O mercado alimentício segue a todo vapor e oferece diversas oportunidades para ter um negócio promissor e alcançar o sucesso. Por isso, saber como montar um self-service da forma correta e bem planejada é um passo decisivo para começar bem no mercado.
Nesse sentido, ter uma visão empreendedora e direcioná-la para o ramo de gastronomia é essencial para oferecer serviços de qualidade – além de ser um diferencial importante para se destacar dos concorrentes. Portanto, é preciso ter atenção especial.
Se você pretende abrir um negócio no setor alimentício e tem dúvidas sobre os primeiros passos, não se preocupe, vamos te ajudar! Continue a leitura deste post e saiba como montar um self-service, quais as vantagens desse modelo e outras informações relevantes! Boa leitura!
Entenda a relevância de ter uma visão empreendedora
Empreender é entender o que o mercado está querendo e atendê-lo, realizando-se pessoal e profissionalmente nesse processo. Ter uma visão empreendedora tem a ver mais com uma atitude e um comportamento do que com uma posição empresarial.
Ou seja, ser empreendedor é o princípio básico para ser bem-sucedido em qualquer área. Afinal, não se trata de ter um olhar voltado apenas para ganhar dinheiro, mas uma forma de alcançar a realização, oferecendo produtos de qualidade e uma ótima experiência ao consumidor.
Descubra a importância de pesquisar e conhecer melhor o mercado
O segmento alimentício é concorrido em todas as especialidades, seja no delivery ou em restaurantes. Por esse motivo, entender esse cenário é a melhor maneira para ter previsibilidade dos riscos e identificar oportunidades para se diferenciar dos concorrentes.
Sendo assim, antes de tudo, faça uma boa pesquisa sobre o mercado, conheça bem os seus concorrentes e as preferências do público-alvo. Os dados obtidos nesse processo são cruciais para embasar suas decisões e direcionar as estratégias, evitando prejuízos.
Saiba como montar um self-service passo a passo
Conforme comentamos, ter uma visão empreendedora é essencial. Isso inclui, por exemplo, saber que, embora o mercado esteja bom para investir nesse ramo, é preciso empenho e planejamento. Trata-se de um fator imprescindível para o sucesso do negócio, que ajuda a acelerar o crescimento e os resultados.
Pensando em ajudar você a desenvolver esse objetivo, nós separamos as melhores dicas sobre como abrir um self-service. Veja, a seguir!
Escolha uma boa localização
Definir a localização consiste em escolher o melhor imóvel para que seu self-service tenha fácil acesso, atraia a clientela e seja convidativo. Ou seja, é uma das decisões mais importantes para começar o negócio. Portanto, nesta etapa, nós indicamos que você tenha em mente qual público quer atingir.
Planeje uma estrutura
A estrutura de um restaurante self-service não é muito complexa. Apesar disso, é indispensável pensar de maneira abrangente e ter equipamentos e móveis de qualidade, que ofereçam conforto ao cliente – além de uma decoração bem planejada e ambientes agradáveis.
Sendo assim, o espaço deve contar com:
- salão para refeições;
- banheiros;
- depósito para o estoque;
- cozinha para preparação dos alimentos.
Monte uma equipe enxuta e adequada
Diferentemente de outros modelos de restaurantes, o self-service exige uma equipe reduzida. No entanto, é essencial ter um bom planejamento para garantir uma boa experiência aos consumidores, praticidade no trabalho interno e todo suporte para o fluxo dos processos envolvidos.
Diante disso, nossa sugestão é que a equipe inicial tenha:
- cozinheiro;
- auxiliar de cozinha;
- atendente;
- agentes de limpeza;
- gerente;
- garçom.
A quantidade de colaboradores por função deve variar conforme o tamanho do seu negócio e a demanda inicial de clientes. Portanto, considere no planejamento estratégico que em algum momento o volume de vendas aumentará e exigirá uma ampliação do quadro de funcionários.
Selecione a matéria-prima
Ao trabalhar no ramo alimentício, é preciso contar com estratégias para a escolha de produtos sustentáveis. Logo, revela-se necessário organizar o estoque, de maneira consciente, em harmonia com o cardápio para não haver desperdícios.
Uma boa dica é manter fichas técnicas, já que elas funcionam como ferramentas de padronização ao trazerem as receitas detalhadas, além de apresentarem as informações de preparo dos pratos. Isso ajuda no estabelecimento da quantidade de produtos para as porções.
Aliás, é importante também estar atento às sazonalidades e safras, evitando assim comprar produtos mais caros ou de baixa qualidade. Outra estratégia importante é avaliar as tendências no momento e inserir esses ingredientes no cardápio, por exemplo, pratos vegetarianos e veganos.
Pense em formas estratégicas de distribuição
Claro que a maior parte do seu público irá ao seu estabelecimento, mas é preciso estar aberto a outras possibilidades de distribuição. Imagine a seguinte situação: pouco tempo após abrir o seu restaurante, uma grande multinacional se instala a poucos quarteirões de distância. Eles, no entanto, têm uma política de segurança que impede os funcionários de deixarem a empresa durante o período de trabalho, mas permitem que recebam entregas na hora do almoço.
Você deixaria esse público em potencial sem o seu serviço apenas por não ter uma forma de distribuição bem pensada? Não, certo? Então, desde já, tenha os canais de distribuição planejados. Às vezes, a entrega já é uma boa opção viável. Se esse for o caso, reveja o quadro de pessoal e acrescente um entregador para distribuição.
Ofereça embalagens para viagens
Uma forma inteligente para agradar o cliente e contribuir para a sua fidelidade é disponibilizar embalagens para viagem. Assim, o consumidor terá maior flexibilidade e sentirá que não está perdendo dinheiro, o que é muito importante para o relacionamento.
Portanto, pense em embalagens resistentes e ideais para cada tipo de prato, que mantenham a higiene e a temperatura. Pode parecer algo simples, mas faz toda a diferença e contribui de maneira positiva para a imagem do negócio, o que é muito importante.
Personalize suas embalagens
As embalagens personalizadas são uma estratégia comercial extremamente eficaz para melhorar os resultados de um negócio. Trata-se de um fator que contribui para a comunicação com o cliente, otimiza o processo de fidelização e ajuda a ganhar notoriedade no mercado.
Por isso, é importante investir em embalagens feitas exclusivamente para a sua marca, com um design inovador e com boa resistência. Esse é um aspecto que ajudará a fazer com que o cliente sempre se lembre do seu negócio, retornando para novas compras.
Divulgue de maneira inteligente
As estratégias de marketing são indispensáveis para qualquer tipo de empreendimento, principalmente quando está iniciando no mercado. É preciso apresentar a marca para os clientes de uma forma inteligente e segmentada, com potencial para atrair e manter a preferência.
Para isso, uma ótima alternativa é adotar o marketing digital, com conteúdos específicos para as redes sociais, site e blog. Afinal, grande parte dos consumidores estão atentos e sempre conectados à internet, o que oferece boas oportunidades para se comunicar com eles.
Conheça as vantagens do negócio
Como foi possível perceber até aqui, o self-service é um tipo de estabelecimento que demanda um investimento menor. Em vista disso, é um negócio que oferece vantagens importantes para os empreendedores, que podem aproveitar grandes oportunidades.
Dessa forma, algumas das principais vantagens são:
- ter um custo mais baixo;
- ter uma alta rotatividade;
- não contar com grande tempo de espera;
- possibilidade de disponibilizar produtos bons e de qualidade a um valor menor.
Viu como são muitas as vantagens nesse modelo de restaurante? Por outro lado, atenção: mais do que saber como montar um self-service, é importante criar um espaço sustentável, econômico e que preze pelo não desperdício de alimentos.
Podemos concluir, que saber como montar um self-service da forma adequada e estratégica é essencial para construir uma trajetória sólida. Portanto, não deixe de seguir nossas dicas para acertar no seu planejamento e construir um negócio de grande sucesso.
Gostou do post? Agora que entendeu como montar um self-service, o que acha de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos? Não perca tempo e leia agora mesmo como é o comportamento do consumidor brasileiro na alimentação fora de casa!