A busca por opções de delivery de alimentos é uma tendência que permanecerá em crescimento. Com o dinamismo do dia a dia, as pessoas precisam de soluções ágeis para refeições saudáveis e que não demandem tempo para preparo.
Investir em um aplicativo para restaurante pode ser uma oportunidade para atender à necessidade de rapidez dos clientes. Mas, a dúvida que paira na mente de proprietários e gestores desse segmento é: será melhor ter o próprio app de entrega ou usar as soluções compartilhadas?
Para responder a essa pergunta, neste artigo vamos lhe apresentar as vantagens e desvantagens de ambas as opções. Boa leitura!
Quais são as vantagens de ter o próprio app de delivery?
Ter o próprio app não é somente para grandes redes. Pequenos restaurantes podem se beneficiar, e muito, dessa opção. Veja os benefícios.
Sem concorrência
Usar o próprio aplicativo de delivery significa que apenas seu restaurante está vendendo ali. Logo, o consumidor não vai poder optar por um produto da concorrência e deixar de comprar do seu negócio.
Contato direto com seu público
Criar um relacionamento com seu cliente é uma exigência do mercado atual, no qual as pessoas buscam ter uma experiência de compra satisfatória. O app próprio permite a comunicação direta e personalizada com quem consome seus produtos.
Fortalecimento da marca
Além de ser uma fonte de informação para mapear o perfil de cliente da marca. Ao usar esse canal no marketing do negócio, com promoções e descontos, é possível fidelizar o público, gerar recompra e aumentar as vendas.
Quais as desvantagens de usar o app próprio?
Por outro lado, optar por um aplicativo próprio tem também algumas desvantagens, que devem ser levadas em conta no momento da tomada de decisão.
Investimento em marketing
Apesar de o próprio app ser usado no marketing, é necessário que primeiro os usuários façam o download. Para isso, será preciso investir em estratégias de divulgação, mas sem contar com a estrutura milionária de campanhas, que incluem anúncios em redes sociais, na TV e sites, como acontece com os aplicativos de grandes redes.
Investimento inicial em sistemas e infraestrutura
Desenvolver o próprio app ou licenciar um sistema e customizá-lo requer um investimento inicial. Além disso, serão necessários equipamentos para disponibilizar a solução para download e receber os pedidos no restaurante.
Quais as vantagens de basear seu delivery em um aplicativo para restaurante de terceiros?
Os apps de delivery de terceiros, ou coletivos, são uma oportunidade no ramo de food service para crescer sem a necessidade de um grande investimento.
Maior base de clientes e mais visibilidade
Os apps de entrega de terceiros possuem milhares de usuários já cadastrados, seu restaurante estará acessível para todos esses potenciais clientes. Assim, a possibilidade de atrair novos consumidores, que desconhecem seu negócio, é a maior vantagem dessa opção.
Praticidade para o usuário
Não é possível, considerando o espaço de armazenamento demandado na memória dos smartphones, e ninguém quer ter um aplicativo para cada restaurante nos quais faz pedidos. Assim, é mais prático para os clientes baixarem uma solução que disponibilize a compra em vários estabelecimentos.
Quais as desvantagens para o uso de apps de food service?
Apesar de suas vantagens, escolher esses aplicativos de food service não é uma alternativa livre de pontos negativos.
Custos
Todas as plataformas cobram taxas de cadastros, mensalidades e comissões sobre vendas, para que uma empresa as utilize como canal de vendas. Esses valores precisam ser considerados no momento de precificar os produtos disponíveis para compra nesses apps.
Dificuldade de gerenciamento
Gerenciar as atividades, desde receber os pedidos, atualizar o status até acompanhar os pagamentos, é uma tarefa complexa nas grandes plataformas desse tipo, o que dificulta esse processo. Caso seu sistema de gestão não permita automatizar as atividades, será necessário ter um colaborador somente para isso.
As duas opções têm prós e contras. A melhor estratégia é utilizar ambas. Enquanto as opções de app de delivery de terceiros ajudam na visibilidade e atraem novos clientes, o aplicativo para restaurantes contribui para estreitar o relacionamento e fidelizar o público.
Este artigo facilitou para você decidir quais canais usará para o delivery do seu restaurante? Quer mais conteúdos assim? Então, assine nossa newsletter e fique sempre a par das últimas novidades do setor!