As marcas vêm inovando nos ingredientes, porém, esqueceram de inovar também no design de suas embalagens de alimentos congelados e apostar em tendências como Grab and Go. Nada disso deveria acontecer, visto que o segmento de alimentos congelados está em alta, ganhando mais espaço na mesa e no dia a dia dos brasileiros.
É preciso que as marcas elevem o nível do design das embalagens, trazendo um pouco de charme, praticidade e conforto para esse setor. Isso pode ajudar tanto na rotina agitada dos consumidores como na ampliação do seu negócio.
Neste post, vamos explicar a importância do segmento de alimentos congelados no mercado atual, bem como as previsões para os próximos anos. Será que você conhece as tendências do mercado e sabe como inovar? Confira a seguir!
O cenário do setor de alimentos congelados
No mercado atual, existem diferentes tipos de consumidores. No entanto, há necessidades que só crescem, como a de ter sempre à mão refeições prontas ou semiprontas para facilitar o consumo.
Por isso, o consumo de alimentos congelados tem aumentado significativamente devido a uma variedade de mudanças comportamentais da população. Conhecê-las pode ajudá-lo a entender melhor como inovar. Confira as principais:
- o aumento das mulheres no mercado de trabalho;
- a procura por alimentos mais saudáveis;
- o maior número de pessoas que moram sozinhas;
- a busca por conveniência e praticidade;
- o alto custo de comer em restaurantes.
De acordo com as pesquisas do Brasil Food Trends 2020, 34% dos consumidores, dentro das classes A, B e C, têm como prioridade a conveniência e a praticidade dos alimentos. Elas apontam também que isso ocorre devido à rotina agitada de trabalho, à alimentação da família, à saúde e aos cuidados com a casa.
E não para por aí! Tudo indica que essa busca por praticidade vai se intensificar ainda mais nos próximos anos. Portanto, os pratos prontos e congelados devem fazer parte das categorias de alimentos que serão mais consumidas por volta do ano de 2020.
Veja que a tendência indica um único caminho: o aumento do consumo de alimentos que requerem menos tempo e menos dificuldade de preparo. Para atender a essa demanda, as embalagens devem ser fáceis de abrir e fechar, além de permitir o consumo prático em trânsito, sem a utilização de utensílios.
Então, o momento de inovar é agora! Apenas com mudanças nos pacotes e investimento nas tendências é possível garantir que seu produto faça parte do dia a dia do consumidor moderno.
O papel das embalagens no setor de congelados
Ao caminhar pelo setor de congelados do supermercado, vemos uma infinidade de embalagens iguais. Elas diferem nas cores, logos e “imagens meramente ilustrativas”, porém, não se destacam no freezer, não chamando a atenção do consumidor.
É bem verdade que há inúmeras inovações em termos de ingredientes saudáveis, produtos com redução de sódio ou carnes orgânicas, sem uso de antibióticos ou hormônios no processo de produção. No entanto, é essencial que a qualidade e os sabores do produto sejam claramente comunicados, sinalizados e, até mesmo, preservados para o consumo. E a embalagem é a ferramenta certa para isso.
Então, por que não inovar nas embalagens? Lembre-se de que a maior parte dos consumidores não gasta muito tempo nos corredores gelados dos supermercados. Eles são espaços frios e nada convidativos, fazendo com que o consumidor abra poucas portas para encontrar o que está procurando.
Há vários mecanismos que os supermercados e pontos de vendas podem adotar para ajudar no engajamento dos consumidores, como melhorar a luminosidade ou até mesmo tornar esse setor mais agradável. Porém, as marcas têm pouco controle sobre isso, então, é com as embalagens que o fabricante realmente vai fazer o seu produto se destacar dos outros.
Inovação das embalagens
Você deve estar se perguntando: como inovar e se destacar nesse mercado? A resposta é simples: procurando aliviar “as dores do consumidor”, ou seja, trazendo soluções para o seu público-alvo.
Você deve analisar e entender qual é a expectativa do consumidor ao comprar o seu produto congelado. Ele está procurando somente uma refeição gostosa e saudável ou também quer praticidade e facilidade? Ele quer uma refeição mais elaborada, mas não tem tempo para prepará-la sozinho?
Esses pontos devem ajudá-lo a definir exatamente como sua embalagem deve ser, ou seja, onde você pode inovar e fazer com que o consumidor perceba que o seu produto atende às expectativas dele como nenhuma outra marca.
A mudança no estilo de vida do consumidor para os próximos anos é um elemento essencial para inovar as embalagens de alimentos congelados. A tendência para o setor de embalagens para alimentos é inovar na mesma proporção que se inovam os ingredientes e se alteram as expectativas dos consumidores.
Conforme a já mencionada pesquisa Brasil Food Trends 2020, o setor de congelados prevê um incremento no consumo desses produtos. Então, que tal você se preparar, alinhando-se a essas tendências e inovando a embalagem do seu produto congelado? Não fique para trás.
Sua marca já possui uma linha de alimentos congelados? Então, por que não trazer mais charme e, acima de tudo, praticidade para suas embalagens? Confira algumas dicas a seguir!
Usar transparência para ver o interior da embalagem
A aparência do alimento exerce grande influência na decisão de compra e na vontade que o cliente tem de consumir aquele produto. Isso acontece porque consumir um alimento vai muito além da conexão dele com o paladar.
Antes de colocá-la na boca, é normal que observemos a comida e sintamos o cheiro dela. Muitos, ainda, também dão importância para a consistência. Tudo isso faz parte do processo da vontade de comer e da salivação, que faz com que a pessoa sinta desejo de comer o quanto antes.
Quando você permite que o cliente visualize o produto por dentro, também está contribuindo para que ele siga a impulsividade do cérebro, que visualiza o alimento e já prepara o corpo para consumi-lo. Tudo isso aumenta as chances de que o consumidor venha a levar o seu produto para casa.
Sendo assim, é possível dispensar as “imagens meramente ilustrativas” e substituí-las por uma aparência muito melhor: o verdadeiro alimento dentro da embalagem. Para isso, você só precisa investir em embalagens simples e transparentes.
Utilizar cinta de destaque do produto
Como vimos, usar a transparência nos produtos é essencial. No entanto, também é preciso que o seu produto tenha uma identificação, pois de nada adianta convencer o consumidor a levar o alimento para casa se ele não souber quem o fabricou.
Afinal, apenas ao associar os alimentos a uma imagem ou marca o cliente poderá memorizar, vir a procurar pelo mesmo produto novamente e, até mesmo, indicá-lo para amigos, familiares e colegas de trabalho.
Então, para garantir a transparência e, ainda, conseguir identificar a sua marca, invista em cintas de destaque do produto. Elas podem ser finas ou grossas, a fim de não atrapalhar a visualização dos alimentos que carregam e, ainda assim, ter um rótulo com todas as informações necessárias para o consumidor e para você.
Apostar no Grab and Go
O Grab and Go é uma modalidade inovadora no mercado de embalagens para alimentos congelados. O termo pode ser traduzido como “pegue e vá”, ou seja, o cliente consegue comprar o produto e levar para consumir onde e quando quiser.
Esse tipo de item vem sendo muito utilizado por restaurantes, padarias e supermercados, visto que o produto só precisa ficar exposto em prateleiras para os clientes. Dessa forma, é estimulado o consumo posterior de alimentos que costumam ter maior demanda.
Mas não se esqueça: esse tipo de embalagem deve ser antivazamento, para permitir um transporte seguro. Além disso, deve ser segura e chamativa. Para ampliar a demanda, restaurantes podem permitir que pratos do cardápio sejam colocados em embalagens práticas de papel no sistema Grab and Go.
Dessa forma, é possível que mesmo as pessoas com vidas agitadas consumam alimentos melhores e saudáveis, tudo com a rapidez e a praticidade que tanto desejam.
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Agora você pôde entender mais sobre como e por que as embalagens de alimentos congelados devem inovar no mercado.
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