Levando em conta que o delivery de comida teve grande destaque e crescimento em 2019, a resposta esperada de como anda o delivery do restaurante é de que o delivery está muito bem estruturado e funcionando perfeitamente.
Se a resposta não for exatamente essa, é bem provável que o seu serviço de delivery precisa de um checklist para ajustes e melhor planejamento.
Nada como um começo de ano para reavaliar o que o seu restaurante está oferecendo ao cliente e melhorar os pontos mais vulneráveis atualmente. Então, vamos lá, com possível causas que, definitivamente, atrapalham o crescimento do serviço de delivery em restaurantes.
Cardápio
Na escolha do cardápio para delivery é importante levar em conta todas as variáveis que podem interferir na qualidade da comida.
Se o cardápio de delivery for muito variado, é possível que o tempo de preparação do pedido seja maior. Assim, escolher um cardápio mais “enxuto” para o delivery requer um número menor de funcionários na equipe da cozinha e permite que os pratos sejam preparados em um tempo menor.
A escolha do cardápio também deve levar em conta se o alimento chegará até as mãos do cliente de entrega com a mesma qualidade que é oferecida no salão. Caso o alimento não suporte o transporte sem alteração de sabor ou crocância, ele deve ser retirado do cardápio de delivery.
Outra alternativa, é fazer adaptações na receita original que assegurem que o alimento chegue íntegro e delicioso ao seu destino. Vale lembrar, que em muitos casos, a escolha da embalagem de delivery adequada é suficiente para resolver a grande maioria de problemas gerados com a conservação e apresentação do prato durante o transporte.
Falhas no processo
Para que o delivery seja vantajoso tanto para o seu negócio quanto para o cliente é preciso que ele esteja muito bem estruturado. Algumas falhas no processo interferem diretamente na qualidade do seu serviço.
As falhas podem acontecer em diversas frentes, desde o momento de comprar os ingredientes, passando pela cozinha, até o último passo, que é a entrega do pedido ao cliente.
Tente identificar a origem dos problemas, levando em conta, como já mencionado, o cardápio, os ingredientes, conservação, plataformas de vendas, tempo de entrega, etc.
Após corrigir algumas falhas, é bem provável que o seu delivery lhe traga lucros e satisfação dos clientes.
Plataformas
Os serviços de delivery mudaram muito com a tecnologia. Plataformas como iFood, Rappi, Uber Eats e outras trouxeram modernidade e agilidade. Essas plataformas podem permitir que o seu restaurante ou até mesmo o seu pequeno negócio de alimentos seja visto por milhares de possíveis clientes.
Apesar dos valores cobrados por estas plataformas, elas podem sim trazer grandes vantagens para o seu negócio. Além de ser visto pelos clientes, não haverá necessidade de se preocupar em contratar motoboys (ou bicicletas) para realizar as entregas.
Conforme o seu negócio for crescendo é possível negociar melhores taxas e obter vantagens que aproximem ainda mais de seus clientes.
Embalagem
Um dos pontos mais importantes no delivery é a embalagem que irá acomodar a comida que será entregue para o cliente. Sem embalagem adequada o delivery não decola.
Tenha em mente que muitos usuários de aplicativos deixam de pedir em determinados restaurantes unicamente pela embalagem de entrega.
De nada adianta cobrar a comida mais barata se a embalagem de entrega não valorizar e manter a apresentação do prato.
Nenhum prato será valorizado se for entregue em embalagens plásticas ou de isopor, tipo potes transparentes. Nem mesmo marmitas com comida do dia a dia ficam atrativas para os consumidores quando embaladas neste tipo de embalagem.
Lembre-se que o público até prefere pagar um pouquinho mais caro, mas receber sua refeição em uma embalagem que valoriza o que ele vai comer. Portanto, uma boa embalagem, é requisito para qualquer tipo de comida, das mais simples aos restaurantes mais requintados. Não esqueça que hoje a embalagem eco-friendly é a melhor opção para qualquer tipo de comida.
Atente-se a nova legislação
A década mal começou e já temos legislação nova direcionada para bares, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos que fornecem alimentos. Estamos falando da lei sancionada no dia 13/01/2020, pelo prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas.
Esta lei proíbe o fornecimento de utensílios plásticos descartáveis em estabelecimentos comerciais em São Paulo, abrange também a entrega de comida por aplicativos.
A referida lei abrange apenas a cidade de São Paulo mas, é claro que o teor é uma tendência e o seu advento incentivará outras cidades e estados fazerem o mesmo.
Então, se o seu restaurante ainda entrega os pedidos de delivery em embalagens plásticas terá que mudar esse procedimento e se adequar à lei que efetivamente entrará em vigor em janeiro de 2021.
Hora de mostrar todo o potencial
Voltando a pergunta feita no início deste post, o delivery do seu restaurante deve estar funcionando perfeitamente. Mas, se a resposta não for 100%, é preciso que haja uma revisão de processos pois este é o momento de aproveitar todo o potencial que o delivery pode oferecer ao seu negócio.
Neste quesito, a Scuadra Embalagens aborda o tema com propriedade. Acompanhando a implantação do serviço de delivery de centenas de restaurantes, fica evidente que a escolha correta da embalagem é fator determinante no sucesso do delivery.
Uma comida bem preparada e entregue nas mãos com apresentação impecável é tudo o que o cliente do delivery espera. E para atender essas expectativas, tenha a Scuadra Embalagens como parceira do seu negócio de food service.
Com capacidade para orientar e esclarecer todas as dúvidas relativas ao delivery e embalagem, a Scuadra Embalagens fornece embalagens para delivery de comida para os melhores restaurantes, conhecidos pela excelência de suas cozinhas e hoje tendo a Scuadra In Box ® como sinônimo de qualidade em embalagens.
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