Estabelecer o preço de custo do prato é uma etapa fundamental para poder definir um valor de venda ideal para as refeições no seu restaurante. Afinal, um produto que é vendido por menos do que ele custa para ser produzido causa prejuízo para a sua empresa e, a longo prazo, pode comprometer o futuro do seu negócio.
Um bom controle financeiro é muito importante para não determinar um valor que tenha uma margem muito baixa de lucro ou que seja tão alto a ponto de estar fora da realidade do mercado. É crucial acompanhar e registrar os gastos envolvidos na produção dos pratos para conseguir estabelecer um preço correto, que gere rentabilidade, competitividade e sucesso para o seu estabelecimento.
Tem dúvidas de como calcular o preço de custo do prato de um restaurante? Neste post, ensinamos como descobrir esse valor. Confira a seguir nossas dicas e tenha mais facilidade na hora de estabelecer o seu preço de venda!
Avalie custos e despesas
Para precificar um prato, você precisa primeiro entender os custos e as despesas envolvidas na elaboração daquela refeição, como:
- custos diretos — valores de produção ou compra de um produto;
- custo indiretos — aqueles que não estão relacionados diretamente à produção do prato, como mão de obra indireta;
- despesas fixas — gastos do restaurante, como despesas administrativas, financeiras, comerciais etc.;
- despesas variáveis — aquelas que só incidem quando há uma venda, como impostos sobre a venda.
Nesse contexto, é válido estabelecer uma ficha técnica para padronizar a qualidade e a quantidade dos ingredientes necessários para a produção de cada prato. Lembre-se ainda de verificar se não há outros custos e despesas envolvidos. Por exemplo, se você realiza delivery, é preciso incluir o valor gasto em uma embalagem adequada para entrega.
Faça o rateio dos valores de produção
Para avaliar alguns custos e despesas pode ser necessário ainda fazer o rateio dos valores para conhecer a porcentagem de cada preço de custo sobre o produto servido ao cliente, já que nos restaurantes e fast foods nem sempre é possível verificar tão facilmente o custo isolado de cada prato.
Estipule a margem de lucro
Por fim, lembre-se de determinar a margem de lucro desejada por prato antes de definir um preço de venda. A margem de lucro é o percentual que você pretende ganhar pela venda de cada refeição.
Para definir isso, vale pensar na proposta do seu restaurante, assim como analisar os preços estabelecidos pela concorrência. De forma geral, quanto mais baixo for o custo de produção do prato em relação ao preço pago pelo consumidor, maior será a capacidade de fornecimento e lucratividade da empresa.
No entanto, não vale descuidar da qualidade, já que isso pode ter um efeito reverso ao afastar o público e diminuir as vendas. Na hora de precificar, o ideal é considerar o perfil dos clientes e tentar compatibilizar o preço com que os frequentadores do seu restaurante estão dispostos a pagar. Em restaurante de alta gastronomia, por exemplo, é esperado que os valores sejam bem diferentes do que os de uma lanchonete.
Na gestão de restaurantes, é importante saber calcular o preço de custo do prato na hora de estabelecer os valores do cardápio. Assim, você é capaz de cobrar uma quantia adequada e justa para o cliente sem comprometer o caixa da empresa nem prejudicar a saúde financeira do seu negócio.
Agora que você terminou este texto, aproveite para entender também como fazer ações de marketing para o seu restaurante e surpreenda os clientes!