Além do patrimônio que seu restaurante, padaria, bar ou delivery pode conquistar, existe algo fundamental para se posicionar no mercado: é o valor que as pessoas percebem em relação à sua marca, ou o brand equity. Em uma era que foca mais em experiências e serviços do que no produto em si, é fundamental estar atento para fazer o branding adequado e garantir um bom relacionamento com os diversos públicos.
Neste artigo, mostraremos como esse tipo de estratégia, que foca no relacionamento da marca com o consumidor e com os potenciais clientes, pode impulsionar os resultados do negócio. Entenda o conceito de brand equity, descubra quais são os benefícios de implementar a estratégia e veja os principais passos para usar no seu negócio de food service e se destacar. Boa leitura!
Afinal, o que é brand equity?
Traduzido ao pé da letra, brand equity significa “valor da marca”. Ou seja, o resultado de todo o trabalho do marketing gastronômico focado na valorização da empresa (do ponto de vista institucional) se transformará em branding equity. Entretanto, isso não é assim tão matemático, pois está ligado à forma como as pessoas percebem a sua marca.
Se uma empresa procura ser mais sustentável, por exemplo, mas se envolve em um escândalo ambiental, é bem possível que um evento isolado comprometa todo o trabalho desenvolvido anteriormente. Por isso, para fazer um bom brand equity, é importante entender não só o que a sua empresa faz, mas como o público a percebe no mercado.
Vários fatores, como a interação com o público, a percepção dos colaboradores e também a satisfação do cliente vão influenciar nos resultados de branding equity. Lembrando que, como essa estratégia está ligada ao posicionamento da marca, quanto mais forte ela for, mais valorizada a empresa será no mercado.
Qual é a importância de trabalhar o valor da marca?
Conseguir planejar a forma como sua empresa vai imprimir missão, visão e valores no mercado: trabalhar o brand equity é muito importante para valorizar e direcionar o objetivo do negócio. Confira os principais pontos que são agregados com a aplicação correta desse tipo de estratégia:
- geração de visibilidade para a empresa;
- maior influência no mercado;
- impulsionamento da satisfação e da fidelização de clientes;
- aumento da quantidade de fãs e defensores;
- maior valorização da marca.
Como fortalecer a sua marca com os consumidores?
O primeiro ponto para implementar o brand equity de maneira correta é entender qual é a personalidade e o posicionamento da empresa. Você deve ter clareza sobre como seu negócio deseja ser visto. Em seguida, é preciso pensar no público e a melhor forma de traduzir esses valores.
Depois, crie um documento com direcionamentos para as pessoas que lidam com a imagem da marca de alguma forma (comunicação, marketing, vendas e atendimento ao consumidor). Esse documento deve ter:
- indicações para o tom da marca;
- orientações sobre a personalidade da empresa;
- expressões que devem ser usadas e que devem ser evitadas;
- cores, formas e outros elementos gráficos indicados e proibidos.
Viu como o brand equity pode ser uma ferramenta poderosa para seu negócio de food service? Todos os elementos de contato com o consumidor precisam ser planejados, pois traduzem um pouco dos valores e do posicionamento da marca. A embalagem no branding tem um papel fundamental, ainda mais no caso de delivery, pois ela se transforma em um dos principais pontos de contato da empresa com o público, enriquecendo a experiência do consumidor.
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