A dinâmica no dia-a-dia requer inovação e criatividade para que o seu restaurante seja notado e sua marca esteja na cabeça do seu público. Para que isso aconteça, é comum utilizarmos sites, blogs e as redes sociais que facilitam a aproximação com os clientes. No entanto, o maior desafio é criar conteúdo relevante para se manter ativo e conhecido. Pensando nisso, trazemos ideias de marketing de conteúdo para restaurantes que irão te ajudar a manter clientes engajados com o seu negócio.
Então, se você está se perguntando quais estratégias de marketing de conteúdo você pode empregar, aqui estão algumas dicas interessantes.
Marketing de conteúdo para restaurantes
A presença digital é essencial na atualidade e o setor de bares e restaurantes sabe muito bem disso. Tanto isso é verdade que perfis e sites de gastronomia e food service pipocam por toda a rede. Porém, grande parte destas contas e sites não sabem como utilizar o marketing de conteúdo. Além disso, a dificuldade em criar conteúdo relevante e oportuno faz com que muitos negócios não captem todas as vantagens que o marketing de conteúdo para restaurantes pode gerar.
Vantagens do marketing de conteúdo
Você sabia que estudos revelam que o marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional? Além disso, ele gera cerca de três vezes mais leads!
Em razão disso, já dá para entender que você não pode se dar ao luxo de não investir nele.
Com toda a certeza, utilizando o conteúdo adequado, é possível obter várias vantagens, a saber:
- Criar uma conexão com clientes atuais e potenciais;
- O conteúdo humaniza sua marca, logo, o torna acessível;
- É facilmente compartilhável;
- Você pode reutilizar e redirecionar materiais e imagens de marketing;
- É o futuro do marketing na era digital.
Ideias de conteúdo para bares e restaurantes
Agora que você já sabe da importância do marketing de conteúdo e suas vantagens, seguem ideias que podem ser aplicadas no marketing do seu bar ou restaurante.
1. Conte sua história
Como dono de um restaurante, você provavelmente tem muitas histórias interessantes para contar. Além disso, as pessoas adoram histórias honestas e reais sobre o sucesso dos outros. Ademais, a maioria deles está passando por seus próprios obstáculos e gostariam de ouvir como você fez isso.
Como exemplo, são assuntos que você pode compartilhar:
- A ideia inicial do seu negócio;
- As dificuldades e as inúmeras etapas já superadas;
- Curiosidades sobre receitas tradicionais do cardápio;
- Linha do tempo contando toda a trajetória, inclusive com imagens sobre decorações ou espaços anteriores do salão atual.
2. Parceria com influenciadores digitais
Os influenciadores podem dar a você um amplo alcance único que você dificilmente teria. Para isso, encontre pessoas que amam comida e sabem muito sobre restaurantes como o seu. Mas lembre-se que para a parceria funcionar é preciso oferecer algo em troca. Por fim, crie conteúdos juntos, compartilhando suas postagens nas redes sociais e blogs.
3. Destaque seus funcionários
Escolha um funcionário para apresentar regularmente. Daí, mostre seus talentos ocultos, com uma sessão de perguntas e respostas em seu blog. Neste mesmo post, você pode adicionar fotos divertidas ou um vídeo de 15 segundos no Instagram. Em suma, há infinitas possibilidades de conteúdos que manterão seu público interessado.
Outra ideia é o chef ou a equipe da cozinha trazer curiosidades dos preparos dos alimentos. Neste sentido, fotografe o chef cozinhando uma refeição simples. Outra alternativa é fazer um vídeo sobre certos aspectos do seu trabalho que as pessoas podem achar interessantes e úteis.
4. Escreva um blog
Uma ótima ideia é compartilhar histórias, receitas, guias e possivelmente livros de receitas no seu blog.
No entanto, se você não é um bom escritor ou não tem tempo para isso, você vai precisar de ajuda. Neste caso, há empresas de marketing de conteúdo ou freelancers que produzem textos de acordo com sua necessidade.
Mas se você quer se arriscar, há uma infinidade de assuntos que podem ser tratados, como por exemplo:
- A mania do glúten;
- Pratos específicos da dieta, como a dieta low carb;
- Comer baixo teor de gordura;
- Compartilhamento de receita;
- Apresente seus chefs e fale sobre seus interesses locais;
- Fale sobre eventos especiais;
- Entrevistar agricultores locais;
- Dicas para harmonizar vinhos com comida (considere um vídeo também).
5. Publique o cardápio regulamente
Publique o cardápio para que seus clientes possam vê-lo. Essa é uma oportunidade de as pessoas saberem exatamente o que você serve para se programarem com antecedência.
Para isto, indique todos os ingredientes principais, possíveis alérgenos e o que você está disposto a mudar para quem precisa de receitas alteradas. O marketing de conteúdo também é feito para informar o seu público.
6. Postar nas redes sociais
Ao criar postagens de mídia social você cria um meio de se envolver com seu público. Mas embora seu conteúdo possa ser informativo ou educacional, ele deve ser alegre e divertido. Então, abuse de imagens, vídeos, infográficos e texto combinados para obter os melhores resultados.
7. Compartilhar a experiência do cliente
Os clientes são os ativos de longo prazo de qualquer negócio de restaurante. Portanto, compartilhe as experiências do seu cliente atual por meio de seu site ou plataformas de mídia social.
Além disso, use hashtags adequadas para obter o máximo de alcance e ver a mágica! Afinal, as pessoas adoram autenticidade e ver outras pessoas apreciando o seu serviço as incentiva a fazerem o mesmo.
8. Dicas do chef
Que tal um vídeo mensal de “dicas do chef? Neste vídeo destaque seus utensílios e ingredientes favoritos. Além disso, é possível mostrar dicas sobre como preparar alimentos, manter uma cozinha organizada e limpa e preparar vários pratos ao mesmo tempo.
9. Eventos e novidades
Aproveite eventos e as novidades para criar conteúdo de interesse do público. Desse modo, lançamentos de pratos, novos endereços e promoções são tópicos que são de interesse da sua clientela.
10. Delivery
No marketing de conteúdo também é possível explorar o seu serviço de delivery. Mais que isso, é possível fazer o seu cliente se interessar pelo seu delivery. Neste sentido, que tal mostrar suas embalagens personalizadas para delivery? Afinal, embalagens bonitas e que valorizam a comida também rendem boas fotos e vídeos.
Outra proposta é explorar a experiência do cliente com o seu delivery. Logo, vídeos do momento do recebimento ou abrindo a embalagem do delivery são perfeitos para mostrar a qualidade da sua comida na entrega.
Conteúdo de qualidade
Criar conteúdo de alta qualidade pode tornar seu restaurante um dos lugares favoritos da cidade. Isto porque as pessoas criam confiança lendo sobre você. Da mesma forma, ver seu conteúdo nas mídias sociais, no seu site e em outros lugares reforçam sua presença digital.
Em síntese, ao criar conteúdo que o público gosta, sua marca será muito bem lembrada e seu restaurante valorizado. Marketing de conteúdo para restaurantes trata-se de construir relacionamentos e usar conteúdo apropriado com esta finalidade.
Se você gostou destas dicas, não deixe de acessar outros conteúdos do nosso blog. E para conhecer um pouco mais sobre a Scuadra e nossas soluções de embalagens para delivery, acesse nosso site!