Não é novidade que as vitrines têm se mostrado muito efetivas na atração de clientes; afinal, se assim não fosse, as lojas, especialmente as de roupas, não investiriam amplamente nessa estratégia. No entanto, o vitrinismo não se limita apenas a essa categoria; ele também é vantajoso para o ramo alimentício, como já ocorre em restaurantes europeus.
Para quem não sabe, o vitrinismo é uma das principais técnicas de visual merchandising, e se baseia na combinação de elementos e produtos logo na fachada da loja com o intuito de chamar a atenção de consumidores e criar impacto. Além de ser uma estratégia utilizada há anos e que, sem dúvida, garante visibilidade, é também de baixo custo para as empresas.
Ficou interessado em saber como utilizar o vitrinismo a favor da expansão de seus negócios? Não deixe de conferir o conteúdo que preparamos para você!
Procure combinar diversos elementos entre si
O primeiro passo para apostar em uma boa vitrine é fazer com que ela consiga alcançar o objetivo básico, que é incitar a curiosidade do consumidor e público-alvo de conhecer os produtos oferecidos por você.
Para alcançar esse objetivo, é preciso que a aparência da vitrine, composição, produtos dispostos e iluminação estejam em harmonia, combinados de maneira criativa, mas sem que sobrecarregue o cliente com excesso de informações. Então não poupe esforços para adquirir uma composição clean, mas que represente muito bem os seus produtos e marca.
Utilize cores adequadas à identidade visual do restaurante
Além dos elementos citados, a paleta de cores também desempenha um importante papel na montagem e criação de uma vitrine notável. Por exemplo, escolher apenas uma e utilizar seus subtons pode não ser uma boa pedida, uma vez que não desperta muito bem a atenção.
As cores têm influência sobre o estado das pessoas, não é à toa que hospitais costumam ser pintados de azul e verde-claro. Por isso, é indispensável descobrir quais delas mais se conciliam com seus objetivos e que estão de acordo com a identidade visual de seu restaurante, para que consiga conquistar mais pessoas para o consumo dos produtos.
Aposte em vitrines temáticas de acordo com a época do ano
As vitrines sempre devem ser utilizadas no dia a dia para expor os alimentos em restaurantes, padarias, confeitarias e afins. Entretanto, é preciso ir além ao aliar a estratégia a datas comemorativas e feriados para atração de clientes. Afinal, esses são momentos muito esperados e celebrados pelas pessoas em geral.
É possível fazer isso no natal, páscoa, dia dos namorados etc. Para tanto, você pode criar versões temáticas dos alimentos, decorar a vitrine com elementos referentes a data ou apenas apostar em embalagens personalizadas de acordo com a festividade para os produtos que ficam expostos já com seu invólucro.
Se você deseja que seu restaurante ganhe destaque e reconhecimento, é preciso envolvê-lo em diversas estratégias que atraiam clientes, garantam fidelização e que conversem com seu público-alvo. Para isso o vitrinismo é uma boa aposta, mas vá além: procure garantir um bom atendimento, capriche também, nas embalagens para delivery, conheça as tendências e muito mais!
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