Como o Mocotó ingressou no delivery, mantendo a qualidade da sua cozinha e entregando a melhor experiência ao cliente.
O Mocotó é um restaurante de comida sertaneja localizado na Vila Medeiros, zona norte de São Paulo. Dirigido pelo chef Rodrigo Oliveira, é reconhecido por oferecer “uma experiência para todos, num restaurante que acolhe os mais diferentes paladares, níveis sociais e culturais“.
O desafio
Segundo Rodrigo Oliveira, o grande desafio era “levar o Mocotó para a casa de mais pessoas”. Para isso, ingressar no delivery era uma necessidade e entregar o produto com a mesma qualidade servida no restaurante, uma tarefa delicada.
Para proporcionar a melhor experiência ao cliente de delivery, o maior obstáculo era manter a temperatura do alimento por mais tempo. A apresentação da comida também era um ponto importante e difícil e que precisava de toda atenção.
A solução
A parceria entre o Mocotó e a Scuadra Embalagens iniciou, tendo em foco superar os desafios do ingresso no delivery alcançando bons resultados.
Com a escolha de embalagens para delivery adequadas para o tipo de comida servida pelo Mocotó, hoje, a operação de delivery é grandiosa.
Na plataforma do iFood, onde o Mocotó recebe os pedidos de delivery, o número de avaliações de satisfação dos clientes é altíssimo, num total de mais de 17.620 avaliações, tendo como nota média 4,9 (nota máxima 5,0). (dados levantados até dia 02/março/2020).
Com as avaliações dos clientes tão positivas, é fato que os pedidos são entregues em temperatura adequada, bem apresentados e com todo o sabor que só o Mocotó sabe preparar.
Quer saber detalhes? O chef Rodrigo Oliveira nos concedeu uma entrevista falando um pouco sobre sua carreira, como tudo começou e é claro, sobre o sucesso do Mocotó no delivery, com a parceria da Scuadra Embalagens.
Entrevista com o chef Rodrigo Oliveira
Acompanhe na íntegra:
Onde estão localizadas as unidades do Mocotó?
“O Mocotó fica na Vila Medeiros, zona norte de São Paulo. Temos duas unidades do Mocotó Café: Mercado de Pinheiros e Shopping D. Por lá, servimos os principais clássicos do restaurante e as delícias do café sertanejo como cuscuz, bolos e tapiocas”.
Há quantos anos você atua no ramo de gastronomia?
“Profissionalmente, há mais ou menos, 20 anos. Mas desde os 13 anos, ia ajudar meu pai na então casa do norte, lavava louça, limpava mesas”.
Você possui outros restaurantes?
“O Balaio IMS, dentro do Instituto Moreira Salles na Av. Paulista. Um restaurante que, como o nome já diz, mistura as diferentes culturas culinárias do país. Os pratos são individuais, como o arroz de linguiça bragantina ou para compartilhar, como a moqueca de caju. E no quinto andar, funciona também o Balaio Café, com pães de fermentação natural, bolos e cafés. Em breve, inauguraremos um novo Balaio em Los Angeles, na Califórnia”.
Como tudo começou?
“Foi um processo natural, para ficar perto do meu pai. Ele abriu uma casa do norte para vender itens nordestinos e eu queria estar lá para limpar a mesa, lavar louça. Assim que comecei, aos 13 anos. Quando chegou a hora de cursar faculdade, até fiquei um pouco em Engenharia e Gestão Ambiental, mas foi no curso de Gastronomia que me identifiquei. A cozinha sertaneja não foi uma escolha, ela fazia e faz parte da minha vida e da minha história, quem eu sou e de onde venho”.
Qual é a especialidade do seu restaurante?
“Somos um restaurante de cozinha sertaneja”.
Por que decidiu começar o delivery?
“Fomos procurados pelo iFood e percebemos que poderia ser um jeito de levar o Mocotó para a casa de mais pessoas. Mas só aceitamos fazer quando percebemos que poderíamos entregar a comida com qualidade e rapidez, proporcionando uma experiência tão boa como para quem vem nos visitar aqui”.
Quais são os problemas e desafios que você encontrou para começar a operação?
“O principal desafio foi como mandar nosso produto com a mesma experiência que entregamos aqui no Mocotó. No processo de descoberta, tivemos muitos desafios que foram como manter a temperatura por mais tempo, isso foi um dos fatores que as embalagens da Scuadra nos conquistaram. Porque o tempo de retenção é maior do que as outras. Realmente foi entender essa dinâmica de velocidade dos pedidos e traduzir nossa experiência em uma caixinha de uma maneira ágil, acertada e zelosa”.
Como você conheceu a Scuadra e por que nos escolheu?
“Fizemos uma pesquisa e logo de cara, já achamos a história da Scuadra bem bacana. Fomos conhecer a fábrica e percebemos que a empresa está alinhada com os valores que acreditamos, são biodegradáveis e também por todo o cuidado e zelo com o processo de produção das embalagens. Entendemos que era como colocar nossa comida em pequenas caixinhas de joias”.
Quais os benefícios para você e qual o valor percebido por seus clientes com as novas embalagens?
“As embalagens são super importantes para o Mocotó para a Viagem. Garantem que a qualidade da comida se mantenha e assim, conseguimos entregar a melhor experiência para quem pede em casa. Os nossos clientes amam as embalagens, sempre elogiam nas redes sociais, postando fotos e marcando a gente”.
Por gentileza, avalie a melhoria dos itens abaixo:
Aumento de pedidos no delivery
“Começamos o Mocotó para Viagem com as embalagens da Scuadra, então é um item um pouco difícil de avaliar”.
Aumento de pedidos recorrentes no delivery
Já iniciamos o delivery com a Scuadra.
Diminuição de reclamações
[ ] Nenhum [ ] Pouco [ ] Neutro [ ] Bom [x] ÓtimoAumento de compartilhamento dos seus produtos nas redes sociais
[ ] Nenhum [ ] Pouco [ ] Neutro [ ] Bom [x] ÓtimoAumento de elogios
[ ] Nenhum [ ] Pouco [ ] Neutro [ ] Bom [x] ÓtimoSua nota nos aplicativos de delivery
[ ] Nenhum [ ] Pouco [ ] Neutro [ ] Bom [x] ÓtimoBate bola, jogo rápido!!!
- Uma música? – I Love Quebrada – Emicida
- Um prato preferido? – Feijão com arroz
- Um filme? – Bacurau
- Um país? – Brasil
- Um hobbie? – Jardinagem
- Em quem você se inspira? – Em pessoas que cultivam a excelência no que fazem
- O que não pode faltar na sua geladeira? – Chá gelado
- Uma conquista? – Mostrar o gosto do sertão para o mundo
- Empreender no Brasil é … – Desafiador
Você, Rodrigo, como um gestor e chef de sucesso no Brasil, deixe uma recomendação para os empreendedores da área que ainda não entraram no delivery.
“Desde quando estava na faculdade, em 2003, já se falava que o delivery era uma tendência. Agora com o impulso da tecnologia, temos a oportunidade de oferecer mais produtos e serviços com ainda mais qualidade e eficiência. Sinto que estamos no início desse movimento e que há enorme oportunidade de crescimento”.
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Informamos que a nossa websérie ” A Nova Cara do Delivery ” está com as entrevistas pausadas temporariamente em função da pandemia.