Com a demanda altíssima de pedidos através dos serviços de delivery, muitos restaurantes passaram a dar mais atenção ao quesito embalagem. Mas como equilibrar a equação custos de embalagem e entregar o melhor para o cliente de delivery?
Neste post, abordaremos aspectos que devem ser levados em conta para que os custos de embalagem sejam proporcionais aos benefícios que ela pode trazer para o seu produto e seu negócio.
Delivery deixou de ser opção
Atender no delivery é uma exigência da vida moderna. Com isso, restaurantes que há pouco tempo não atendiam clientes de entrega, estão aderindo a estes serviços. Dois gatilhos impulsionam os restaurantes à adesão ao delivery:
- Incrementar as vendas, e o delivery é uma forma nova de atender clientes adeptos à comodidade;
- Não perder clientes já existentes, uma vez que, se o restaurante não oferecer o delivery, o concorrente certamente o fará!
O aumento de pedidos no delivery fez com que donos e gestores de restaurantes se preocupassem mais com as embalagens utilizadas. O que antes era utilizado apenas para acondicionar as sobras para viagem, hoje, serve para acondicionar e transportar a refeição pedida no delivery.
Custos x benefícios
Equilibrar os custos e benefícios ao escolher a embalagem certa é imprescindível para o sucesso do negócio. Para isso, é essencial que a embalagem agregue valor e otimize a percepção do cliente durante a experiência de desfrutar o produto.
Além de proteger o alimento, a embalagem deve garantir apresentação perfeita e a comida ou sobremesa devem chegar até o cliente da mesma forma que é servida no salão do restaurante.
Para isto, vazamentos de molhos ou caldas, mistura indevida dos diversos elementos do prato ou comida fria não podem acontecer. A qualidade da embalagem é essencial para assegurar que o cliente receba e saboreie com satisfação a comida, e quem sabe, até compartilhar nas redes sociais sua experiência agradável.
Embalagem para tudo
Um erro muito comum acontece quando o restaurante investe um bom orçamento em embalagens, mas não leva em conta a variação necessária para os diversos tipos de comida. Aqui, usualmente o intuito é fazer uma embalagem bem bacana e de qualidade, porém, reduzindo os custos com a escala de compra.
Desta forma, mesmo a embalagem sendo de qualidade e com aparência que valoriza a marca, ela não vai atender a todos os tipos de pratos. Os vazamentos e comida toda bagunçada ao chegar no destino serão inevitáveis.
Assim, uma boa estratégia é otimizar a quantidade e os tipos de embalagem. Tamanhos adequados devem ser desenvolvidos para garantir a qualidade e evitar desperdícios. Uma embalagem com boa resistência não necessita de duas camadas, o que pode reduzir bastante o custo, sem perder a proteção almejada.
Quantidades e tamanhos adequados podem parecer, a princípio, gastos excessivos com o quesito embalagem. Porém, a personalização adequada para cada prato valerá muito a pena, posto que acondicionamento adequado evita desperdício bem como devoluções por desconformidade, e ainda, deixa os clientes satisfeitos.
Há um tempo atrás, essa ideia de customização total da embalagem ao produto era muito onerosa o que tornava inviável para determinados segmentos alimentícios. Esse cenário mudou, a tecnologia avançou e os fabricantes de embalagens inovaram, tornando os custos com embalagens baixos se comparados aos benefícios percebidos.
Identidade visual
A escolha correta da embalagem deve melhorar a imagem do seu negócio aos olhos dos clientes. Assim, de nada adianta produzir uma refeição ou sobrmesa de alta qualidade, muitas vezes de forma artesanal e técnicas avançadas típicas de grandes chefs e a qualidade e design da embalagem não estiverem à altura.
Via de regra, as refeições e sobremesas devem ganhar o cliente primeiramente, pela sua apresentação. Logo, a embalagem tem papel fundamental na aparência daquilo que chega às mãos da cliente.
A embalagem também é um veículo de marketing para o seu negócio. Portanto, a identidade visual deve estar impressa claramente, dando maior visibilidade para a sua marca ou propósitos de campanhas vinculadas ao seu produto.
Equilibrando o custo de embalagens
Custo equilibrado na escolha da embalagem será aquele cuja equação se dá entre a valorização do produto, eficiência do invólucro, visibilidade da marca e a melhor experiência do cliente ao saborear o seu produto.
Com a tecnologia atual e o crescimento absurdo no setor de delivery de alimentos, é possível desenvolver embalagens personalizadas a partir do produto do cliente, sem que isso signifique em um investimento muito alto.
Assim, quando a preocupação é equilibrar “custos x benefícios”, a melhor saída é contratar empresa especializada em soluções para embalagens, que levará em conta todas as variáveis desde o custo do produto, público-alvo, identidade visual da marca e estratégias de marketing.
Sobre a Scuadra
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