O período mais intenso da pandemia, causada pelo novo coronavírus, nos obrigou a ter novos hábitos para atender às medidas sanitárias como prevenção à Covid-19. Muitas delas permaneceram e ganharam destaque na sociedade. Entre as práticas implementadas está o uso do cardápio online, que certamente chegou para ficar.
Apesar de a pandemia ter deixado a população bastante desconfortável e o mercado um tanto desequilibrado, intensificou costumes que não eram tão valorizados pelos públicos, como no caso do cardápio digital. Mas, afinal, como funciona esse tipo de menu e como ele pode ajudar a impulsionar as vendas em restaurantes?
Neste artigo, você entender melhor o que é o cardápio online, como funciona e quais os benefícios que ele pode proporcionar ao seu negócio. Continue a leitura e descubra!
O que é cardápio online e como funciona?
Cardápio online é um software moderno que uma empresa, como restaurantes e bares, operam para apresentar seu menu aos clientes, e assim, atender aos serviços de food service de maneira otimizada e eficiente.
Ele fica disponível nos diversos canais que o restaurante usa na web, para que o consumidor possa visualizar os pratos, bebidas, sobremesas e outros alimentos que o negócio oferece. Além de apresentar o “nome” dos produtos, o cardápio também informa o valor de cada elemento.
No início, o menu digital tinha como principal objetivo, assegurar a segurança da saúde dos clientes, substituindo o formato em papel. Também foi uma forma de viabilizar, de maneira agilizada, o atendimento delivery. Atualmente, e cada vez mais, é utilizado com o objetivo de aumentar o número de serviços de entrega em domicílio ou alimentos que podem ser recebidos no balcão.
Quais os benefícios de usar cardápio online?
O número de benefícios que o cardápio online proporciona é enorme. Confira alguns dos principais!
1. Implemento de fácil edição
Os recursos tecnológicos chegaram para facilitar o manuseio das atividades diárias. Com isso, os cardápios online têm uma função muito importante que é a de editá-lo sempre que for necessário fazer alterações ou atualizá-lo. As mudanças podem ser realizadas pelo computador para inserir ou excluir textos e fotos de pratos e bebidas.
É também, um ótimo mecanismo para manter o seu cardápio atualizado a cada instante do dia. Vale ficar atento para o cliente não pedir o que já acabou no estoque. Tudo isso interfere na credibilidade do negócio.
2. Apresentação mais atrativa
Sabe aquele dito “a pessoa começa a comer pelos olhos”? É exatamente isso que um cardápio online deve instigar em seus clientes. Os consumidores são atraídos por fotos quase perfeitas, sobretudo quando são colocadas em um tamanho que ele possa visualizar detalhes do prato, além de um brilho que realça a sua apresentação.
As fotos devem provocar impacto ao ponto de dar “água na boca”. A linguagem e o formato do texto também devem ser fatores determinantes para incentivar os clientes a fazerem seus pedidos muitas vezes e motivá-los à fidelização. Nesse sentido, podemos dizer que o cardápio online é um excelente marketing do restaurante.
3. Integração com sistema de gestão
A boa gestão de um negócio consegue transformar todos os processos. Uma das funções do cardápio online é essa, tornar presente todos os envolvidos no percurso da venda. Aqui podemos citar o cliente, o caixa (forma de pagamento) e o funcionário que manuseia o cardápio online. Essa integração torna os processos mais rápidos e assertivos.
4. Aumenta o Ticket Médio
Agora vamos apresentar o maior benefício que o cardápio virtual vai entregar ao seu restaurante, o aumento significativo do Ticket Médio mensal. O resultado se dá pela praticidade que esse tipo de cardápio e o delivery oferecem aos clientes. Essa ferramenta possibilita que o cliente insira complementos e adicionais no momento de fazer seu pedido, não é o máximo? Com essa função, o usuário é motivado a incrementar o alimento que está escolhendo, e assim, seu restaurante vende muito mais.
Como vimos, o cardápio online pode trazer inúmeros benefícios para o seu restaurante, além de ser tendência no mercado alimentício. Para implementar essa ferramenta poderosa em seu negócio, você pode inseri-lo no próprio site, fazer atualizações constantes e, até mesmo, colocar a localização do seu estabelecimento. Assim como, criar um aplicativo bem estruturado, para motivar seus clientes a ficarem mais próximos e a saborear seus pratos com maior frequência pelo delivery.
Gostou de conhecer as vantagens de ter um cardápio digital? Você pode receber mais informações que podem ajudar a alavancar o seu negócio. Venha nos seguir nas redes sociais para ficar informado sobre as nossas postagens. Estamos no Instagram, YouTube, Facebook, LinkedIn, Pinterest e Twitter.
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