Sendo um dos melhores ramos da economia, o setor de alimentação faz com que muita gente sonhe em abrir uma franquia. Mas, para isso, é preciso ter planejamento, pés no chão e conhecimento em gastronomia.
De olho em seu sucesso, elaboramos este post com dicas imperdíveis que ajudarão no seu investimento. Confira!
O que fazer para abrir uma franquia
A primeira dica para você abrir uma franquia é a realização de um planejamento financeiro. Afinal, um negócio só dá certo quando se investe corretamente, tendo uma reserva para pelos menos cinco meses ao longo da adaptação.
Portanto, além do valor necessário para a franquia, você tem que pensar nos custos fixos, como salários, aluguel, água, luz, equipamentos e matéria-prima.
Além disso, o estudo de mercado é importantíssimo, pois não adianta você abrir uma franquia em um local pouco movimentado ou com problemas de acesso. Portanto, pense e estude tudo minuciosamente.
Outro requisito necessário é o espírito de empreendedor e saber fazer o que se propõe. Por exemplo, se você não sabe lidar com churrasqueira e sonha em ter uma churrascaria, é melhor mudar os planos, pois dificilmente a carne ficará boa.
Afinal, é preciso destinar o know-how aos colaboradores e não o contrário, sempre monitorando as atividades. Fora essas dicas, há muitas outras, como veremos agora.
Analise a situação da empresa
No momento de escolher uma franquia para investir, vale a pena analisar como anda a imagem e as finanças da empresa. Isso porque é um verdadeiro tiro no pé investir em marcas que estejam em queda na avaliação dos consumidores.
Portanto, faça estudos na internet e converse com outros empreendedores para você fazer uma escolha certa. Uma boa dica é buscar consultorias em órgãos especializados, como Sebrae.
Verifique ainda se a franquia oferece treinamentos, equipamentos necessários e toda a assessoria técnica para que seus funcionários sejam capacitados para manter o nível de qualidade nos alimentos destinados aos clientes.
Sistematize os processos
Com o alto índice de competitividade entre a empresas, o investimento em tecnologia é fundamental para se diferenciar da concorrência.
Nesse sentido, a sistematização dos processos se faz necessária, com a instalação de um software de gestão, máquinas modernas e uma devida orientação para que cada funcionário fique responsável pelas suas respectivas áreas de atuação.
Tenha uma imagem bem definida
Antes de escolher uma franquia, nada melhor do que ter uma imagem bem nítida sobre o ramo da alimentação no qual pretende investir.
Afinal, existem vários, como comida japonesa, salgados, pizzas, lanches, alimentação saudável, delivery etc. Essa imagem norteará suas ações. E lembre-se: escolha sempre um nicho de mercado que você domine.
Dessa maneira, será bem mais fácil garantir a continuidade dos processos e sempre oferecer produtos de qualidade.
Conte com bons parceiros
Além do treinamento dos colaboradores, é preciso contar com bons parceiros para sempre oferecer produtos de qualidade aos clientes.Caso sua franquia tenha delivery de alimentos, nada melhor do que a compra de embalagens de marmitas feitas de acordo com o perfil do seu público alvo.
Assim, certamente a satisfação dos clientes será uma premissa, desde o momento em que você abrir a franquia até os anos seguintes da instalação.
Viu como é importante planejar um negócio antes de abrir às portas? Aproveite e compartilhe agora mesmo este post em suas redes sociais!