A conexão entre o alimento e o modo como este é apresentado para nós é indiscutível. Comer é uma das atividades mais sensoriais que existe. Nós não podemos atribuir somente às nossas papilas gustativas o gosto que sentimos pelos alimentos. Cientistas argumentam que aquilo que é percebido como sabor é na verdade filtrado através de vários outros receptores, como o cheiro, visão, som e toque. Neste caso, a influência da embalagem na percepção de sabores é incontestável.
O conteúdo de hoje vai trazer alguns exemplos práticos que mostram a influência da embalagem no paladar. Vamos também saber como as empresas podem aplicar estratégias de embalagens para melhorar o sabor de seus produtos.
Os experimentos de Charles Spence
Charles Spence provavelmente não é um nome familiar para alguém fora do segmento de integração multi-sensorial. Por outro lado, seus experimentos com alimentos, causaram um impacto enorme não somente em sua área de atuação, mas também nas embalagens comerciais para alimentos. Vamos conhecer algumas de suas constatações mais interessantes.
Coca cola: lata vermelha x lata branca
Em 2011, a mais irreconhecível lata vermelha da Coca Cola mudou de cor. Essa mudança foi uma edição especial para arrecadar fundos para ursos polares em extinção. Assim, a lata ao invés de vermelha, passou a ser branca. Parecia ser uma grande ideia! Porém, os consumidores começaram a reclamar que a Coca-Cola havia mudado a sua fórmula secreta.
Para Charles Spence isto é apenas um exemplo, provando que a lata ou embalagem muda o modo que percebemos o gosto de alimentos e bebidas. Para provar que a Coca-Cola tem gosto mais adocicada em latas vermelhas, ele conduziu um experimento servindo pipocas em tigelas de cores variadas.
O resultado foi o que ele já previa. As pipocas servidas em tigelas vermelhas causavam uma percepção mais doce no paladar. Isto prova que a conexão entre a embalagem dos alimentos, sua matéria prima e seu conteúdo não podem ser ignorados. Como consumidores ou fabricantes, nós precisamos ter consciência dessa relação e os efeitos que isto causa em nosso psicológico.
Batata Pringles
Este experimento foi alimentado pela hipótese de que o som do crocante pode alterar a percepção de sabor. Ele foi realizado avaliando a percepção de frescor do alimento com base no som do crocante. O som do crocante era submetido a um microfone e fone de ouvidos a cada mordida de cada amostra. Spence manipulava estes sons em um equalizador e amplificador, sem o conhecimento dos participantes. Ele descobriu que de fato os gostos dos participantes eram alterados proporcionalmente às alterações do som. Quanto mais acentuado o som, maior era a percepção de frescor da batata Pringles.
Conclusão de Charles Spence: A influência da embalagem
De acordo com inúmeras pesquisas e experimentos realizados por Charles Spence, a embalagem influencia a percepção de sabores das pessoas, tanto para alimentos como para bebidas. Estes fatores podem ser:
- A aparência da embalagem: suas cores e padrões;
- Como a embalagem é percebida em termos de textura e peso;
- Até mesmo o som da embalagem: aquele barulhinho de uma lata ou garrafa sendo aberta.
Design de embalagem para realçar sabores
Então, como as empresas de alimentos e bebidas podem aplicar os conhecimentos de Spence nas suas estratégias de embalagem? Como eles podem melhorar o sabor de seus produtos com o design de embalagens?
Para iniciantes, considere cuidadosamente quais efeitos a embalagem do seu produto terá nos sentidos das pessoas. Pense como o formato, textura e peso da embalagem serão sentidos nas mãos do consumidor. Pense como as cores e padrões da embalagem e rótulos dos produtos irão chamar a atenção, e que ruídos irão preencher os ouvidos quando a caixa for aberta.
Em resumo, pense sobre a embalagem do seu produto como uma amostragem multi sensorial do próprio produto – um aperitivo projetado para preparar o cenário para o alimento ou bebida que está prestes a ser consumido.
A Scuadra leva em conta todos estes fatores quando criamos soluções de embalagens personalizadas para os nossos clientes da indústria de alimentos.
Quando se trata da indústria de alimentos, a Scuadra entende o papel que a visão, toque, cheiro e até mesmo o som da embalagem podem desempenhar na percepção de sabor do seu cliente. Deixe-nos ajudá-lo a criar embalagens que podem tornar seus alimentos ainda melhor. Quer saber mais?