Desenvolver um produto de qualidade é essencial para criar uma boa imagem para o mercado consumidor, mas está longe de ser o único requisito para o sucesso comercial. Saber projetar embalagem que se adeque ao seu produto, evidenciando suas qualidades e criando um destaque visual frente à concorrência é um passo imprescindível para consolidar sua marca.
Veja, no post de hoje, como usar o design de produto para criar embalagens atrativas e de qualidade!
Qual a importância da embalagem?
A embalagem tem por função primária proteger o produto contra intemperismos de todos os tipos: umidade, luz, poeira, sujeiras e impactos, garantindo que o consumidor compre um item intacto e de alta qualidade.
No entanto, o desenvolvimento de embalagens cada vez mais leva em conta fatores estéticos, como paletas de cores e formatos inovadores, tornando a embalagem quase tão importante quanto o conteúdo que carregam no contexto de vendas.
Como usar o design de produto para diferenciar minha embalagem?
Existem várias abordagens possíveis quando se deseja fazer de sua embalagem um item de destaque, e um bom começo está em decidir qual material utilizar. Pense nas necessidades e desejos do seu público-alvo: compradores de maior poder aquisitivo e acesso à informação tendem a preferir materiais recicláveis e sustentáveis, como vidro e metais, enquanto o público de menor renda escolhe materiais mais baratos, como papéis e plásticos.
Outro aspecto a se considerar é o formato: a maioria dos concorrentes sempre utiliza embalagens padronizadas, como forma de economizar espaço em caixas e estandes. Considerando isso, sua empresa pode utilizar a embalagem como forma de reforçar sua marca e valores: o seu branding.
Um case de sucesso é o da marca americana de produtos de limpeza Mr. Clean: aproveitando-se da identidade visual que apresenta um homem forte, e da ideia da marca de trazer produtos para limpeza de força incomparável, foi projetada uma embalagem em formatos de halteres.
Também vale citar a marca de bebidas britânica Innocent, que inovou com a proposta de rótulos minimalistas, ilustrados de forma inocente, infantil e suave, como a marca sugere: a ação surtiu frutos e inspirou concorrentes pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil.
É sempre importante lembrar que, com a grande variedade de produtos ofertados pelo mercado, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Qualquer diferencial que atenda a um desejo específico do comprador — seja um anseio sustentável ou uma necessidade financeira — pode ser levado em conta, e a embalagem pode ter um forte impacto em diversos aspectos do produto. O essencial é suprir as vontades de seu nicho.
Embalagem enquanto item de desejo
Outro exemplo de design de embalagens de sucesso é o das latinhas de Coca-Cola personalizadas com nomes próprios. Com uma simples ideia, criou-se um interesse em comprar o produto para ter uma latinha com o próprio nome estampado.
O mesmo pode-se dizer das edições comemorativas do refrigerante para os Jogos Olímpicos e da recente lata verde, que acompanha a versão adoçada parcialmente com stevia e metade do conteúdo de açúcar em relação à original.
Neste artigo, explicamos quais são as funções de uma embalagem para seu produto e como usar o design de produto para destacá-la da crescente concorrência, utilizando identidades visuais inovadoras, formatos distintos e a força da embalagem como um produto por si só. Inspire-se nos cases apresentados e projete embalagens incríveis!
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