Você sabe o que é o Brasil Trend Foods 2020 e quais são as tendências brasileiras do segmento de alimentação? Com o cenário econômico atual, o setor de alimentos passou por algumas transformações. Acontece que houve diversas alterações nos hábitos de consumo e na adaptação dos consumidores com essa nova realidade.
Nas atividades relacionadas a alimentos, bebidas e embalagens, a inovação é necessária para atender todas as novas necessidades do público, gerando um diferencial para a indústria no mercado.
Pensando nisso, separamos neste texto algumas informações valiosas sobre o projeto Brasil Trend Foods 2020, quais os seus objetivos e os cinco pilares de tendência da área para você ficar mais atento às novidades do setor!
O que é o Brasil Trend Foods 2020?
O Brasil Trend Foods 2020 se trata de uma iniciativa intersetorial, que reúne diversas indústrias e empresas de variados setores, coordenada pela FIESP. Aqui são apresentados ao público as principais análises de tendências profundas sobre o consumo de alimentos no país durante os próximos anos.
Os estudos são resultados do monitoramento das novidades e das tendências no setor de alimentos, bebidas e embalagens. Os dados gerados tiveram base em pesquisas e visitas técnicas a feiras e congressos da área.
A disseminação de informações estratégicas — feita de maneira pública e gratuita, gerando diversos benefícios para as empresas do setor — são frutos da realização desses estudos. Com esses dados, as organizações são capazes de encontrar formas efetivas de inovar e fornecer alimentos de qualidade para o seu público, agregando valores que possibilitam ao consumidor criar uma relação mais estreita de confiança e identidade com o setor alimentício. O projeto Brasil Trend Foods 2020 é, inicialmente, constituído em três etapas principais.
A publicação é a fase que tem base em alguns fatores, como os de:
- demanda;
- crescimento e envelhecimento da população no país e no resto do mundo;
- aumento do poder de compra;
- diminuição do número de filhos por família;
- participação do público feminino no mercado de trabalho;
- acessibilidade à informação, entre outros.
A pesquisa nacional Fiesp/Ibope é a etapa sobre o padrão de consumo de alimentos e bebidas no país, apresentando resultados que serão apresentados no evento de lançamento do projeto.
Já a terceira etapa é o Grupo Estratégico do Brasil Trend Foods, que é o escopo da iniciativa. Ele será formado por empresas, executivos, entidades representantes do setor, governos e consumidores para discutir e monitorar as principais tendências.
Por que o Brasil Trend Foods surgiu?
Para as atividades relacionadas ao setor de alimentos e bebidas, a inovação é a peça-chave para que os empresários e gestores consigam atender ao seu público com maior rapidez, além de antecipar as novas demandas dos consumidores no país.
O projeto Brasil Trend Foods 2020 surgiu exatamente do entendimento de que, para direcionar as ações com maior sucesso e gerar resultados melhores, o processo de inovação deve estar amparado em informações estratégicas, táticas e confiáveis.
Desse modo, em vez de se orientar pela intuição e de forma isolada, os empreendedores terão uma base mais sólida para guiar os seus negócios e assegurar o sucesso de uma decisão de investimento.
Quais são os objetivos do Brasil Trend Foods 2020?
O projeto tem como principal objetivo a avaliação sobre o grau de aderência da população brasileira sobre às tendências internacionais de consumo de alimentos, bebidas e embalagens. Além disso, o Brasil Trend Foods 2020 também serve para prover informações e estratégias valiosas sobre o comportamento do público-alvo de vários tipos de negócio, especialmente para as micro e pequenas empresas.
Por meio desse estudo, é possível apresentar as principais tendências do setor de alimentos, bebidas e embalagens, como também a análise dos impactos nas diferentes atividades e segmentos alimentícios no país. Ele é baseado no levantamento de dados sobre as macrotendências ao redor do mundo, além daquelas relacionadas à área de alimentação.
Quais são os 5 pilares de tendências?
Os cinco pilares de tendências observados são resultados das influências causadas pelas alterações nos fatores que determinam a demanda quantitativa e qualitativa por alimentos, bebidas e embalagens. A seguir, os cinco grupos de tendências.
Sensorialidade e prazer
A tendência de sensorialidade e prazer é amplamente valorizada nos estudos, principalmente quando se trata de alimentos e bebidas. Aqui, o que importa são as sensações que as comidas podem trazer para os consumidores. Além disso, o sabor também é outro fator decisivo, afinal, a preferência vai ser sempre do alimento mais gostoso.
Saudabilidade e bem-estar
As tendências de saudabilidade e bem-estar valorizam a qualidade de vida que um alimento pode trazer para os consumidores. É possível analisar a preferência do público na hora de escolher entre uma refeição barata e que pode prejudicar a saúde ou algo mais caro, porém, saudável.
Conveniência e praticidade
A conveniência e praticidade é uma tendência que visa providenciar mais comodidade e conforto, principalmente para as pessoas com uma rotina mais acelerada. Acontece que muitas pessoas não têm tempo para cozinhar, por isso, levar esse aspecto em consideração na hora de providenciar um alimento pode ser crucial para conquistar a fidelidade desse grupo.
Confiabilidade e qualidade
A confiabilidade e qualidade é uma tendência que ajuda a orientar ou determinar as escolhas e a fidelização do público. Para reforçar a importância desse grupo, é válido ressaltar que as pessoas costumam pagar mais por produtos e serviços nos quais eles detectam maior qualidade ou nas marcas em que eles têm mais confiança.
Sustentabilidade e ética
As tendências do grupo de sustentabilidade e ética valorizam as indústrias que têm preocupações ambientais e que deixa essa característica clara para o seu público-alvo. Os consumidores terão sempre preferência a alimentos industrializados quando eles sabem que o fabricante protege o meio ambiente ou tem projetos sociais.
O Brasil Trend Foods 2020 traz diversas tendências do setor de alimentos que são essenciais para qualquer tipo de negócio da área. Entender as novidades que estão surgindo no mercado é uma maneira de estar um passo à frente da concorrência, trazendo novas experiências para os seus consumidores.
Aproveite o seu interesse no assunto e confira o nosso artigo sobre como a embalagem de alimentos pode ser usada na sua estratégia e amplie o seu conhecimento sobre as tendências do setor de alimentos!