Planejar significa tomar uma série de decisões que afetarão sua área por vários meses. E para fazer um bom planejamento estratégico, é importante ter uma visão holística, medir com precisão as necessidades de evolução e os recursos que você tem em mãos.
Por isso, é importante que você passe a utilizar a análise SWOT antes de montar um planeamento estratégico. Muito utilizada por empreendedores e grandes empresas, há muito o que você pode aprender sobre sua área ao realizar essa análise.
Quer entender como fazê-la? Confira!
O que é uma análise SWOT?
SWOT é a sigla para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em português costuma-se traduzir o acrônimo para FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
Para cada uma dessas variáveis, enumera-se uma série de fatos atuais sobre a sua área ou empresa. A partir daí, tem-se uma visão estratégica mais ampla do seu estado atual e por onde começar a planejar.
Por onde começar?
Entenda primeiro que existem dois planos para a análise SWOT: o interno e o externo. Para as Strengths e Weaknesses, sempre analise fatores internos. Alguns exemplos são os recursos humanos e elementos financeiros. Já para as Opportunities e Threats você tem que trazer fatos externos, referentes à concorrência, mercado, etc.
Uma primeira análise SWOT pode ser mais trabalhosa, por isso, aqui estão uma série de perguntas para te ajudar a conduzi-la:
Strengths (Forças)
- Quais vantagens sua empresa oferece?
- O que vocês fazem melhor do que ninguém?
- Quais são os melhores e menos custosos recursos que vocês têm?
Weaknesses (Fraquezas)
- O que poderia melhorar?
- O que te faz perder vendas?
- O que é muito custoso na empresa e traz resultados abaixo do esperado?
Opportunities (Oportunidades)
- Quais tendências você vê no mercado?
- Quais mudanças recentes na economia ou governo podem beneficiar sua empresa?
- Quais são as oportunidades que você percebe pelo comportamento do seu consumidor?
Threats (Ameaças)
- O que seus concorrentes fazem melhor do que sua empresa?
- Quais mudanças recentes na economia ou governo podem prejudicar sua empresa?
- Alguma tendência tecnológica ameaça ou pode vir a ser um prejuízo para seus lucros?
Como prosseguir?
Após responder a todas essas perguntas, existem dois caminhos possíveis. Algumas pessoas optam por apenas ter o cenário SWOT claro e prosseguir em criar estratégias. Mas outro caminho é realizar a TOWS.
TOWS é simplesmente transformar as Threats em Opportunities e as Weaknesses em Strengths. Como os dois primeiros são externos e os dois últimos internos, essa é a melhor forma de cruzar os fatores da análise de forma a transformá-los.
Mais do que identificar quais são as ameaças e fraquezas ao seu negócio, a TOWS te ajuda a ter uma atitude positiva e transformar seu conhecimento em um plano de ação.
Algumas dicas importantes
- Faça uma lista grande, como brainstorming, mas depois priorize quais são os fatores para cada elemento do SWOT. Assim você se concentra no que é mais relevante;
- Aplique a análise de forma específica se necessário. Você pode concentrar-se em um produto ou área em vez de toda a empresa;
- Combine a análise SWOT com outras ferramentas para maior precisão de resultados e visão mais ampla.
Por fim, a análise SWOT pode ser uma ferramenta simples para obter um bom cenário do seu negócio ou mesmo uma ferramenta imprescindível para tomada de decisão. A direção positiva que a ela oferece também é um trunfo para diferenciar-se de seus concorrentes e seguir tendências.
Você já utilizou a análise SWOT para tomar decisões ou realizar seu planejamento estratégico? Conte-nos a sua experiência ou as suas dúvidas sobre o assunto!