Uma empresa da área de alimentação se envolve em diversos processos, desde a compra dos alimentos, preparação, logística, vendas e entrega. Apesar dos diversos modelos de negócio, o uso de embalagens é praticamente inevitável, principalmente se falamos de delivery ou takeaway. O ciclo de vida da embalagem é muito importante nesse contexto.
Por isso, reunimos as principais informações para você entender sobre essa questão. Assim, é possível alinhar as embalagens da sua cozinha com as tendências, leis, conseguindo até mesmo agregar valores ambientalmente responsáveis para a empresa. Boa leitura!
O que é o ciclo de vida da embalagem?
Assim como uma pessoa, planta ou animal, a embalagem também tem um ciclo de vida. Ele consiste do período em que a embalagem nasce até seu descarte. Assim como para os seres vivos, os recipientes para alimentos também têm fases durante sua existência:
- produção;
- envase;
- uso;
- descarte.
Por que é importante saber sobre este assunto?
Apesar de parecer um assunto que não diz respeito à cozinha, é muito importante entender qual é o ciclo de vida da embalagem. Por um lado, porque nem sempre os materiais usados para acondicionar os alimentos são os ideais (podendo chegar a prejudicar a saúde do consumidor) e, por outro, para orientar seu público sobre como ele deve proceder após o consumo.
Qual é o impacto ambiental desse ciclo?
Você deve ter percebido que o impacto ambiental varia de acordo com o tipo de embalagem. As embalagens eco-friendly — como as de papel — são duráveis, têm excelente qualidade e atendem a uma crescente exigência do consumidor. Afinal, é uma forma de garantir a comida com qualidade e assegurar que o impacto da produção e reciclagem será o menor possível para a natureza.
Para quem escolhe soluções como pacotes de plástico ou isopor, em contrapartida, os danos causados são muito grandes. A poluição gerada no descarte desse tipo de material pode comprometer o solo, a água, o ar, as plantas e a vida dos animais (inclusive do ser humano). Por isso, faz total sentido pesquisar mais sobre o tipo de material usado e como funciona seu ciclo.
Como funciona o ciclo de vida da embalagem?
Para descobrir qual é o ciclo de uma embalagem, cientistas realizam um cálculo de acordo com a matéria-prima usada na sua produção. Assim, é possível ter uma estimativa de quanto tempo aquele produto demora para se decompor e reintegrar à natureza. Restaurantes sustentáveis sabem sobre o papel da embalagem, optando pelas soluções que garantam a saúde do consumidor e a preservação da natureza.
Como escolher as embalagens adequadas?
Se há poucas décadas uma visão sustentável era mais comum entre ambientalistas, hoje já se transformou em uma tendência. O consumo sustentável é uma solução para garantir:
- a qualidade no envio dos alimentos;
- escolhas ambientalmente responsáveis;
- um bom posicionamento para sua marca;
- o destaque com essa tendência de mercado;
- a redução do impacto gerado com as embalagens.
Você gostou de conhecer mais sobre o ciclo de vida da embalagem? Para quem está à frente de uma cozinha como modelo de negócio é sempre importante conferir qual é a tendência e as melhores soluções para entregar ao público. E se o seu restaurante tem o interesse em promover, um consumo mais consciente, então conheça a campanha, da parceira Ajinomoto, #AmoComidaEoMeioAmbiente.
Essa iniciativa e preocupação da Ajinomoto® Food Service em fomentar ações sustentáveis e democratizar o acesso às embalagens sofisticadas e de alta qualidade é uma campanha em parceria com a Scuadra para que você possa comprar suas caixinhas Scuadra In Box® personalizadas com o design da campanha #AmoComidaEoMeioAmbiente e com condições especiais. Acesse o botão abaixo e fale com o nosso atendimento, de segunda à sexta das 07h15 às 17h.