Em tempos de alta competitividade entre as empresas do mesmo segmento, criar estratégias efetivas, que garantam o posicionamento de marca, pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado e não afundar na maré da crise. Pensando em ajudar você, leitor, a inovar na oferta de seus produtos e serviços, separamos as 7 melhores dicas para fazer o seu negócio se destacar e ter um melhor posicionamento de marca.
Quer garantir maior credibilidade com os seus consumidores e clientes em potencial? Acompanhe este post até o final e veja como é possível se tornar referência em seu nicho de mercado!
1. Segmente para ter um posicionamento de marca mais certeiro
Após definir para quem o seu produto ou serviço será dirigido, crie subgrupos. Esses subgrupos devem ter características semelhantes ou relacionadas. Só assim você vai saber o que é relevante para tais clientes, mediante as suas necessidades e desejos em comum.
2. Estabeleça um ponto de diferenciação
Pergunte-se como a sua empresa gostaria de ser lembrada. Leve em consideração não somente os valores da instituição, mas também para quem fará uso do que é ofertado.
Sua marca poderá ser a mais inovadora, a que vende a preços mais acessíveis ou até aquela especializada, que oferece a melhor qualidade com rápida entrega. O importante aqui é passar uma mensagem simples e objetiva!
3. Compartilhe conteúdo valioso
Hoje em dia ganha quem mantém um bom relacionamento com o cliente. Uma das melhores formas de criar este vínculo é disponibilizando conteúdos que tragam valor para o seu público-alvo. Este conteúdo por ser por meio de um post, webinário ou até mesmo um podcast de poucos minutos.
O importante é que esse material esteja relacionado ao seu negócio e que ao mesmo tempo tenha utilidade para os seus clientes.
4. Utilize palavras-chave
Utilizando as palavras-chave corretas em seu site ou em outras publicações, seus produtos e serviços serão mais facilmente achados. Logo, ganharão mais visibilidade na web, por meio do aumento de tráfego. Ou seja, quanto maior o número de visitantes em seu site, mais chances de vendas para a sua marca.
5. Saiba onde o seu público-alvo está
Descubra onde é mais fácil encontrar o seu público-alvo para saber em quais canais de comunicação sua propaganda deve estar mais presente.
Caso os seus clientes sejam mais jovens e antenados com as redes sociais, aposte em propagandas no Facebook, caso contrário, utilize as mídias televisivas, jornais e revistas, se os seus consumidores forem mais adeptos à comunicação tradicional.
6. Utilize o e-mail marketing
Marque presença nas redes sociais, mas não se esqueça de utilizar o e-mail como ferramenta estratégica de marketing. Além de ser uma opção mais econômica, o e-mail marketing pode gerar relatórios com dados relevantes para que a sua empresa direcione os recursos certos, com muito mais eficiência.
7. Leve em consideração a opinião de seus clientes
Por meio de pesquisas de satisfação em sites, ouvidorias ou até mesmo nas redes sociais é possível saber a quantas anda a reputação da determinada marca.
Levando isso em consideração, monitore suas redes sociais e sites como o Reclame Aqui, sempre oferecendo um retorno para os feedbacks e apresentando soluções que possam trazer melhorias efetivas.
Agora que você já sabe como garantir um bom posicionamento de marca, por meio de soluções simples e eficazes, compartilhe este conteúdo com seus contatos e clientes nas redes sociais e ganhe você também mais visibilidade e credibilidade na web. Até a próxima!