Branding é a ferramenta mais eficaz para mostrar aos clientes potenciais a marca da sua empresa. Esta é refletida visualmente por meio do logotipo e elementos de design, bem como em mensagens divulgadas em materiais de marketing, slogans e afins. Sendo assim, o branding é a promessa do valor que o cliente receberá.
Neste artigo abordamos a importância dessa ferramenta no desenvolvimento de sua marca e na construção da identidade organizacional como um todo. Boa leitura!
Branding estabelece expectativas
Toda a nossa vida em sociedade está ancorada em expectativas. Por exemplo, esperamos que o mecânico de automóveis realize sua tarefa bem o suficiente para nos entregar um veículo seguro e que funcione como deve. Quando vamos a um restaurante, esperamos que nos forneçam alimentos saudáveis, feitos em ambientes higiênicos.
Existem, até mesmo, normas jurídicas que estabelecem a obrigatoriedade do cumprimento de certas promessas. No entanto, o que predomina em nossas vidas são os “contratos não-escritos”, nos quais todos esperam que cada um cumpra o que foi prometido. Nossos relacionamentos com as marcas, por sua vez, não fogem a esses padrões.
No coração da marca se insere a promessa que é feita ao público. Dessa forma, uma boa estratégia de branding permite a uma empresa mostrar ao público o que ela é, em que acredita e qual valor exclusivo fornece.
Diferencia a empresa da concorrência
O seu branding pode ser utilizado para diferenciar sua empresa da concorrência. Isso deve ser feito após uma análise dos pontos fortes da organização e da definição do público-alvo.
A utilização de gráficos e de palavras que reflitam claramente o que sua marca representa contribui para que as mensagens entregues sejam suficientemente claras e facilmente assimiláveis pelo público.
Gera conexões emocionais
De acordo com estudos recentes, o consumidor brasileiro confia mais nas promessas de suas marcas favoritas do que no próprio governo e representantes eleitos. A conexão emocional já atingiu níveis bastante profundos. Além disso, os mais jovens consideram sua identificação com a marca favorita quase tão importante quanto a identidade religiosa e étnica pela qual se definem.
Isso demonstra que o poder do branding se fundiu com sucesso em nossa cultura. Ele faz parte da forma pela qual as pessoas enxergam e intervêm no mundo à sua volta.
Um excelente posicionamento da marca pode acontecer naturalmente, à medida que relações orgânicas desse tipo forem construídas e ampliadas.
Mantém a consistência da marca
As marcas de sucesso, que têm garantido seus lugares na mente dos consumidores ao longo do tempo, concentram seus esforços de branding em manter a consistência de suas mensagens, linhas de produtos e apelo público.
A manutenção da consistência e relevância de uma marca a longo prazo é um dos mais importantes objetivos do branding. Essa estratégia adiciona profundidade à presença da marca, permitindo um crescimento constante e aumentando as possibilidades de fidelizar clientes.
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