Existem várias métricas que são utilizadas na gestão de empresas, o CMV para delivery, por sua vez, é uma das mais importantes não só para esse segmento como para todos os que comercializam produtos. Essa sigla se refere ao Custo de Mercadoria Vendida, sendo uma métrica que serve basicamente para analisar se o seu produto está sendo vendido a um valor que consegue cobrir todos os gastos da produção.
Para isso, é necessário fazer a soma de todas as despesas para produzir e armazenar o produto, até ele ser vendido de fato. Se você é o gestor do seu próprio negócio em delivery e não conhecia o conceito de CMV, saiba que veio ao lugar certo.
A seguir explicaremos detalhadamente como é feito o cálculo do CMV para negócios de food service, especialmente, para a modalidade delivery. Acompanhe a leitura para saber mais!
Como calcular o CMV?
Antes de explicarmos como calcular o CMV, existem alguns fatores que aparecem no cálculo e, por isso, devem ser esclarecidos previamente, são eles:
- cálculo monetário — realizar os cálculos considerando as medidas em valores, não em unidades;
- cálculo por mercadoria — cálculos feitos com base na quantidade de mercadoria presente no estoque;
- inventário — sistema que monitora a entrada e a saída de insumos.
Agora que já esclarecemos todas essas questões, podemos partir para a matemática. O cálculo do CMV é uma equação que envolve a soma do estoque inicial (EI) e das compras (C), que são subtraídas pelo estoque final (EF). Sendo assim, a equação fica:
CMV = EI + C – EF
Este cálculo pode ser feito tanto para os produtos vendidos no local, quanto aqueles entregues por delivery. Isso porque o valor da taxa de entrega não entra no cálculo do CMV.
O que não entra no cálculo do CMV?
Assim como a taxa de entrega que acabamos de citar, existem algumas outras despesas que não devem ser incluídas no cálculo do CMV, isso porque elas não incidem sobre o custo da mercadoria, portanto, não devem ser usadas para calcular o lucro bruto. Veja quais outras despesas não entram no CMV:
- despesas administrativas, como conta de água, internet, luz, gás e telefone;
- despesas operacionais, como o valor do frete e do serviço do entregador;
- despesas de vendas, como as comissões dos vendedores.
Qual é a importância do CMV para um restaurante?
A venda dos pratos é a principal fonte de lucro de um restaurante, mesmo que ele tenha algum outro tipo de serviço para complementar o faturamento. Se o seu CMV não está bom, isso significa que você está literalmente pagando para vender o seu cardápio.
Conseguir clientes novos e vender cada vez mais é o sonho de todo gestor de um restaurante, no entanto, sabemos que nem sempre isso é possível. Em momentos de crise, o que um gestor pode fazer para tentar sair do prejuízo é reduzir o custo de produção das mercadorias, ou seja, diminuir o CMV. Vendo por este lado, não há como negar a importância de conhecer esse cálculo.
E se você quer saber como calcular o custo benefício com suas embalagens, preparamos um post específico para isso. Leia:
Veja como calcular custo-benefício na compra de embalagens
Agora que você já conhece o CMV para delivery e sabe qual é a sua importância, coloque todas as dicas deste artigo em prática. Esse cálculo simples pode ajudar a salvar o seu restaurante!
Gostou das nossas dicas? Ainda tem alguma dúvida sobre como fazer o cálculo do CMV? Então deixe um comentário nesta postagem para podermos debater sobre o assunto!