nas propagandas da TV, tem seu foco principal na evolução de suas embalagens.