As reviravoltas ocorridas no meio ambiente e também a busca pelo autoconhecimento e qualidade de vida têm contribuído com o aumento no número de vegetarianos. Diante dessa realidade, a comida vegetariana pode ser um diferencial em seu restaurante, atraindo mais pessoas.
Mesmo que você sirva outros pratos, vale a pena planejar um espaço focado nesse público-alvo. Quer entender as vantagens? Então continue lendo este post!
O que é a comida vegetariana?
Existem diferentes tipos de vegetarianos. Por isso, há ingredientes que podem integrar a comida vegetariana, mas que não atendem às exigências de todos os tipos de pessoas que seguem esse estilo de vida.
Isso porque há diferentes classificações de vegetarianos. Veja quais são para você acertar nas receitas:
- Ovolactovegetariano: é quem consome ovos e laticínios. Trata-se da forma mais popular do vegetarianismo;
- Lactovegetariano: são as pessoas que consomem leite e derivados, mas não comem ovos;
- Ovovegetariano: são os vegetarianos que não consomem laticínios, mas comem ovos;
- Vegetariano estrito: não consome nenhum tipo de alimento que seja derivado de animal;
- Vegano: além de não comer alimentos que sejam derivados de animais, não consome produtos que têm componentes de animais, como couro, lã ou seda e também descartam produtos que tenham sido testados em animais.
Conhecendo as variações do vegetarianismo, você pode criar pratos diferenciados, sempre valorizando verduras, legumes, frutas, fibras e ingredientes naturais.
Por que vale a pena investir em comida vegetariana?
O público vegetariano vem crescendo a cada dia no Brasil por conta de vários motivos.
As pessoas estão mais sensíveis com a qualidade de vida e buscando viver com mais ética, investindo na busca por opções mais saudáveis.
Assim, ao elaborar pratos vegetarianos, você poderá aumentar o ticket médio do seu restaurante, tendo em vista que haverá um número maior de clientes.
A dica é reservar um espaço com comidas vegetarianas no buffet, separado das demais, caso você trabalhe com venda por quilo.
Outra dica importante é integrar pratos vegetarianos no cardápio,
aumentando o leque de opções. Afinal, até mesmo quem não segue esse estilo de vida muitas vezes consome, seja para experimentar ou até mesmo para diferenciar a alimentação em determinado dia. Observe mais vantagens ao adotar essa atitude.
Melhora da imagem do negócio
Restaurantes que oferecem comida vegetariana são bem vistos pelos clientes, pois demonstram um compromisso com o meio ambiente e também com a qualidade de vida.
Como os adeptos desse estilo de vida são favoráveis à vida e amigos dos animais, acabam aprovando estabelecimentos que também seguem essa premissa.
Dessa maneira, ocorre uma melhora na imagem do seu negócio, trazendo mais credibilidade e fidelização dos clientes, tendo em vista que eles saberão que no cardápio oferecido há opções para pessoas de diferentes tipos de gostos.
Diversifica o público
Você já viu algum vegetariano ir em um rodízio de churrasco? Certamente, isso seria bem difícil e a pessoa ficaria restrita ao que é oferecido no buffet. Mas o próprio ambiente não seria nada agradável para quem segue o vegetarianismo.
Agora, se o seu restaurante tiver um espaço reservado para quem é desse estilo de vida, com várias opções de comida vegetariana no cardápio, haveria a diversificação do público.
E essa vantagem aconteceria não só no salão como também nos delivery, ou seja, é um investimento que tem retorno garantido, tendo em vista que o número de vegetarianos tem crescido a cada dia, principalmente entre as crianças e adolescentes.
Redução nos custos
Com o preço da carne bovina lá em cima, oferecer opções vegetarianas contribui para reduzir os custos.
E é possível fazer pratos bem diversificados, como uma feijoada de legumes, almôndegas de soja, bolinhos de arroz, saladas diversas, enfim, o rol é imenso de opções.
Assim, os custos certamente serão reduzidos, aspecto importantíssimo para aumentar o faturamento.
Como começar?
A primeira dica é conhecer as receitas e ter formação na área, com prática. Depois, escolha opções que sejam atrativas, incluindo combos.
Caso o seu restaurante também ofereça outros tipos de comidas, reserve um espaço somente para o público vegetariano, com uma decoração bem clean e harmoniosa.
Faça uma pesquisa com o seu público para conhecer as preferências e tenha diferenciações. Entre elas, embalagens de qualidade para o delivery e que estejam sintonizadas com o meio ambiente, como as biodegradáveis.
Dessa forma, a experiência do cliente será incrível e a comida vegetariana poderá se transformar no carro chefe do seu restaurante.
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