Encontrar restaurantes com opções que contemplem e agradem a todos os integrantes de uma família não é uma tarefa fácil. Geralmente, os lugares que os adultos gostam de frequentar não são ambientes propícios para crianças, tampouco possuem opções de pratos kids-friendly.
Quem tem filhos menores sabe que eles exercem uma grande influência no processo de tomada de decisões da família. Quantas vezes os pais deixam de ir a um lugar que gostariam, só para satisfazer as vontades e os gostos dos filhos? É justamente por este motivo que os cardápios para crianças se tornaram tão essenciais para os estabelecimentos de food service.
Pensando nisso, criamos este post para explicar o conceito de cardápio para crianças e os pratos que não podem faltar no menu, com dicas para o planejamento. Ao final, comentaremos a importância de oferecer essa opção em seu restaurante. Confira!
O que é um cardápio para crianças?
O cardápio para crianças, também conhecido como menu kids, nada mais é do que um conjunto de opções para crianças dentro do cardápio de um restaurante. Elas representam o público mais exigente e criterioso que um restaurante pode ter, portanto, planejar um cardápio pensando nelas, não é nenhum exagero.
O paladar das crianças é totalmente diferente dos adultos, principalmente quando falamos das pequenas. Isso porque elas ainda estão se acostumando com os diferentes sabores, aromas e textura dos alimentos. Além disso, existem crianças com o paladar muito seletivo, que comem apenas o básico. Sendo assim, o menu kids foi criado como uma tentativa de adaptar as opções dos restaurantes para o gosto dos pequenos clientes, tornando, assim, o ambiente mais family friendly.
O que não pode faltar em um menu kids?
Um dos pontos mais importantes do cardápio para crianças, na verdade, não é a comida em si. As crianças se deixam levar muito pelo visual, portanto, a estética dos pratos servidos pelo restaurante é um aspecto importantíssimo para garantir o sucesso do menu kids.
Esse tipo de cardápio pode, sim, ter salada, legumes e frutas. No entanto, a apresentação desses alimentos e o preparo deve ser especial para que as crianças tenham interesse em experimentar esses ingredientes que geralmente não agradam ao paladar infantil.
Além de tentar estimular a alimentação saudável, o restaurante não pode se esquecer de oferecer comidas que as crianças adoram, como pizza, hambúrguer, batata frita e milkshake. Também é interessante considerar algumas opções veganas. Por último, mas não menos importante, devemos ressaltar o cuidado na hora do preparo dos alimentos. As crianças geralmente são mais sensíveis a temperos e tendem a comer menos que os adultos, portanto, esse aspecto é tão importante quanto a apresentação.
Qual a importância de um cardápio para crianças?
Como dissemos anteriormente, a ausência de um menu kids pode fazer com que uma família decida não ir até o seu restaurante. As opções para crianças são uma ótima forma de atrair e fidelizar clientes, pois este é um diferencial competitivo que nem todos os restaurantes possuem. Além disso, o cardápio para crianças agrega valor ao seu estabelecimento, permitindo que você faça reajustes nos valores com uma justificativa.
Vale ressaltar que tão importante quanto criar um cardápio para crianças é preparar um ambiente kids, afinal, essas crianças precisam se manter distraídas enquanto os pratos não ficam prontos. Se você tem dúvidas sobre o planejamento do menu infantil, recomendamos buscar ajuda de uma equipe de nutricionistas especializada no assunto.
Gostou deste artigo? Ainda resta alguma dúvida a respeito do cardápio para crianças? Compartilhe conosco a sua opinião, dúvidas e sugestões nos comentários abaixo!