Concorrência. Essa palavra normalmente deixa os empreendedores em estado de alerta. O avanço nos atendimentos, os recursos tecnológicos e outros fatores têm desenvolvido as empresas no mercado, em especial no segmento dos serviços alimentícios. Com isso, sua empresa tem oportunidades de crescimento — mas as outras também. Afinal, como se destacar da concorrência?
A adoção de algumas estratégias é indispensável para inovar no mercado e ter destaque. Dessa forma, você consegue atrair mais clientes e deixá-los totalmente satisfeitos. Quer saber como você pode atuar de forma estratégica no seu restaurante? Então confira as dicas a seguir!
1. Conheça seu público-alvo
Clientes têm um perfil do que gostam e querem. Qual é o público que o seu food service quer alcançar? Ao obter a resposta para essa questão, você está apto a identificar as necessidades e preferências do seu público-alvo, bem como seus costumes, sua faixa etária e a expectativa dele em relação ao seu estabelecimento.
2. Foque no cliente
É fato que o cliente deve ser o ponto de partida de qualquer negócio. Todas as decisões e práticas devem ser realizadas em função do público. Acredite: até o lucro fica em segundo plano. Afinal, ao conquistar a fidelidade dos consumidores, o lucro é consequência. Então tenha um relacionamento sólido e sincero com a clientela, sempre buscando conhecê-la e saber suas preferências. Suprir as necessidades do cliente vai colocar você à frente da concorrência.
3. Invista em estratégias online
A presença online tem sido fundamental para o sucesso de muitas empresas. O Inbound Marketing, por exemplo, é uma forma de publicidade online que oferece informações aos clientes e logo em seguida os convida a realizar algum tipo de ação. As redes sociais também são uma ferramenta forte, bem como blogs, vídeos, podcasts, e-books e newsletters. Mas a divulgação precisa ser estratégica, contando com estratégias de SEO (otimização para motores de busca) para garantir uma boa visibilidade do conteúdo.
4. Tenha diferenciais
O que seu negócio oferece de especial para os clientes? Eles normalmente gostam de se sentir próximos do estabelecimento mesmo estando longe ou, estando presentes, gostam de sentir que fazem parte de algo único. Por que não oferecer um prato criado por você, por exemplo? Para garantir presença na casa do cliente, a embalagem com a logomarca do negócio ou cores que o identificam é uma boa opção. As embalagens são um tipo de propaganda silenciosa, poderosa e atrativa. Por isso, representam um grande diferencial competitivo.
5. Tenha um atendimento de excelência
Um atendimento de excelência vai além da cordialidade. Ele se constrói no antes, durante e depois. Em especial para atendimentos presenciais, considere as observações a seguir:
- O atendimento começa quando o cliente entra em seu restaurante! É importante que um funcionário esteja disponível para recebê-lo e direcioná-lo.
- Sabe o que pode tornar o atendimento muito marcante? Uma visita do proprietário ou chef às mesas para se apresentar, falar um pouco sobre as opções disponíveis e tirar dúvidas dos clientes. Isso estreita o relacionamento com eles.
- O serviço de pós-venda permite mensurar a satisfação do cliente. Isso demonstra que seu restaurante valoriza a qualidade do atendimento e a opinião do cliente.
Conhecer a clientela e estreitar o relacionamento com ela, garantir a presença online da empresa e ter fatores diferenciais são estratégias que certamente farão com que você se destaque no mercado. Além disso, conhecer o que os outros estabelecimentos têm a oferecer é uma boa forma de entender como se destacar da concorrência e aumentar suas vendas. Assim você se inspira e elabora estratégias que aumentem seu poder competitivo através da divulgação e da diferenciação.
Gostou das dicas e quer saber mais para garantir o sucesso do seu negócio? Então confira nosso artigo sobre como aplicar o marketing de diferenciação em seu restaurante. Boa leitura e sucesso!