Big Data está mudando o modo como o setor de restaurantes trabalham. Desde marketing personalizado, passando por cozinhas inteligentes, as informações coletadas nos sistemas de marketing, contabilidade, estoque e agendamento de restaurantes podem ajudar a reduzir custos e maximizar o ROI (retorno de investimento) de marketing.
Além disso, os insights de dados coletados podem melhorar as informações, aprimorar a experiência e promover a fidelidade do cliente.
Quer saber mais? Continue a leitura e saiba como os restaurantes realmente usam o Big Bata em sua vantagem.
O que é Big Data?
Conforme definido por Lisa Arthur, autora do livro “Big Data Marketing”, Big Data é “uma coleção de dados de fontes tradicionais e digitais dentro e fora de sua empresa, que representa uma fonte de descobertas e análises em andamento”.
Dentro do restaurante, essas informações podem ser coletadas, porém, não se trata apenas de capturar dados, e sim, saber como reunir e utilizar esses dados em benefício do negócio e dos clientes.
Como utilizar Big Data?
Os restaurantes estão integrando novas tecnologias para registrar e utilizar dados para melhorar sua eficiência e a experiência gastronômica.
As informações podem girar, por exemplo, em torno da forma como um cliente pede e paga sua refeição. Com uma variedade maior de ferramentas digitais disponíveis, como aplicativos para dispositivos móveis e tablets, essas informações podem ser facilmente coletadas.
Além de oferecer um processo de pedido e pagamento mais conveniente, esses dispositivos podem oferecer maior customização e personalização, gerando dados do histórico de pedidos do cliente. Por meio de análises qualitativas, os restaurantes podem criar conjuntos de dados de perfis de compra do cliente.
Outra forma interessante de coleta e utilização de dados utilizada por uma rede de restaurantes de estilo mediterrâneo nos EUA, Cava, utiliza sensores de coleta de dados colocados estrategicamente que acompanham como os convidados e funcionários usam o espaço. Estas informações foram úteis para implantar novo layout e melhorar a eficiência geral do restaurante em relação o processo de pedidos e a experiência do cliente.
Com a Internet das Coisas, mais aparelhos e ferramentas de cozinha podem se conectar e transformar em ferramentas de coleta de dados. Essa tecnologia de cozinha inteligente pode monitorar inventário e preparação de alimentos para melhorar a eficiência e a precisão do pedido.
Big Data e a experiência do cliente
O Big Data no setor de restaurantes nada mais é do que utilizar a tecnologia e dados para melhorar a experiência do cliente.
Informações de vendas e insights dos clientes podem ajudar os restaurantes a criar programas de fidelidade personalizados de acordo com as experiências e preferências do cliente. Desta forma, é possível criar campanhas de e-mail segmentadas que mantêm os clientes conectados com a marca.
Imagine criar uma campanha “Sentimos sua falta” e oferecer uma entrada ou sobremesa gratuita para os clientes que não visitaram o restaurante nos últimos 30 dias! Como resultado, é possível que muitos clientes revisitem o restaurante, contribuindo, assim, com o aumento das vendas.
Coletar dados dos clientes ajuda os restaurantes a conhece-los melhor. Informações diversas do público-alvo como dados demográficos, idade, níveis de renda, preferências alimentares e outros locais de jantar favoritos são alguns dos tópicos que podem ser levantados e utilizados para otimizar o atendimento da clientela.
Um ótimo exemplo de como o Big Data pode ser bem utilizado é o caso da Starbucks. Com 6 milhões de clientes registrados em 21.000 lojas em 62 países, 87.000 combinações possíveis de bebidas e servindo 4 bilhões de xícaras anualmente – a Starbucks, retira petabytes de dados para alavancar análises de Big Data para uma experiência refinada do cliente. A Starbucks coleta dados sobre quando e o que os clientes pedem para oferecer ofertas personalizadas em seus cafés favoritos.
Aplicativos de delivery
Os aplicativos de delivery vêm gerando dados sob a forma de pedidos de clientes, localização para entrega em domicílio, serviço de GPS, tweets, mensagens de mídia social, imagens, vídeos, análises comparativas, banners e, blogs.
Esses dados revelam informações diversas:
Esses aplicativos não apenas ajudam a aumentar as vendas, mas também criam uma imagem de marca e um vínculo especial com os clientes, fidelizando-os.
Com a correta análise destes dados, até mesmo propor uma entrega fixa já programada, no dia e horário que o cliente deseja se torna possível. Quer algo mais personalizado que isso? Talvez, a mudança na sua embalagem de delivery atual possa ser o toque que faltava para agradar o seu cliente de delivery! O que antes era inimaginável, hoje é perfeitamente possível.
Vantagens concretas
Os restaurantes podem aproveitar os insights de operações e os dados dos clientes para reduzir custos e melhorar o retorno do investimento de marketing. Com as ferramentas certas para coletar essas informações, como sistemas e software de gerenciamento de clientes, os restaurantes podem tomar decisões de negócios e de marketing mais informadas para melhorar a eficiência das operações e garantir a melhor experiência para os clientes.
Assim, se o seu restaurante ainda não faz uso das diversas informações geradas diariamente, é certo que você está perdendo uma ótima oportunidade de melhorar e direcionar corretamente todas suas operações. Focar nas preferências e melhorar a experiência do seu público faz toda a diferença no seu negócio!
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