O cancelamento de pedido é algo que pode eventualmente ocorrer. Porém, não é um acontecimento positivo para o estabelecimento, pois o mesmo perde a venda e, muitas vezes, a possibilidade de atender um novo cliente. Por isso é necessário prestar atenção em alguns detalhes.
Evitar o cancelamento de pedidos no delivery é um cuidado que deve ser tomado pelo estabelecimento, que tem a responsabilidade de entregar a encomenda com alta qualidade, eficiência e agilidade esperada.
A seguir, entenda o que pode levar um cliente a cancelar um pedido e o que fazer para evitar que isso aconteça. Confira!
O que pode levar um cliente a cancelar um pedido?
Um cancelamento de pedido nem sempre é esperado pelo restaurante e nem mesmo pelo cliente que tinha o objetivo de realizar a compra. Porém, é algo possível de acontecer por diferentes motivos, conforme mostramos a seguir.
Erros durante a transação
Esse erro pode ser causado pelo próprio cliente, ocasionado por seleção do endereço errado, forma de pagamento, esquecimento de aplicação de cupons ou mudança de ideia ou cronograma.
Atraso no pedido
Esse caso geralmente acontece por algum problema do restaurante. O cliente analisará o tempo que o restaurante descreve como necessário e, quando o pedido não é entregue nesse período, pode causar uma frustração e resultar no cancelamento.
Problemas com o pedido
Outra questão que resulta em cancelamento do pedido e prejudica a experiência do consumidor com o restaurante, é quando há problemas com o pedido. Isso pode envolver situações como:
- pedidos entregues com itens em quantidades erradas;
- entrega de prato diferente do que foi pedido;
- não cumprir as observações feitas pelo cliente no ato do pedido;
- danos nos alimentos durante o transporte;
- embalagem inadequada para proteção e manutenção da temperatura;
- entre outros.
O que fazer para evitar cancelamento de pedidos?
Logo, para evitar cancelamentos dos pedidos é necessário adotar boas práticas quanto às entregas e qualidade do serviço. Dessa forma, é possível evitar ao máximo os erros cometidos e ampliar a qualidade da entrega, aumentando a satisfação dos clientes. Confira as dicas!
1.Construa um bom cardápio
Uma grande frustração para o cliente é receber um alimento diferente do que esperava. Por isso é necessário que o cardápio esteja bem descrito, com informações como: ingredientes, número de pessoas que a quantidade serve, complementos disponíveis, restrições alimentares, peso e tamanho.
Também é importante fazer as fotos de forma adequada, de acordo com a realidade do alimento. Elas devem ser atraentes e bonitas para despertar o interesse.
2.Confira todos os itens antes de enviar as encomendas
Cheque todos os itens do pedido antes de enviar para o cliente. Esse checklist ajuda a corrigir possíveis erros na separação e temperatura inadequada.
3.Evite os atrasos
Seja fiel à programação apresentada no site ou aplicativo, pois esse pode ser um dos motivos da seleção do cliente pelo seu restaurante. Caso haja sobrecarga de pedidos, considere fazer uma pausa no recebimento dos pedidos.
4.Programe as pausas
Veja os melhores dias da semana para ter as pausas programadas, Avalie o mais adequado para fechar o estabelecimento para fazer o reabastecimento dos alimentos, por exemplo.
Ou mesmo, o horário final possível de receber os pedidos de acordo com o horário de fechamento do restaurante. Isso evitará o cancelamento de pedidos, tanto por parte do cliente quanto do restaurante, por impossibilidade de atendimento.
Para isso, é necessário prestar atenção ao planejamento do restaurante e seguir as dicas para evitar cancelamento de pedidos. Nesse sentido, é importante evitar atrasos, programar as pausas, conferir os itens e fazer o cardápio da forma adequada.
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