A movimentação de uma loja ou ponto de venda pode variar bastante, algumas vezes, há tanta gente que os vendedores mal conseguem atender, já em outras, pode estar tão vazia que todos disputam a atenção de cada cliente que passa pela porta. Isso ocorre devido à sazonalidade de vendas.
Para monitorar melhor as tendências e conseguir identificar como serão suas atividades em cada época do ano é importante que você faça o cálculo do índice de sazonalidade do seu negócio.
Para isso, será necessário levar em consideração a média de vendas mensais (do período de um ano). Esses dados representam sua demanda empresarial.
Em seguida, você precisa dividir a média de vendas mensais em quatro partes. Dessa maneira, será possível visualizar as vendas, sem a atividade de variações sazonais simples, permitindo que você defina suas ações para antecipar esses períodos de sazonalidade de vendas.
Neste artigo, além de falarmos um pouco sobre ela, trazemos também algumas dicas de como lidar e tirar o melhor proveito dela.
O que é sazonalidade de vendas?
As altas e baixas na procura e nas vendas, pelas quais um mercado passa, é o que chamamos de sazonalidade.
Por isso, quem trabalha no varejo está acostumado com as épocas que têm mais ou menos demanda. Por exemplo: o Natal, por excelência, aumenta o índice de consumo. Por isso, é importante identificar quando esses dias que geram mais vendas chegarão.
E como identificar os picos de venda?
O primeiro passo para identificar quando as vendas aumentam é levantar as datas comemorativas que trazem mais demanda para o varejo.
Falamos do Natal, mas existem outras, tais como dia dos pais, dia das mães, dia dos namorados, dia das crianças, entre outros. Porém, além de identificar essas datas, é preciso também conhecer o comportamento do consumidor quando elas chegam.
Imaginemos uma empresa que oferece produtos infantis. Seguramente, sua demanda aumentará próximo ao dia das crianças, logo, as campanhas de marketing precisam ser maiores nesse período.
Já uma loja que oferta perfumes deverá se atentar mais aos dias das mães, dos pais e dos namorados. Por isso, o ponto de venda precisa ser convidativo para que os clientes queiram entrar no estabelecimento e comprar o que tanto procuram.
Como usar a sazonalidade para aumentar as vendas?
Contudo, as vendas podem aumentar somente quando as datas comemorativas estão por chegar? Não, contanto que a sazonalidade seja usada a seu favor.
Por exemplo: nas épocas em que a procura diminui, oferecer descontos é uma boa estratégia. Sobretudo porque há clientes que esperam esses dias de menor demanda chegarem para conseguir preços mais baratos.
Além disso, nos tempos em que há menos clientes nas lojas, os vendedores podem dedicar uma atenção maior e personalizada a elas. Essas ações incentivam o cliente a comprar e também o fideliza para que retorne à loja em qualquer época do ano.
Como a inteligência de mercado pode ajudar?
Inteligência de mercado significa transformar dados sobre mercado, concorrência, comportamento do consumidor, entre outros, em insights e oportunidades que tragam mais vendas em períodos sazonais.
Por exemplo: um supermercado de bairro que costuma receber os mesmos clientes de maneira recorrente, pode coletar as informações sobre eles e usá-las a seu favor. Se um cliente costuma comprar um determinado tipo de produto, usar esse dado para informar a ele quando um novo sabor chegar é uma maneira de aproximá-lo mais da marca de modo que ele continue sendo um consumidor recorrente.
Portanto, para tirar bom proveito da sazonalidade de vendas é essencial conhecer a jornada de compra do cliente. Dessa forma, será possível garantir o sucesso do seu negócio, mesmo em épocas de baixa procura.
E para que você saiba como ela funciona no varejo, confira este artigo que escrevemos a respeito.