Qual empresa não gostaria de influenciar seus clientes pelas mídias sociais e ter sucesso na internet, não é mesmo? Mesmo que não seja uma tarefa fácil, muitas empresas estão aderindo a essa estratégia no Brasil.
Uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) mostrou que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais no processo de compra. Assim, mais da metade das pessoas que têm acesso à internet no Brasil são impactadas pelos anúncios de Facebook, LinkedIn, Twitter, WhatsApp, entre outros.
Sabendo disso, nós resolvemos criar este artigo. Nele, vamos apresentar como as mídias sociais no processo de compra influenciam e impactam cada vez mais os brasileiros. Vamos lá!
1. Gerando feedbacks positivos
Quando você pesquisa sobre um produto para realizar uma compra, provavelmente procura comentários de pessoas que já adquiriram o mesmo item, da mesma marca, não é mesmo?
Não fique espantado se isso acontece com você! Não é uma pequena coincidência, pois grande parte das pessoas fazem isso antes de finalizar uma compra — como indicado na pesquisa da PwC.
Então, quando a pessoa está pesquisando na internet e se depara com diversos feedbacks positivos sobre aquela empresa, ela passa a confiar e se interessar pelos produtos ou serviços que são disponibilizados.
Isso significa que, quanto melhor for o serviço que você disponibiliza à audiência, maior será a sua visibilidade, seu sucesso e seu poder em influenciar os clientes no processo de compra.
2. Criando um maior engajamento com a audiência
Sua marca estar presente nas redes e mídias sociais não quer dizer que ela está engajada com a audiência. Ao contrário, o que vemos normalmente, são marcas com extrema dificuldade em criar esse relacionamento com os clientes.
Por conta disso, além de estar presente na internet, sua empresa deve responder todas as dúvidas e sugestões dos clientes. Ela deve resolver os problemas e mostrar que realmente está sempre disposta em ajudar as pessoas da melhor forma, em qualquer circunstância.
Uma frase do Sam Walton, fundador do Wal-Mart e Sam’s Club, resume bem essa importância: “Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar”.
Portanto, tenha em mente a importância dos clientes e saiba que, quando a sua empresa criar esse engajamento, as mídias sociais influenciarão no processo de compra com muito mais facilidade.
3. Fidelizando novos clientes
As empresas que sabem fidelizar os clientes, com certeza, geram melhores resultados. Vamos dar como exemplo a Apple, que, segundo pesquisa realizada pela gFk, feita no Brasil e mais oito países, 84% dos usuários que compraram um iPhone afirmaram voltar a adquirir o aparelho quando lançar novos modelos.
Um número surpreendente, não é mesmo? Sim, a Apple é a inspiração e o sonho de todas as empresas. Mesmo que seja uma marca gigantesca, podemos ter ótimos ensinamentos com esse case de sucesso.
Quer exemplos de condutas que ajudam a fidelizar os clientes? Vamos lá:
- Ter ótima presença na web;
- A satisfação dos clientes com os produtos;
- O engajamento que a marca constrói por meio de campanhas de e-mail marketing;
- O site com diversas formas de contato.
E aí, gostou do conteúdo sobre como as mídias sociais no processo de compra influenciam os clientes? Então, aproveite para conferir também nosso artigo sobre os 4Ps do marketing!