A geração milênio, aqueles nascidos entre 1980 até 2000, vem mudando o modo como os negócios são feitos. De acordo com estudos e reportagens, esta geração vem mudando drasticamente o comportamento de consumo. Estas mudanças exigem adaptação de todos os setores envolvidos para atrair a geração milênio para o seu restaurante.
Gigantes redes de restaurantes e fast foods estão sendo impactados com a geração milênio. Isso sinaliza para a necessidade de restaurantes entenderem e atrair corretamente esta geração.
É provável que você esteja sentindo os efeitos da falta de clientes desta geração em seu restaurante. Mas saiba que a geração milênio terá mais e mais influência como consumidores. Isso significa que negócios que não se adaptarem a esta realidade estão destinados ao fracasso.
Neste conteúdo, mostraremos como atender a geração milênio para que se sintam satisfeitos com aquilo que o seu restaurante oferece, tanto no salão quanto no delivery.
Sabor único e experiência
A indústria de restaurantes não está sofrendo porque a geração milênio não está comendo fora. O fato é que eles preferem comer fora em lugares diferentes de seus pais. Esta geração procura por mais alimentos de qualidade e experiências excitantes. Em vez de ir a um restaurante que tem uma grande variedade de comida, eles preferem ir a um lugar que é especializado em fazer alguma coisa, muito bem feita.
A geração milênio quer saber de onde vem sua comida e como ela é preparada. Uma cozinha à vista é uma ótima consideração se você estiver atualmente na fase de planejamento e abertura de um restaurante.
Além de permitir que os clientes vejam sua equipe preparando a comida, é interessante disponibilizar todas as informações sobre os alimentos que você serve:
- Onde foi originado?
- É orgânico?
- Alimentos de origem animal: foram criados livremente?
- Tem produtos químicos? Tem pesticidas ou herbicidas?
- Tem ingredientes congelados/descongelado? Há mistura de ambos? Qual o motivo?
- A história da comida (por exemplo, fazenda da família orgânica localizada no sopé dos Alpes, cultivo de alimentos por três gerações, etc.)
Note que todas estas informações são importantes para diferenciar um prato e são muito valorizadas pelos milênios.
Delivery
É incrível como os hábitos de consumo da geração milênio vem transformando o comportamento de consumo de todas as gerações. Isso é muito evidente no modo como as pessoas lidam com o delivery de comida.
O uso de aplicativos específicos como por exemplo, iFood, Uber Eats e Rappi vem provocando uma revolução no setor de restaurantes. O delivery, que antes se restringia apenas a pizzas, esfihas e comida chinesa, hoje abrange todo tipo de cardápio. Os restaurantes mais finos têm implantado o serviço de delivery para não ficar de fora desta tendência.
Os aplicativos de delivery trazem aos clientes um panorama de opções, com milhares de restaurantes e pratos disponíveis para entrega. Entre as opções de pagamento, é possível utilizar o cartão de crédito já cadastrado previamente na plataforma. Este procedimento induz o cliente a pedir mais, pela facilidade e conveniência. Em muitos casos o cliente só vai perceber o quanto gastou com delivery de comida, no momento de pagamento da fatura.
Lembre-se que o delivery deve manter a mesma qualidade dos pratos consumidos pessoalmente no salão. Além disso, o sabor único e a experiência tão valorizada pela geração milênio deve ser priorizada também no delivery. Para isso, atente-se ao tipo e qualidade da embalagem que vai acondicionar o prato. O infográfico abaixo mostra atributos que a embalagem de delivery deve garantir:
Atenção nos preços
Se você fornecer refeições de alta qualidade, os milênios estarão dispostos a pagar por isso. Esta geração está mais aberta a pagar mais por uma boa refeição. Eles preferem qualidade sobre quantidade. Portanto, não confie apenas em dar um monte de comida para ganhar dinheiro, mas faça uma boa comida. Concentre-se em ingredientes de alta qualidade e crie pratos que eles gostarão muito.
Se você não tem comida diferenciada, evite aumentar os preços dos itens de menu. A geração milênio também está disposta a sacrificar a qualidade por um bom negócio. Isso quer dizer se a sua comida for boa, sem ser excepcional, procure cobrar um preço mais baixo dos seus clientes. Se sua comida for simples, porém bem feitinha, fará com que os clientes retornem. Uma comida do dia a dia, bem preparada pode ser tornar parte regular da rotina de seus clientes. Basicamente, ou têm preços mais altos para comida realmente boa, ou preços baixos para comida média do dia a dia.
Redes sociais e site
A geração milênio, e as gerações seguintes, estarão constantemente usando a internet. Antes de irem a um restaurante, vão fazer pesquisas on-line. Eles analisarão o seu site, procurarão por resenhas e verificarão suas páginas de mídia social – tudo o que puderem ver on-line.
É importante ter uma forte presença on-line e seu website precisa estar atualizado. A impressão inicial de seu restaurante on-line pode ser a diferença entre comer em seu restaurante ou em outro lugar. Tenha um site limpo e fácil de usar, um menu com uma interface de usuário forte e muita informação. Não há nada pior do que encontrar um restaurante sem site ou que não tenha o menu e informações importantes disponíveis.
Foco nesta geração
A geração milênio procura uma experiência perfeita e positiva do começo ao fim. À medida que crescem mais influentes na economia, os restaurantes precisam prestar atenção ao que os milênios querem. Dê a eles o que eles querem e esta geração frequentará o seu restaurante por décadas. Se você não conseguir adaptar sua empresa a essa nova geração, seu negócio falhará.
Ao se concentrar no que a geração milênio quer em suas experiências gastronômicas, você estará no caminho certo para atrair novos clientes. Quanto mais você aprender e se concentrar neles, melhor será o seu restaurante – e mais sucesso você terá.
É com esta visão que a Scuadra oferece ao seu negócio embalagens que atendem aos desejos da geração milênio. Focada na sustentabilidade e valorizando a experiência do cliente, nossas embalagens são perfeitas para conectar o seu restaurante com o seu público. Consulte-nos e teremos o maior prazer em orientar sobre as melhores soluções em embalagens específicas para o seu produto.