Manter um bom relacionamento com o cliente é essencial para o sucesso de um restaurante. Isso porque a experiência do consumidor no seu estabelecimento vai muito além da comida que é oferecida.
Atendimento dos garçons e balconistas, tempo que o prato leva para sair, habilidade de resolver imprevistos e problemas, fornecimento de um canal de atendimento etc., tudo isso é extremamente importante para fidelizar clientes antigos e, ainda, atrair novos consumidores.
Quando o local funciona adequadamente, o resultado é um aumento das vendas, destaque no ramo e maior reconhecimento. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura deste post e conheça algumas dicas de como manter um bom relacionamento com o cliente.
Aprimore o atendimento
Um dos grandes problemas que afastam os clientes é o mau atendimento. Por isso, é indispensável aprimorar o conhecimento dessa área fazendo um treinamento da equipe de atendimento.
Ao investir em um atendimento de excelência, seu cliente sai satisfeito não somente com o que ele consumiu no seu estabelecimento, mas também com maneira na qual foi tratado. Dessa forma, são bem maiores as chances de que ele volte para o seu restaurante e se fidelize.
Aprenda a gerar confiança
A confiança é estabelecida de diversas maneiras. Entretanto, ela pode ser quebrada facilmente com certas situações. Por exemplo, caso ocorra algum problema com a higiene ou tenha divergência entre as informações contidas em um cardápio e a entrega feita pelo garçom.
Sendo assim, é preciso ter um restaurante que esteja dentro dos padrões de limpeza, qualidade e excelência. Quando isso ocorre, o cliente, naturalmente, volta para o seu estabelecimento e o indica para outros conhecidos.
Tenha um canal aberto de comunicação
Ter um canal de comunicação aberto para seus clientes é uma opção ideal para que eles possam sanar dúvidas, esclarecer mal-entendidos, fazer sugestões ou, até mesmo, críticas construtivas para o estabelecimento. Para isso, procure utilizar canais de fácil acesso.
Além de serem utilizadas na estratégia de marketing, as redes sociais também surgem como importantes canais para coletar feedbacks e interagir com os clientes. Por lá, pode-se divulgar promoções e novidades a fim de atrair mais visibilidade.
Use a tecnologia
Processos tecnológicos implementados no restaurante podem auxiliar no atendimento dos clientes, a fim de evitar insatisfações geradas por falha humana. Com processos automatizados, como um CRM, os pedidos são controlados de forma mais efetiva.
No entanto, são diversas as oportunidades obtidas por meio do uso da tecnologia. Desde coletar informações do perfil do seu cliente, até facilitar a ida dele ao restaurante, disponibilizando a possibilidade de reservas, mesmo à distância.
Saiba receber feedbacks
Não basta apenas ter um canal de comunicação, se você não souber receber os feedbacks dados pelos seus clientes. É preciso trabalhar para conseguir evitar ou amenizar os problemas apontados.
Além disso, muitas vezes os feedbacks são dados pessoalmente quando um prato atrasa, há algum problema com a comida, falta algum ingrediente… enfim, são diversas as situações que podem ocorrer.
Para que isso não atrapalhe o relacionamento com o cliente do restaurante, é fundamental sempre ser justo no atendimento e reconhecer eventuais falhas do restaurante, sempre oferecendo soluções paliativas que os deixem satisfeitos e não prejudiquem a confiança vista em sua marca.
Sendo assim, um bom relacionamento com o cliente é construído com cuidado atenção, sempre no objetivo de surpreender o consumidor e encantar por meio de uma experiência única.
Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Qual outro tipo de ação você desenvolve para manter um bom relacionamento com o cliente em seu restaurante? Conte para a gente aqui nos comentários!